terça-feira, maio 31, 2011

Se...

... há uns meses, as notícias que mais surgiam nos noticiários eram de idosos que eram encontrados em casa mortos ao fim de muito tempo sem ninguém os ver, agora é a "fase" da violência juvenil. Todos os dias aparecem novos casos. Atritos entre os jovens nas escolas sempre existiram. Quem de nós não se lembra desses episódios durante o preparatório/secundário? Ou até na primária a uma escala menor? Sempre houve desavenças que, normalmente, se conseguiam resolver por entre uma ou outra nódoa negra. No dia seguinte, estava tudo bem de novo e o recreio era de novo povoado pelas brincadeiras de quem no dia anterior não se podia ver.
Mas ao assistir aos casos que têm sido noticiados nos últimos dias, permitam-me dizer que estes tempos de desavenças inócuas entre jovens acabaram! Primeiro o vídeo colocado no Facebook das duas raparigas a agredirem outra com um conjunto de "amigos" a assistir a toda a cena sem nada fazerem. Agora o caso de uma jovem que atingiu outra 17 vezes com um x-acto por causa de um telemóvel ou de 10€ que não foram emprestados, como eu já ouvi. Fora outros casos que estão a chegar às redacções e que não são divulgados... A violência está claramente a aumentar, é um facto e não vale a pena dizer que não e andar a tapar o Sol com a bananeira. Há que admiti-lo, aceitá-lo e agir de acordo com os acontecimentos. Não se pode considerar jovens com 15/16 anos como crianças e desculpabilizá-los das suas acções. Ao baterem ou agredirem outros jovens, estes sabem bem o que estão a fazer. Não me digam o contrário que eu não acredito. Desculpem-me a opinião sincera mas é mesmo assim que penso. Não se pode eternamente desculpar os jovens das suas acções. Pois, caso o continuemos a fazer, sabe-se lá onde isto irá parar. Todos temos responsabilidades: escola, família, amigos, pessoas que vão na rua e que vêem estas situações de violência e não fazem nada. É preciso fazer muito mais! Caso contrário, daqui a uns anos, as ruas de Portugal deixarão de ser tão calmas como (ainda...) são.

4 comentários:

  1. É mesmo impressionante.
    Aqui na zona onde vivo agora é moda vizinhos esfaquearem-se uns aos outros, alguns são até familiares uns dos outros.
    Pois...
    Dizem que é a crise.
    Em parte deve ser, crise puxa crise, mas acima de tudo há sim uma enorme crise de valores pessoais.
    Até assusta...

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que aqui a Justiça tem que assumir um papel preponderante e castigar com mão de ferro, quanto mais não seja para obrigar esta gente a pensar duas vezes antes de cometer actos tão hediondos.

    Kiss**

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/6/11 16:38

    Olá,

    O papel principal deve ser dos pais, eles sim devem administrar a justiça. A educação começa em casa.
    Fiona e restantes, é assim que procedem com os vossos filhos, não é?

    Hugo

    ResponderEliminar
  4. @Autora de Sonhos: bem, mas que "moda" aí para os teus lados... Em Portugal sempre se ouviram notícias assim de tempos a tempos (raramente e ainda bem!). Mas hoje em dia parece que tudo é um bom motivo para se agredir alguém... Mas tens muita razão quando dizes uma coisa: mais do que culpa da crise económica em que vivemos, a causa do que está a acontecer é mesmo a crise de valores que se vive na nossa sociedade. É por aí que se tem de actuar para que comportamentos como estes não se repitam. É disso que temos de ter consciência

    @Leana: Quem faz coisas assim tem mesmo de ser castiga. Não podemos andar eternamente com "paninhos quentes"!

    @Hugo: Ainda não sou mãe mas sei bem a educação que me foi transmitida. A educação das crianças tem, antes de mais, de ser feita pelos pais que não se podem desligar dos filhos que um dia colocaram no Mundo com a eterna desculpa da falta de tempo. Se achavam que não iriam ter tempo então tivessem tomado opções antes de pensarem em ser pais (isto quando se trata de filhos planeados...). E depois, é dever também da escola de complementar esta educação passada pelos pais (e, quando, os pais se "desligam" do importante dever que têm, deve a escola assumir esse papel ainda que, primariamente, não lhe pertença). A educação começa em casa, sim, e devem ser os pais a primariamente aplicarem os castigos devidos aos filhos quando estes fazem alguma asneira.

    Espero que agora tenha entendido a minha opinião neste post... De maneira nenhuma estou a retirar o importante papel dos pais na educação dos filhos. Apenas acho que não é somente papel deles. A restante família e a escola também têm importantes papeis que não podem descurar. A educação não uma cómoda com prateleiras. Tudo está interligado. E se pensarmos assim se calhar não teremos tantos casos como os dos últimos dias no futuro.

    ResponderEliminar