sábado, agosto 14, 2010

Num...

... dos livros que estou a ler neste momento, "Anatomia de um Regicídio" de Fernando Sobral, pode ler-se a seguinte passagem:
"Com muitas dificuldades, começavam a aparecer associações de trabalhadores, mais ou menos organizadas, que criavam por si um tipo de resistência em relação a algumas políticas que vinham sendo exercidas no reino, nomeadamente em relação à pouca protecção laboral dos trabalhadores, sendo também bastante críticas quanto ao despesismo da casa real e à política de adiantamentos.
Esta questão, com verbas atrasadas que vinham já de D. Luís, era um factor de grande polémica, pois se estas fossem actualizadas, o rei ficaria com uma verba mensal superior a algumas das casas reais mais ricas da Europa."
Ao ler isto, confesso, não pude deixar de pensar que, passado um século da implantação da República, a realidade continua a não ser muito distinta por aqui. É certo que a Monarquia já não é o regime que nos governa mas existem coisas que ainda são o que eram naqueles tempos. Portugal continua a não ser um dos países mais ricos da Europa mas os vencimentos bastante elevados para posições de topo continuam a aparecer neste cantinho à beira-mar plantado. Os anos passam e as coisas, pelos vistos, continuam na mesma. As dificuldades estão cá mas os vencimentos elevados também. Será que nunca vamos aprender que existem coisas mais importantes do que vencimentos excessivamente elevados para determinados cargos?

2 comentários:

  1. Olá, não concordo contigo!
    Portugal é dos países mais ricos do mundo, senão vejamos:
    1 - Temos dinheiro para pagar um dos combustíveis mais caros da Europa, os habitantes dos outros países, não têm!
    2 - Temos dinheiro para pagar portagens em todas as auto-estradas (excepto algumas SCUTS - medidas eleitoralistas), os espahóis não Têm.
    3 - Temos estradas mal feitas, e por arranjar, em tudo quanto é sítio, e espantem-se, autoestradas com buracos (troço coina-montijo, é uma vergonha), logo vamos mais vezes ao mecânico.

    Com isto, achas que somos pobres?

    EH, eh

    ResponderEliminar
  2. Pois... Realmente vendo as coisas dessa perspectiva somos mesmo ricos!!! eheheh

    ResponderEliminar