sábado, maio 01, 2010

Mais...

... uma boa iniciativa para alunos do Ensino Secundário.
Milhares de estudantes das 400 escolas do ensino secundário de todo o país estão a ser desafiados a apresentar trabalhos sobre o Mar, em formato digital, no âmbito de um concurso nacional que está a decorrer até ao final de Junho e que visa despertar as novas gerações para a importância estratégica do mar.
Os 50 alunos com os melhores projectos do concurso vão poder participar na semana "Tanto Mar" que irá decorrer em Peniche de 1 a 7 de Setembro, actividade que visa reforçar a importância estratégica do mar assente no conhecimento. (...)
A iniciativa conta ainda com o patrocínio do Ministério da Defesa Nacional, através da Secretaria de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar e conta com os patrocínios da Caixa Geral de Depósitos e da Rip Curl. O projecto é também apoiado pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e da rádio Cidade FM.
Com este vasto programa vocacionado para os jovens, a organização pretende "aumentar a consciência cívica dos estudantes sobre a importância do Mar para Portugal, ajudar a despertar vocações para as profissões associadas a este recurso e apoiar as instituições relacionadas com o Mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens", destacou Rui Marques, director da Fórum Estudante.
O concurso de âmbito nacional foi lançado em Peniche e é dirigido a todos os alunos do ensino secundário. O objectivo é construir portofólios sobre o Mar no site da Fórum Estudante (www.forum.pt).
Neste momento decorre a campanha de divulgação nas 400 escolas secundárias espalhadas pelo país e a 30 de Junho encerra o prazo para apresentação de projectos. (...)
A semana dedicada ao Mar terá dias temáticos e os 50 participantes terão oportunidade, entre outras actividades, "conhecer e pernoitar na ilha da Berlenga, fazer baptismo de mergulho, passear de kayak, visitar o porto de pesca, experimentar a sensação de estar a bordo de uma traineira de pesca ou visitar uma unidade de transformação de pescado", adianta o director da Fórum Estudante.
Ao longo da semana haverá ainda palestras, conferências, filmes, actividades de lazer, contacto com uma escola de surf, para além de actividades de âmbito científico com experiências laboratoriais, a biotecnologia e a aquacultura, etc. Outra das vertentes desta semana irá ainda divulgar as potencialidades do mar no âmbito da gastronomia, com os jovens a poderem participar na elaboração de pratos confeccionados com produtos do mar.
in Área Oeste de 10ABR2010

2 comentários:

  1. Óptima iniciativa, sim senhora. Da gosto ver coisas destas =)

    ResponderEliminar
  2. É que dá mesmo. O nosso cantinho à beira-mar plantado afinal tem excelentes coisas e iniciativas. O que é pena é nem sempre serem devidamente divulgadas pois a vontade parece que anda mesmo por aí :)

    ResponderEliminar