segunda-feira, outubro 31, 2005

Halloween

Nos últimos anos, o interesse pelo Halloween tem vindo a crescer e cada vez mais se ouve, por volta destes dias, frases como "O que vais fazer no Halloween?" ou "Vais mascarada à festa de Halloween?". É verdade, aquela tradição que caracteriza os filmes made in Hollywood está cada vez mais presente entre os Portugueses. Mas será que todos sabemos a origem desta data?
A tradição do Halloween remonta à época dos Celtas. Este povo possuía duas festas principais no seu calendário religioso: o Beltane, realizado a 1 de Maio indicando o início do Verão, e o Samhain, para festejar o final do Verão realizado a 1 de Novembro. Durante esta última festividade, os Celtas acreditavam que a divisão entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos era muito ténue, permitindo aos espíritos de divindades e de mortos vaguear por entre os vivos interferindo na sua vida. Os Druidas, membros de ordens pagãs na Grã-Bretanha, Irelanda e Gália (a actual França), realizavam um conjunto de rituais de sacrifício com animais e muitas vezes humanos para assegurar que o Sol regressava depois do Inverno em que existia sempre uma grande fogueira para afugentar os maus espíritos.
Afinal, todo o significado que envolve o Halloween é bem mais antigo do que a maior parte das pessoas pode pensar e significa algo mais do que mascarar-se de bruxa ou fantasma e pedir um doce ou fazer uma travessura.

1 comentário:

  1. Não é por nada mas continuo a ser mais adepto do "bolinho"... Essa cena de bruxas e máscaras só me lembra Carnaval... é assim a vida...

    ResponderEliminar