sexta-feira, agosto 05, 2011

Li...

... esta semana no blog da Miss Glitering este post sobre o facto de determinadas empresas no nosso País preferirem que os currículos que recebem ser menos ricos em graus académicos de forma a permitir que o vencimento que oferecem seja mais baixo do que poderia ser e confesso que me ficou a palpitar... E mais: conselhos que quem procura trabalho recebe do tipo "não coloque toda a formação que tem no currículo, isso pode não ser bom". A sério que isto me faz confusão! Primeiro dizem-nos desde pequenos que devemos estudar, para sermos todos doutores e engenheiros, que devemos ir mais longe na nossa formação, procurar sempre ir mais além. Mas depois, quando chegamos ao mercado de trabalho, à verdadeira selva, recebemos "dicas" destas que não agradam a ninguém, ainda para mais quando se passaram tantas noites em branco a queimar pestanas durante os tempos de faculdade (seja na licenciatura, mestrado ou doutoramento!). É impressão minha ou este é mais um dos momentos em que os que têm formação mas menos experiência são preteridos? Já para não falar em outras situações de factor C... Enfim... Este nosso País é assim e não há nada a fazer... Pode ser que isto mude um dia...

2 comentários:

  1. E uma pessoa a pensar que lugares em empregos para os quais são necessárias menores qualificações são ocupados por pessoas com boas qualificações.

    Bem, isto até pode ser verdade mas se quando se candidatam não apresentam toda a sua formação, só vão receber um salário mais baixo em relação aos estudos que têm. No entanto, penso que tem de se perceber as pessoas que o aceitam, às vezes é a única forma de conseguir um emprego.

    ResponderEliminar
  2. Mas infelizmente é o que têm de fazer para conseguirem emprego. Apresentar o básico da formação para que não sejam rejeitados no processo de selecção.

    ResponderEliminar