... dez anos atrás estava eu a estudar para os exames da faculdade (como o tempo passa rápido!) e recordo-me de ouvir a notícia de que uma ponte tinha caído em Entre-os-Rios, tendo arrastado consigo para o rio um autocarro com 59 pessoas e 3 carros. De todas as vítimas, 36 corpos ficaram para sempre por recuperar. Uma verdadeira tragédia de que não havia memória igual no nosso País. E a cada ano que passa, quando referem o que aconteceu neste dia 04 Março, penso sempre: "Quantas mais pontes do nosso País estarão sem qualquer manutenção ao longo de tantos anos de utilização e à mercê do contacto com as correntes de um qualquer rio que as vão desgastando ano a ano? Quanto tempo falta até acontecer de novo uma tragédia destas?". Sinceramente espero que nunca tal aconteça de novo...
Querida Fiona, esperemos que poucas...
ResponderEliminarNo entanto tenho a certeza que existem uma série delas a necessitar uma intervenção, rápida!
Beijinhos e bom fim de semana.
Manuela, concordo totalmente contigo... Ao noticiarem há poucos dias que estavam a analisar a condição dos pilares da Ponte sobre o Tejo, recordei-me logo deste triste episódio... E embora estas maiores pontes do nosso País tenham sempre um acompanhamento mas regular (ainda que, na minha opinião, demasiado espaçado no tempo), penso ainda mais nas pequenas pontes existentes em tantas estradas nacionais por esse País fora e que sabe-se lá qual será o seu estado de conservação.
ResponderEliminarBjs e bom fim-de-semana também para ti ):
Também me recordo bem desse dia... Tinha acabado de chegar a casa das aulas (no 12º ano só tinha aulas de manhã, excepto às sextas) e quando liguei a tv era a notícia que estava a dar. :(
ResponderEliminar@teardrop: são imagens assim que recordamos para sempre... tal como a imagem que guardo ao chegar a casa para almoçar e vejo que um avião tinha atingido uma das torres do World Trade Center em Nova Iorque...
ResponderEliminarnão me lembro do que estavamos a fazer nesse dia, mas lembro me que o meu pai ia passar nessa ponte e nao passou por acaso!
ResponderEliminar@Ju: bem, agora até me deixaste arrepiada com o que li...
ResponderEliminarLembro-me muito bem desse dia! A ponte caiu 20 ou 30 minutos depois do meu tio, tia e primo passarem por lá, tiveram muita sorte!
ResponderEliminarUma tragédia que custa relembrar e da qual ninguém deveria ter sido vítima.
Muitas pontes devem estar a precisar de fiscalização mas as das cidades principais são muito bem controladas, só que as dos locais mais para o interior passam-lhes ao lado!
Pelo que se ouve nos noticiários, agora preocupam-se mais com isso mas foi preciso acontecer uma tragédia para que tal aconteça. Esperemos que não volte a acontecer.
ResponderEliminar@Joana: o que disse à Ju digo-te a ti... deixaste-me arrepiada! Ninguém deveria ter sofrido algo como esta tragédia.
ResponderEliminar@a Gaja: pois... como se costuma dizer "depois da casa roubada, trancas à porta" mas é pena que assim seja... não se deveria estar à espera que acontecesse algo de mal para então se pensar em todos os procedimentos que deveriam ser mais do que obrigatórios! Mas enfim...