segunda-feira, dezembro 25, 2006

sábado, dezembro 09, 2006

Because every penguin has a song!

Ontem foi noite de cinema e o filme escolhido tinha mesmo de ser o Happy Feet. O filme está mesmo óptimo, belas músicas e boas risadas. A voz do Robbin Williams como Ramon e a Nicole Kidman como uma pinguim fêmea muito sedutora que deixa um pinguim versão Elvis perdido de amores torna este filme verdadeiramente delicioso. Já para não falar no alegre sapateado do Mumble, o Happy Feet.
    Mas o filme vale também pela mensagem que transmite no final. Apesar da visão mística que o ancião Noah transmite aos outros pinguins de que o peixe que os alimenta desapareceu por eles se portarem mal, a verdade é que Mumble acredita que existe algo mais que causa o desaparecimento do alimento. E esse algo mais somos nós, os humanos. O excesso de frotas de pesca que trabalham em determinados pontos do globo fazem com que os stocks de pesca nesses locais baixem até patamares biológicos alarmantes para a maior parte das espécies. E não é por acaso que os grandes peixes estão a desaparecer e cada vez mais existe a situação de "fishing down the food web", ou seja, as espécies que actualmente são pescadas são espécies que ocupam lugares intermédios nas teias tróficas oceânicas e não predadores de topo, como é o caso do atum ou do bacalhau. Acho que para além das risadas fica esta mensagem muito importante: a pesca interfere com todo o ecossistema e ao provocar o desaparecimento de determinadas espécies, estamos a colocar em risco tudo aquilo que conhecemos na actualidade. Mensagem recebida, Happy Feet!

    quinta-feira, dezembro 07, 2006

    Para alguém muito especial...

    Parabéns, Pai!

    65 anos passados...


    ... sobre as 0753 em Pearl Harbour.

    Bioaquaria


    Aqui fica o logo de um projecto em que estou envolvida... Uma revista de aquariofilia que estará disponível no início de 2007. Já com uma versão disponível para download em http://bioaquaria.planetaclix.pt/. Passem por lá!

    Ah... E esta foi a minha primeira contribuição!


    quarta-feira, dezembro 06, 2006

    solidão

    ENTREVISTA A CHICO BUARQUE, ONDE ELE DEFINIU "SOLIDÃO":
      "Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou Fazer sexo... Isso é carência!"
        "Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar.... Isso é saudade!"
          "Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes para realinhar os pensamentos... Isso é equilíbrio!"
            "Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente... Isso é um princípio da natureza!"
              "Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...Isso é circunstância!"
                "Solidão é muito mais do que isto...SOLIDÃO é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma."

                  (recebido via e-mail)

                segunda-feira, dezembro 04, 2006

                ... realidade ...

                Os dias são feitos de ganhos e de perdas... Umas mais importantes do que outras... Sorrisos que voam e nuvens que surgem no olhar. A vida é assim e temos de crescer com tudo isto. Enquanto crianças tudo é feito de algodão e gargalhadas mas as estrelas vão passando por nós e os espinhos de rosas vão surgindo. Não gosto de ver tristeza, aliás tal como ninguém gosta... E é nestes momentos que penso em mim e chego à conclusão que muitas vezes perco tempo com ninharias... A vida merece ser levada como um belo nascer do sol no mar, cheio de brilho, tranquilidade e mistério ao mesmo tempo. Quando nos surgem motivos para sorrir não os devemos deixar escorrer por entre os dedos como a areia da praia... Será que sim? Será que não?