sábado, setembro 03, 2011

Experiência...

... gastronómica do dia: risotto com tomate seco e azeitonas. Muito bom! Aqui fica a receita (peço desculpa mas esqueci-me de tirar foto...).

Ingredientes:
50 g de tomate seco
50 g de azeitonas pretas
300 mL de vinho branco
300 mL de caldo de galinha
arroz tipo carnaroli
mistura aromática de manjericão, tomate seco e maçã
cebola picada
queijo parmesão para ralar
azeite

Preparação:
Colocar azeite a gosto e cebola picada num tacho e deixar refogar ligeiramente. Adicionar o arroz sem lavar e mexer. Adicionar os 300 mL de vinho branco e ir mexendo cuidadosamente até evaporar o vinho. Após o vinho estar evaporado, retirar do lume durante 5 minutos, tendo o cuidado de ir mexendo de vez em quando. Adicionar as azeitonas e a mistura aromática. Voltar a colocar ao lume e adicionar o caldo de galinha a pouco e pouco até o arroz estar al dente. Adicionar o queijo parmesão ralado no momento a gosto. Desfrutar calmamente. Bom apetite! :)

Nota:
Para o refogado inicial da cebola, em vez de azeite, pode utilizar-se manteiga. Também no final, antes da adição do queijo parmesão, pode também adicionar-se um pouco mais de manteiga. Mas confesso ser uma apreciadora de azeite.

7 comentários:

  1. Querida Fiona, a experimentar, sem dúvida! :)

    ResponderEliminar
  2. Espero que gostes desta mina invenção :). Depois conta como resultou.

    ResponderEliminar
  3. I die! (tudo o que tenha tomate seco é bom)...

    ResponderEliminar
  4. Risoto é "uma cena que a mim não me assiste" =P muito complicado ainda para as minhas lides de cozinheira!

    ResponderEliminar
  5. @_+*Ælitis in Paris*+_: então experimenta esta receita que fica muito boa :)

    @Satine: eu também pensava que fazer risoto era assim uma coisa do outro mundo mas... afinal basta ter paciência :). Experimenta! ;)

    ResponderEliminar
  6. desculpa a pergunta parva mas já corri hipermercados à procura de tomate seco e nunca encontrei. onde compraste? e já agora quero experimentar esta receita :)

    ResponderEliminar
  7. Comprei no Pingo Doce mas descobri que também existe à venda no Continente, junto às polpas de tomate e afins :). A marca que comprei no Pingo Doce não me recordo qual é mas a que existe à venda no Continente é a Garofallo, a mesma das massas. Espero ter ajudado :)

    ResponderEliminar