É hoje e as comemorações oficiais deste ano decorrem no arquipélago dos Açores.
domingo, maio 20, 2007
quarta-feira, maio 02, 2007
O poder da mente
Como já devem ter reparado, a minha leitura deste momento é o livro "Hannibal", o 1º livro sobre Hannibal Lecter que descreve os acontecimentos da sua infância e juventude. As críticas a mais esta obra de Thomas Harris em nada ficam atrás das já feitas a Hannibal, Silêncio dos Inocentes ou Dragão Vermelho. Uma escrita viciante e descritiva sem maçar, palavras que fazem arrepiar pelos acontecimentos descritos, sucessão de episódios que fazem acelerar o coração... É certo que, para alguns, esta pode ser uma escrita algo pesada mas que para mim se torna inebriante. Porquê? Por desbravar uma mente afectada mas capaz de mostrar grande erudição na maior parte dos momentos. Penso que seja este o encanto que Hannibal Lecter tem para muitas pessoas para além do facto de ser impossível desligar Sir Anthony Hopkins deste médico com gostos fora do comum... A calma nas palavras e nos gestos... O olhar penetrante...
Aconselho!
terça-feira, maio 01, 2007
Que dia é hoje?
No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Nos Açores à a tradição dos "Maios" que são bonecos que as pessoas fazem com panos ou mesmo com bonecos que têm em casa e colocam nas varandas ou nas janelas. No dia 1 de Maio as pessoas saem à rua e vão ver os "Maios".
retirado de Wikipédia
Subscrever:
Mensagens (Atom)