quinta-feira, julho 02, 2009

Desde...

... que soube que a filha Madalena de Bibá Pitta tinha Trissomia 21 que admiro a forma como esta mãe encarou a diferença da sua filha. Muitas vozes estão contra a postura dela mas eu, pelo contrário, estou de acordo. O choque de se saber que um filho tem esta diferença deve ser terrível!! Passei por uma situação complicada ao saber que o filho de um primo meu tinha nascido com Trissomia 21 mas nem consigo imaginar o que será encarar essa situação com alguém que é tão querido quanto um filho. Quando se espera um filho, os sonhos e os desejos são mais do que muitos mas este diagnóstico altera o rumo de todos estes pensamentos para sempre.


Admiro a Bibá Pitta pela forma como não distingue de modo nenhum a filha Madalena dos restantes. As crianças com Trissomia 21 são crianças extremamente meigas e isso é claro em qualquer contacto com elas. Obviamente que têm as suas limitações mas não é por isso que devem ser tratadas de forma diferente pela própria família. Para discriminação, já basta a crueldade que pode existir fora das paredes das suas casas. Sabemos que as pessoas são cruéis e pior ainda conseguem ser as crianças, fruto da sua inevitável expontaneidade ainda não moldada pela vida. E não me digam que a Bibá Pitta consegue não distinguir a filha apenas porque tem dinheiro. Sinceramente. Amor e carinho nada têm que ver com valores materiais. Pode vestir roupas mais caras ou ter a oportunidade de ir a locais que outros não podem mas o que recebem dos pais nada tem que ver com dinheiro.

Sempre me fez uma extrema confusão ver crianças com Trissomia 21 acompanhadas pelos pais na rua e muito mal-vestidas, com roupas feias e antiquadas enquanto os pais podem estar vestidos com as últimas modas. Ainda que estas crianças não tenham a capacidade de admirar a moda como outras conseguem ou dizerem que gostavam de ser parecidas com a Hannah Montana, não deve ser por isso que devem vestir roupas do início do século XX. Devem ter direito aos mesmos mimos do que se não tivessem a diferença que têm.


Bibá Pitta lança agora o livro intitulado "O Cromossoma do Amor" em que fala da sua experiência como mãe de uma criança com Trissomia 21. Uma sugestão de leitura.

Para saber mais sobre o livro: ler aqui
Página da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21: aqui
Página da Raríssimas: aqui

2 comentários:

  1. Nem mais...muito bem conseguido o teu post.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Miss Mau Feitio: muito obrigada pelo elogio ;). Sabe sempre bem ler palavras assim. Bjs

    ResponderEliminar