quinta-feira, setembro 08, 2011

E...

... o lanche de hoje faz-nos lembrar paragens distantes, calor e aromas adocicados.

Queques rápidos de frutos secos (receita original do site Vaqueiro)

Ingredientes (20 a 22 unidades):
125 g de alperces secos
125 g de ameixas secas sem caroço
100 g de sultanas
150 g de açúcar mascavado claro
1 colher de café de noz moscada
1/2 colher de café de cravinho em pó
1 colher de café de erva doce
1 colher de café de gengibre em pó
1,5 dL de água
0,5 dL de vinho do Porto
150 g de manteiga
2 ovos
250 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparação:
Ligue o forno e regule-o para os 180ºC.
Pique os alperces e as ameixas secas em pedaços pequenos. Deite num tacho e junte as sultanas picadas, o açúcar mascavado, as especiarias e a água. Leve a lume brando, mexendo de vez em quando. Quando começar a ferver, retire do lume, adicione o vinho do Porto e a manteiga cortada em pedaços. Mexa até a manteiga derreter.
Parta os ovos para uma tigela e bata-os com uma vara de arames. Adicione-lhes o preparado anterior, mexendo rapidamente para os ovos não talharem. Junte a farinha e o fermento ao preparado anterior e mexa com uma colher de pau.
Distribua a massa por formas descartáveis para queques, ou previamente untadas, e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

Nota:
Eu tenho um eterno "defeito": não consigo seguir quase nenhuma receita verdadeiramente à risca, principalmente porque gosto de aproveitar o que tenho em casa e tento sempre não adquirir produtos que posso a desperdiçar. Para este lanche fiz algumas pequenas alterações que passo a explicar:
- Não utilizei como frutos os alperces, as ameixas e as sultanas (estas últimas porque não gosto). Substituí por maçã reineta cortada em pequenos pedaços.
- No que toca às especiarias, e porque acho que liga muito bem, juntei também um pouco de canela.
- No que toca ao cravinho, não tinha cá em casa cravinho em pó mas apenas em grão e optei por fazer uma pequena adaptação. Aqueci a água como se para um chá se tratasse. Coloquei a erva-doce e o cravinho em grão em dois recipientes metálicos para chá e deixei em infusão. E foi esta água aromatizada que adicionei às maçãs e ao açúcar.
- No que toca ao vinho do Porto, utilizei vinho do Porto branco.
- Quando estava a colocar a massa dos queques nas formas, coloquei no interior de cada um deles um pequeno miminho: meio quadrado de chocolate negro próprio para culinária.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Tenho que experimentar (eu sou DOIDA por frutos secos!!).

    ResponderEliminar
  2. Tenho a dizer que os queques já foram submetidos a prova e passaram com distinção :)

    ResponderEliminar