sábado, março 06, 2010

E...

imagem: Wikipédia


... porque esta efeméride (no meu caso), não poderia passar em branco: a 6 de Março de 1869, Dmitri Mendeleev apresentou a primeira Tabela Periódica à Sociedade de Química Russa. Foi por "culpa" deste senhor que todos os elementos químicos surgem hoje agrupados sob a forma que conhecemos numa estrutura que segue o seu número atómico por ordem crescente começando no hidrogénio (ainda que a forma inicial seja bastante distinta da actualmente existente). É na Tabela Periódica que podem ser encontradas diversas propriedades dos elementos, como por exemplo os estados de oxidação que cada um deles pode apresentar. Obrigadinha, Dmitri, que muito me facilitaste os tempos de faculdade! Estiveste muito bem!

2 comentários:

  1. escarlate7/3/10 17:10

    ena pah as voltas que eu dei a essa tabela e as voltas que ela deu à minha pobre cabeça... acho que esturriquei uns quantos neurónios com ela :) mas pelo menos serviu para uns anos mais tarde os neurónios sobrantes ajudarem o futuro puto dos mares a perceber a engrenagem das fórmulas maradas da quimica :)

    ResponderEliminar
  2. A minha vida seria diferente se ele não tivesse ciado a Tabela Periódica.

    ResponderEliminar