terça-feira, maio 31, 2011

Se...

... há uns meses, as notícias que mais surgiam nos noticiários eram de idosos que eram encontrados em casa mortos ao fim de muito tempo sem ninguém os ver, agora é a "fase" da violência juvenil. Todos os dias aparecem novos casos. Atritos entre os jovens nas escolas sempre existiram. Quem de nós não se lembra desses episódios durante o preparatório/secundário? Ou até na primária a uma escala menor? Sempre houve desavenças que, normalmente, se conseguiam resolver por entre uma ou outra nódoa negra. No dia seguinte, estava tudo bem de novo e o recreio era de novo povoado pelas brincadeiras de quem no dia anterior não se podia ver.
Mas ao assistir aos casos que têm sido noticiados nos últimos dias, permitam-me dizer que estes tempos de desavenças inócuas entre jovens acabaram! Primeiro o vídeo colocado no Facebook das duas raparigas a agredirem outra com um conjunto de "amigos" a assistir a toda a cena sem nada fazerem. Agora o caso de uma jovem que atingiu outra 17 vezes com um x-acto por causa de um telemóvel ou de 10€ que não foram emprestados, como eu já ouvi. Fora outros casos que estão a chegar às redacções e que não são divulgados... A violência está claramente a aumentar, é um facto e não vale a pena dizer que não e andar a tapar o Sol com a bananeira. Há que admiti-lo, aceitá-lo e agir de acordo com os acontecimentos. Não se pode considerar jovens com 15/16 anos como crianças e desculpabilizá-los das suas acções. Ao baterem ou agredirem outros jovens, estes sabem bem o que estão a fazer. Não me digam o contrário que eu não acredito. Desculpem-me a opinião sincera mas é mesmo assim que penso. Não se pode eternamente desculpar os jovens das suas acções. Pois, caso o continuemos a fazer, sabe-se lá onde isto irá parar. Todos temos responsabilidades: escola, família, amigos, pessoas que vão na rua e que vêem estas situações de violência e não fazem nada. É preciso fazer muito mais! Caso contrário, daqui a uns anos, as ruas de Portugal deixarão de ser tão calmas como (ainda...) são.

segunda-feira, maio 30, 2011

Hoje...

... é o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Pele. Nunca se esqueçam que todo o cuidado é pouco com a nossa pele, o maior órgão do nosso corpo humano. Deixem-se dessa ideia louca de ir para a praia apanhar banhos de sol e "tomar banho" em óleo de bebé com a desculpa de quererem ficar morenas bem depressa. Existem coisas com que não nos podemos distrair e a nossa saúde é a que está no topo da lista. Não descurem os sinais que tenham no vosso corpo, façam uma vigilância periódica para verem se está tudo ok, se mudam de cor ou de tamanho/contornos. Com toda a informação actual, já não se justifica deixar passar este tipo de coisas. A indústria cosmética e farmacêutica disponibiliza já uma grande variedade de texturas no que toca a protectores solares que se adequam a todos os tipos de pele. E acreditem: é possível utilizar factor 50 de protecção e ficar bem moreninha. Eu sou um exemplo disso! Não sou de pele clara ou ruiva, antes pelo contrário! Mas apostei, desde sempre, em utilizar o máximo da protecção solar disponível e na renovação periódica do protector solar quando estou a banhos. Usem e abusem do protector solar para o corpo e cabelo. E só um pormenor: auto-bronzeadores não protegem da exposição solar, nada a ver! Têm diferentes funções estes dois tipos de produtos. Acreditem que o vosso aspecto final do bronzeado vai ser bastante melhor e a vossa saúde agradece!

Isto...

... anda tudo trocado: na semana em que o belo mês de Junho se inicia acordo ao som de uma bela chuvada. Mas o que é isto?! Ao menos tem uma parte boa: como tenho imensa coisa para fazer pelo menos não estou permanentemente a pensar em praia e coisas do género. São Pedro, tu és um querido!

domingo, maio 29, 2011

Querem...

... uma dica para uma sobremesa bem, bem fresquinha e saborosa? Andava eu nas minhas habituais deambulações por esse mundo da blogosfera quando me deparei com esta saborosa receita no blog "Ideias debaixo do telhado" da Luarte. Por acaso nunca me tinha aventurado numa sobremesa com banana e fiquei logo curiosa em experimentar. E como, ainda por cima e é o que se quer nestes dias de calor, se trata de uma sobremesa bem simples de fazer não hesitei em experimentar. E deixem-me que vos diga... Vale a pena!! Cá por casa ao almoço não sobrou nada!

quarta-feira, maio 25, 2011

Se...

... existe uma coisa em que eu me considero uma verdadeira afortunada é no ambiente de trabalho que tenho. Felizmente, estou num local em que todos funcionamos como uma verdadeira família, nos damos bem e não nos limitamos a trabalhar das 9h às 17h. A hora do almoço é sagrada, não se fala de serviço e são bons momentos em que as gargalhadas se soltam livremente entre uma garfada e outra. E hoje foi mais um dia desses! And it's so good! :)

terça-feira, maio 24, 2011

Existem...

... determinados momentos das nossas vidas em que repetimos para nós próprias: "não vou voltar a fazê-lo, não vou voltar a fazê-lo, não vou voltar a fazê-lo". E voltam a repeti-lo até ao vosso pensamento não o poder fazer mais. E depois sim... Voltas mesmo a fazê-lo...

domingo, maio 22, 2011

Existem...

... momentos em que temos certeza de existem assuntos que estão definitivamente fechados. And that is so damn good!!!!!

sábado, maio 21, 2011

Normalmente...

... a nossa vida é feita de fases. Fases em que andamos mais vaidosas e que apostamos mais na nossa imagem e em comprinhas com o objectivo de a melhorar ainda mais. Outras fases existem em que nos dedicamos mais à introspecção, em que não nos apetece assim tanto sair de cada e em que preferimos estar apenas connosco. Existem momentos em que nos dedicamos mais aos outros e momentos em que nos dedicamos mais aquele a que chamamos "nosso cantinho". Eu ando numa destas fases... A minha mãe costuma dizer que parece que o "Querido Mudei a Casa" me "ataca" de tempos a tempos... E aqui estou cheia de vontade de mudar coisinhas cá por casa e dar uma daquelas arrumações bem, bem a fundo (vá... também não quer com isto dizer que a minha casa seja a verdadeira arrumação... acho que vocês compreendem...). E se me quiserem ajudar, ando a precisar de dicas quanto a locais onde encontrar quadros giros que é disso que estou a precisar mais! Sugestões aceitam-se! :)

sexta-feira, maio 20, 2011

Comemora-se...


imagem daqui

... hoje o aniversário da chegada de Vasco da Gama à Índia no longínquo ano de 1498. Vasquinho, foste um dos maiores navegadores da história das nossas Descobertas. Parabéns por esta longa e árdua viagem!! :)

quarta-feira, maio 18, 2011

Com...

... os últimos dias tenho chegado à conclusão que existem coisas que têm a capacidade de me acalmar. De me dar o equilíbrio de que necessito e de apaziguar o que se esconde por detrás do meu rosto num verdadeiro turbilhão de pensamentos.

A escrita é uma destas coisas... Divagar, como eu costumo dizer, permite-me deitar cá para fora sentimentos que, muitas vezes, não consigo exprimir por palavras audíveis. Sempre disseram que escrever é muito mais fácil. E comigo parece funcionar exactamente assim. Ainda que, nos últimos dias, as palavras escritas tenham sido acompanhadas de algumas lágrimas (seria impossível que isso não acontecesse...), têm-me proporcionado calma para continuar e têm-me dado força. E era exactamente isso que eu estava a precisar...


E depois existem os locais onde vamos que nos transmitem uma enorme paz. E eu tenho um desses locais. De onde parece que venho com a alma lavada e com outro alento para prosseguir. Com uma energia diferente. Preciso de um local assim... Para que as coisas voltem de novo a fazer sentido.

Música...



... para hoje... Num dia em que o céu chora.

terça-feira, maio 17, 2011

Decidi...

... fazer uma pequena alteração aqui ao look do blog. Estava a precisar de algo que me transmitisse mais paz de cada vez que olhasse para este meu cantinho. Espero que gostem...

...

"you don't always have to pretend to be strong, there's no need to prove all the time that everything is going well. you shouldn't be concerned about what other people are thinking, cry if you need to, it's good to cry out all your tears (because only then will you be able to smile again)"

É mesmo assim... Existem dias fáceis, outros nem tanto... E nesses... Muitas vezes apenas chorar nos consegue aliviar um pouco o que vai dentro de nós...

Uma...

... semana, amigo.

segunda-feira, maio 16, 2011

Saldo...

... das passagens pela Feira do Livro 2011:

  • "Uma promessa de Amor" de Tiago Rebelo
  • "Não vou chorar o passado" de Tiago Rebelo
  • "A Profecia Romanov" de Steven Berry
  • "O legado dos Templários" de Steven Berry
  • "Hitler, uma biografia" de Ian Kershaw
  • "Adam, o espertalhão" de Peter Prince
  • "A maçonaria e a implantação da República em Portugal" de Pedro Brandão e António Fidalgo
  • "The World worst military disasters"
  • "Hitler - o sonho do Fuhrer, o pesadelo do Mundo" de Giulio Ricchezza
  • "A Segunda Guerra Mundial" de Martin Gilbert
  • "Aristides de Sousa Mendes, um homem bom" de Rui Afonso
  • "Os últimos dias de Henrique VIII" de Robert Hutchinson
  • "A criança nº. 44" de Tom Rob Smith
  • "1939" de Richard Overy
  • "O leitor" de Bernhard Schlink

Acho que é um saldo simpático... Mas ainda bem que é só uma vez por ano... O meu bolso agradece...

quinta-feira, maio 12, 2011

...

"Amigo,

Este dia 11 de Maio sempre foi para mim, até hoje, um dia de alegria. Um dia em que se lembravam bons momentos, se recordavam algumas dificuldades mas em que o sentimento de alcançar um objectivo se sobrepunha sempre a tudo o resto. Um dia em que eram lembrados sorrisos, alegria e a união de um curso em torno de uma mesma mesa. Se há 6 anos me fardei pela primeira vez com esta farda de azul profundo e botões dourados com o coração a palpitar de emoção e alegria... Hoje me volto a fardar com um peso nos ombros de me ir despedir de umas das pessoas mais fantásticas que conheci. Um jovem que tudo merecia e que nos deixa hoje, amigos e família, bem mais pobres e sós.

Visto este azul profundo relembrando todos os teus sorrisos, toda a tua força e toda a tua capacidade de nos motivar e de nos fazer acreditar de que tudo tem solução. Que existem coisas que simplesmente estão destinadas a acontecer e que não temos de nos lamentar por isso nem nos revoltar. Temos sim de ir buscar forças para as ultrapassar. Infelizmente, não conseguiste... Deixas um grande vazio nos nossos corações. Tantos momentos ficam por partilhar, tantas notícias e tantas gargalhadas para dar. Dizia-se hoje "Agora somos só 12..." mas logo rematado com "Não! Estamos aqui 12 mas 13 seremos para sempre!". Acho que isto diz tudo. O teu lugar estará sempre aqui e o tempo nunca o apagará. Escrever o cartão para ti em nome de todo o curso... Nunca tão poucas palavras me custaram tanto, tanto...

Aquilo que te era devido, dispensaste em vida... Os motivos pelos quais os fizeste só tu os saberás para sempre. Mas acho que, mais uma vez e como te caracterizava sempre, pensaste naqueles que te eram mais queridos e que esses momentos apenas poderiam corresponder a mais dor e sofrimento ainda do que aquele que já estavam a ter. Ao falar aos teus pais não pude conter as lágrimas. O sentimento de "Porquê?" (que tu nunca nos demonstraste ter... Aceitaste os acontecimentos e apenas dizias "Que assim estava destinado"...) invadiu-me o peito. Existem pessoas tão únicas no Mundo e que não merecem sofrer. Que não merecem não viver. Que não mercem não ter realizado todos os teus sonhos...

Ao passares por mim uma última vez, te fiz o mais merecido "sentido". Não aquele que te era devido apenas como camarada... Mas aquele que mereces por todas as qualidades, humanas e profissionais, que sempre demonstraste. Ao toque do sino fiz a continência que mais me doeu fazer em toda a minha vida. E aquela que mais dificilmente esquecerei algum dia... Uma continência recheada de emoção e durante a qual não consegui conter as lágrimas mais uma vez...

O dia da tua despedida ficará para sempre marcado aqui no meu coração. Acredito que estarás sempre aí, sempre a olhar por estes, mais que camaradas, amigos que aqui deixas. Foi uma honra enorme conhecer-te e a tua lado viver tantas experiências e servir nesta carreira que abraçámos. A tua força e forma de encarar a vida será sempre um exemplo para todos nós.


Até um dia, amigo. Até sempre, camarada!"

terça-feira, maio 10, 2011

Há...

... notícias que ninguém gosta de dar nem de receber. Notícias que doem e que dão que pensar na vida. Foi assim logo pela manhã... A notícia de que alguém que me é querido tinha deixado de ter forças para lutar e que tinha partido. Alguém que, com apenas 31 anos, deixa de sofrer os males de uma doença que não vê caras, idades, o que for, e vitima qualquer um.

Recordo-me de há um ano ambos não estarmos a passar por um momento nada fácil e, infelizmente, o teu momento foi-se prolongando e acabou por ter o pior desfecho possível. A tua boa disposição após os primeiros tratamentos continuava (como sempre!) a contagiar qualquer um e a dar-nos força quando deveria ser exactamente o contrário. E nos momentos em que te sentias menos bem e que continuavamos a querer estar contigo, dizias-nos que era melhor não, que não estavas em condições. Talvez quisesses que a tua imagem de camarada e amigo sorridente ficasse para sempre gravada nas nossas memórias e que não ficassemos com a imagem fragilizada que já tinhas.

R., ficarás para sempre aqui guardado no meu coração. Sempre! Se hoje choro, mais do que lágrimas por te ver partir, choro lágrimas de felicidade por ter conhecido uma pessoa tão rica intelectual e pessoalmente. Por ter conhecido um verdadeiro amigo e uma pessoa a seguir como exemplo na sua forma directa de lidar com as pessoas e com as situações. Uma pessoa que não desistiu nunca... Até não ser possível dizer mais "não".

Até sempre, meu querido R.! Até sempre!

Bom...



... dia! :)

domingo, maio 08, 2011

Já...


... muito se tem falado por essa blogosfera do programa Peso Pesado. Pois bem, devo dizer que ainda não vi grande coisa do programa mas, do pouco que vi, tenho a impressão que se trata de uma versão que fica muito aquém da versão original. Sigo a versão original que passa na Sic Mulher e é um programa de que gosto. A relação entre os treinadores e os concorrentes parece-me ser saudável, dentro do que é esperado num programa do género e pelo menos em frente às câmaras, e que eles se preocupam com o que vai acontecendo, dificuldades e conquistas de cada um. Já não posso dizer o mesmo do pouco que vi da interacção dos treinadores portugueses com os concorrentes. Não acho de forma alguma correcta aquela forma de gritarem com os concorrentes. São pessoas fragilizadas quanto baste no que toca à sua condição física para terem que suportar determinados comportamentos por parte das pessoas que fazem parte do programa. Acho que existem outras formas muito mais bem conseguidas de motivar. Podem dizer que a Jillian, na versão original, também tem momentos de gritar com os concorrentes. Ok, é uma verdade. Mas é certo que nunca a vi fazer o que os treinadores portugueses já fizeram É a minha opinião... Vamos ver se, com o decorrer do programa, as coisas melhoram...

sábado, maio 07, 2011

Existem...

... coisas que realmente não se compreendem... Quem é que vai para uma aula e leva um dia inteiro a falar como se estivesse numa esplanada, hem? Mais: ainda aproveitam um momento de distracção do formador para ir buscar um café... Enfim...

sexta-feira, maio 06, 2011

quinta-feira, maio 05, 2011

Ao...

... descobrir por essa blogosfera um blog que tem exactamente o mesmo nome que a alcunha que um dia te foi dada... Dão-me assim umas saudades tuas... Ainda mais agora que estás do outro lado do mundo... Podes estar longe mas o lugar no meu coração está aqui. É só teu. E esse nunca o vais perder.

Sem...

... dúvida que o assunto do momento é a divulgação das medidas do FMI para Portugal que irão decorrer até 2013. Infelizmente, não estou a conseguir ouvir as conferências de impressa previstas para a manhã de hoje (aqui a ligação à Internet não está a colaborar...) mas tenho ouvido aquilo que vai sendo divulgado nos diversos noticiários ao longo dos últimos dias. Daquilo que tenho ouvido, algo que toca directamente a todos e que tem valor é o facto de se continuar a ter direito aos subsídios de férias e de Natal. Todos nós sabemos que é por altura do pagamento destes dois subsídios que optamos por fazer determinados pagamentos de maior monta ou comprar algo que o orçamento mensal não permite durante o resto do ano. Sem dúvida que é positivo estes dois subsídios manterem-se. Depois, diversos acertos vão ser feitos ao nível do IMI, IMT, IRS, IVA, subsídios de desemprego, benefícios fiscais, entre outros pontos que directamente influenciam a nossa vida. É certo que vão existir cortes e que os três próximos anos não vão ser nada fáceis mas é certo que todas as reduções podiam ser bem piores. Mais impostos que vão afectar os orçamentos familiares e que vão trazer mais gastos e possibilidade de menor poupança mas esperemos que nada piore ainda mais do que estas medidas. É claro que são medidas complexas e que vão ser difíceis de suportar pela maior parte das famílias portuguesas mas acho que as medidas do FMI poderiam ter sido bem mais "apertadas" para nós. É bom que todos tenhamos bem a consciência disso. E agora não é por recebermos todo este dinheiro que vamos achar que o problema se encontra já resolvido. Nada disso! Nada de baixar os braços! Está nas mãos de cada português de fazer alguma coisa por mudar a realidade actual. Nada de nos encostarmos à sombra da bananeira. Temos de ir à luta, temos de ir buscar ao fundo de nós a mentalidade dos portugueses dos séculos dos Descobrimentos que tanto fizeram e que tanto projectaram o nome do nosso País pelo Mundo. Podem achar ridículo eu mencionar os Descobrimentos mas o que é certo é que por aí se vê do que somos capazes. Temos é de alterar as mentalidades actuais e acreditar que é possível conseguir. Vamos lá apurar a nossa economia doméstica, apostar na aquisição de produtos nacionais em detrimento dos estrangeiros para potenciar a nossa economia e fazer mais em cada. Vamos fazer mais por todos nós!

Podem...



... achar-me muito estranha mas se existe coisa que nunca gostei de fazer destes os tempos de faculdade é estudar sem ser ao som de música. E hoje, que é dia de andar a conversar durante todo o dia com o PowerPoint, impõe-se uma musiquinha para animar. E a do início do dia de hoje é esta. Enjoy!

quarta-feira, maio 04, 2011

Completamente...



... in love com esta música. Gosto, gosto! :)

Celebra-se...



... hoje o Dia Internacional do Bombeiro (por cá, é celebrado o Dia Nacional no final de Maio) coincidente com o dia do respectivo Padroeiro, São Floriano. Muito respeito por estes Soldados da Paz que tanto fazem por nós com tantos sacrifícios. Bem hajam!

segunda-feira, maio 02, 2011

Devo...

... confessar que, tendo em conta que se trata da notícia do dia, seria um pouco difícil de não a referir por aqui. Os Estados Unidos noticiaram a morte de Bin Laden. Eu tenho uma opinião muito própria sobre tudo isto: será que os Estados Unidos (e o resto do Mundo, quiçá!) acham mesmo que apenas por Bin Laden ter morrido (será?) todos os problemas mais a oriente vão terminar? Eu acho que não, muito sinceramente... Apesar de ter morrido o líder, de certeza que depressa vai surgir um substituto porque os ideais que são seguidos e que têm estado na base de tantos atentados e mortes esses, infelizmente, não desapareceram. Acho que o problema não está resolvido. Nem de perto nem de longe...
Outra coisa que, confesso, me fez alguma confusão foi o facto de ver as imagens de várias cidades americanas a festejaram o anúncio da morte de Bin Laden. Entendo o porquê destas acções. Bem sei que num país que sofreu o 11 de Setembro obviamente que a notícia é motivo de alguma alegria. Ok... Mas se pensarmos bem... Que diferem estas imagens das de islâmicos a festejarem a morte de americanos no Afeganistão? Para mim, a diferença não é nenhuma. Mais, ao ouvir Barack Obama anunciar a morte de Bin Laden não pude deixar de verificar a quantidade de vezes que o presidente americano mencionou o nome de Deus no seu discurso. Parece que afinal, para os americanos ,também se trata da chamada "guerra santa"...
Espero não ferir quaisquer susceptibilidades com esta minha opinião mas é assim que vejo a principal notícia do dia de hoje... Para mim, isto é apenas o início de ainda mais problemas para o chamado mundo ocidental. Apenas espero estar enganada...

Para...



... começar, uma música para animar a manhã que hoje (pelo menos aqui pela minha freguesia) é de Sol. Boa semana!
Ontem foi um dia passado em companhia da Mãe e dia de dar ainda mais mimos do que é habitual. E pela tarde, foi tempo do tradicional passeio pela Feira do Livro, tradição já de há muitos anos. Com direito a chuva e tudo! Uma opinião: a Feira do Livro deste ano parece-me estar mais simpática para quem a visita. Com mais locais para descansar durante o passeio que por lá se dá e com a habitual grande variedade de títulos e assuntos por onde as pessoas se podem perder. Recomendo, em particular, a passagem pelas "praças" Leya e Porto Editora. Como é óbvio, eu também me "desgracei" por lá mas dinheiro gasto em livros nunca é desperdiçado. Pelo menos é esta a minha opinião. Se puderem passem por lá que vale sempre a pena.

domingo, maio 01, 2011

Neste...



... dia, a música nem podia ser outra. Porque uma mãe (e a minha é um excelente exemplo disso) é sempre uma SUPERWOMAN! Bom Dia da Mãe!

É...


(imagem daqui)

... hoje a beatificação de um dos papas mais carismáticos de sempre, João Paulo II.
A autêntica intuição artística vai além do que percebem os sentidos e, penetrando a realidade, tenta interpretar seu mistério escondido.
João Paulo II