domingo, outubro 27, 2013

Muitos...

... dos que lêem este cantinho sabem que eu sou uma amante das corridas. Muitas são as provas em que participo durante o ano (cujos relatos podem ler no blog Corre mais rápido caso tenham curiosidade). Quando comecei nesta coisas das corridas, no ano de 2008, nunca pensei que fosse ganhar tanto gosto por correr nem muito menos chegar até onde cheguei hoje. Muitas já foram as dificuldades ultrapassadas, muitos já foram os objectivos alcançados (um deles, e o que tem o sabor mais especial, foi voltar a participar numa prova oficial exactamente um ano após ter sido operada ao joelho) e muitos são aqueles que se desenham no meu horizonte. Já acumulo três meias maratonas no "currículo" (todas feitas este ano!), provas de 10 km já perdi a conta e a maratona é, claramente, um sonho que também se quer ver alcançado.

Mas o verdadeiro motivo pelo qual escrevo este post não tem propriamente a ver com os meus devaneios desportivos (esses deixo para o Corre mais rápido). Aquilo que me faz escrever aqui hoje é o excelente ambiente que se vive entre corredores nas provas. A palavra de incentivo que está sempre presente quando afracamos e passa alguém por nós que não nos quer ver desistir mesmo não nos conhecendo de lado nenhum. As palmas que os corredores batem aqueles que já vão na frente da corrida e com quem nos cruzamos. O gosto de ser a lebre de alguém mesmo que não a conheçamos bem (nunca me vou esquecer o que foi estar lado a lado com uma corredora do grupo desportivo do BES na Corrida das Fogueiras em Peniche este ano). É estar-se lá de uma forma despreocupada. É ajudarmos quem precisa mesmo sabendo que podemos não conhecer essa pessoa de lado nenhum. Os valores que os corredores partilham numa prova deveriam ser aqueles partilhados por uma sociedade enquanto um todo. Aquilo que somos e aprendemos a ser na estrada ou nos trilhos acabamos por transportar para as nossas vidas pessoais e profissionais e tenho a certeza de que nos tornamos pessoas muito melhores. É este espírito que eu tenho gosto de partilhar quando corro. É esta animação e esta boa disposição que está presente mesmo quando parece que as pernas vão falhar. Os corredores ajudam-se apenas porque sim. Os corredores sorriem aos desconhecidos apenas porque sim. Os corredores partilham vitórias lado a lado com desconhecidos apenas porque sim.

E deveria ser assim todos os dias na vida para lá dos ténis... Porque, de certeza, seríamos muito melhores cidadãos e pessoas muito mais completas enquanto seres humanos...

Sem comentários:

Enviar um comentário