sexta-feira, janeiro 19, 2007

A mais bela história do mundo

“Sim, seguramente trata-se da mais bela história do mundo, pois que é a nossa. Trazemo-la no mais profundo de nós próprios: o nosso corpo compõe-se dos átomos do universo, as nossas células encerram uma parcela do oceano primitivo, os nossos genes são, na sua maioria, comuns aos dos nossos vizinhos primatas, o nosso cérebro possui os estratos da evolução da inteligência e, quando se forma no ventre materno, o pequeno homem refaz, em acelerado, o percurso da evolução animal. A mais bela história do mundo, quem o negaria? Mas, qualquer que seja a visão, mística ou científica, que tenhamos das nossas origens, qualquer que seja a convicção, determinista ou céptica, religiosa ou agnóstica, há uma só moral que valha nesta história, um único dado essencial: nós não passamos de irrisórias faíscas aos olhos do universo. Assim possamos ter a sabedoria de nunca o esquecer.”

A mais bela história do mundo – os segredos das nossas origens, Hubert Reeves, Joel de Rosnay, Yves Coppens, Dominique Simonnet

3 comentários:

  1. Tudo tao cor de rosa!... Que bonito... E o post tambem!... E o que andas a ler agora?

    ResponderEliminar
  2. há coisas que são quase perfeitas... aproveita-as
    :) jinhos

    ResponderEliminar
  3. se eu te dissesse o que ando a ler neste momento ias ser mais um que iria olhar para mim com um ar deveras desconfiado... :)

    ResponderEliminar