terça-feira, julho 14, 2009

Desde...

... há uns dias que surgem tantas notícias sobre as notas finais dos exames nacionais e das consequentes candidaturas ao Ensino Superior. Os resultados positivos no exame final em Matemática voltaram a subir e uma maior taxa de aprovação foi conseguida este ano. Os alunos dizem que a prova foi fácil (perguntas básicas mesmo!), os entendidos comentam que a prova foi elementar. E com este fantástico cenário (porque, pelos vistos, o que interessa é toda a gente passar independentemente de se ter conhecimentos ou não...) nem sei o que dizer. Lembro-me bem do início do Verão do ano de 1999 em que lá andava eu afincadamente a estudar para os exames nacionais com mil e uma coisas para fazer. Lembro-me de todos os colegas do meu ano andarem igualmente atarefados, de termos ido fazer o exame de matemática e de termos saído de lá com aquela sensação de que tinha sido difícil e que nem todos iriam conseguir ultrapassar (felizmente, conseguimos!).
Tão poucos anos passados e a dificuldade parece descer de modo vertiginoso. Mas afinal o que se deseja neste país? Excelentes notas de entrada e falta de conhecimentos ou conseguirmos estar à altura dos desafios a nível internacional apostando numa formação sólida de raiz?

(e ao ver estas notícias deu-me aquela saudade dos tempos de faculdade que já lá vão... Tempos atribulados, sem dúvida, que isto de tirar um curso na área de ciências tem muito que se lhe diga mas, sem dúvida, muito bem passados. Minha adorada faculdade hehehehe)

2 comentários:

  1. Ainda ontem, quando eu e o meu irmão vimos essa noticia, debatemo-nos tal como tu. De que valem os resultados se o conhecimento for nulo? É bom para quem?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo plenamente...
    agora parece tudo muito facil...

    Curioso... ainda me has-de explicar como foste parar^à blue navy....
    Pode ser que me engane...mas deves ser pelas minhas idades certo?

    beijokas

    Ps. o cafenao esta esquecido.. e quando quiseres!!! :D

    ResponderEliminar