quinta-feira, maio 05, 2011

Sem...

... dúvida que o assunto do momento é a divulgação das medidas do FMI para Portugal que irão decorrer até 2013. Infelizmente, não estou a conseguir ouvir as conferências de impressa previstas para a manhã de hoje (aqui a ligação à Internet não está a colaborar...) mas tenho ouvido aquilo que vai sendo divulgado nos diversos noticiários ao longo dos últimos dias. Daquilo que tenho ouvido, algo que toca directamente a todos e que tem valor é o facto de se continuar a ter direito aos subsídios de férias e de Natal. Todos nós sabemos que é por altura do pagamento destes dois subsídios que optamos por fazer determinados pagamentos de maior monta ou comprar algo que o orçamento mensal não permite durante o resto do ano. Sem dúvida que é positivo estes dois subsídios manterem-se. Depois, diversos acertos vão ser feitos ao nível do IMI, IMT, IRS, IVA, subsídios de desemprego, benefícios fiscais, entre outros pontos que directamente influenciam a nossa vida. É certo que vão existir cortes e que os três próximos anos não vão ser nada fáceis mas é certo que todas as reduções podiam ser bem piores. Mais impostos que vão afectar os orçamentos familiares e que vão trazer mais gastos e possibilidade de menor poupança mas esperemos que nada piore ainda mais do que estas medidas. É claro que são medidas complexas e que vão ser difíceis de suportar pela maior parte das famílias portuguesas mas acho que as medidas do FMI poderiam ter sido bem mais "apertadas" para nós. É bom que todos tenhamos bem a consciência disso. E agora não é por recebermos todo este dinheiro que vamos achar que o problema se encontra já resolvido. Nada disso! Nada de baixar os braços! Está nas mãos de cada português de fazer alguma coisa por mudar a realidade actual. Nada de nos encostarmos à sombra da bananeira. Temos de ir à luta, temos de ir buscar ao fundo de nós a mentalidade dos portugueses dos séculos dos Descobrimentos que tanto fizeram e que tanto projectaram o nome do nosso País pelo Mundo. Podem achar ridículo eu mencionar os Descobrimentos mas o que é certo é que por aí se vê do que somos capazes. Temos é de alterar as mentalidades actuais e acreditar que é possível conseguir. Vamos lá apurar a nossa economia doméstica, apostar na aquisição de produtos nacionais em detrimento dos estrangeiros para potenciar a nossa economia e fazer mais em cada. Vamos fazer mais por todos nós!

2 comentários:

  1. Querida Fiona, temos mesmo que andar na linha, que os senhores da Troika, vêm cá de 3 em 3 meses, verificar se está tudo conforme o estipulado!!

    ResponderEliminar
  2. Obviamente que este foi o assunto à hora do almoço por aqui e o que foi muitas vezes referidos é que precisamos que venham cá os adultos para tomar conta das crianças e elas não fazerem asneiras. É pena ouvir coisas assim mas é a verdade...

    ResponderEliminar