terça-feira, junho 25, 2013

Como...


... boa mulher que sou (e a bem da minha sanidade mental durante esta época de exames que parece que nunca mais termina), gosto muito de deambular um pouco por esta blogosfera fora e, irremediavelmente, acabo por sempre por ir parar a blogs que falam de produtos de beleza. Muitas reviews, muitos anúncios a produtos novos e alguns desafios que as bloggers se vão colocando a si próprias. 
Andava ontem no meu intervalo higiénico do estudo quando fui parar ao blog da Confessions of a Shopaholic em que ela se colocava um desafio a si própria: fixar um plafond mensal para compras e tentar não ultrapassar esse valor durante seis meses (podem ver o vídeo sobre este desafio aqui). Ao ver o vídeo lembrei-me do desafio que a Szofi do Bola de Sabão iniciou, em Janeiro deste ano (e que a eu aderi apesar de não ter partilhado o desenrolar deste desafio por aqui... Ai tempo para escrever e fazer partilhas!), em que se ela proponha a escolher um kit de produtos mensal para usar e tentar terminar. Basicamente, pretendia-se deixar de acumular tantos produtos em casa. Confesso que ao ver o vídeo e relembrar-me deste outro desafio, vejo que, muito bem sem pensar, tenho feito exactamente isso já desde há uns largos meses. Não defini nenhuma quantia certa que destinaria aos meus gastos em roupa e produtos de beleza por mês porque tenho, simplesmente, tentado fazer compras mais inteligentes e daquilo que realmente preciso. Ninguém gosta de ter um roupeiro cheio de roupa e chegar à conclusão de que veste apenas 20% das roupas, por exemplo! Se formos a pensar, é mesmo isso que acontece. Ganhamos laços quase que emocionais com as roupas e teimamos em guardá-las nos nossos armários mesmo que já não façam parte das nossas escolhas ou já nos fiquem tão bem como quando as comprámos. E o mesmo se passa com os produtos de beleza... Qual é a mulher que não gosto de experimentar este ou aquele produto? Eu própria ando há algum tempo com dois produtos debaixo de olho: a Gommage Microperlé Hydratation da linha Prècision da Chanel ou o Éclat Minute da Clarins. Mas depois abro o armário da casa-de-banho e vejo que os frascos, frasquinhos e boiões que por lá andam tem de ser utilizados e terminados antes de pensar em mais produtos novos. 
Cada vez mais temos de ser mais inteligentes nas compras que fazemos. Comprar menos por impulso e direccionar as nossas compras para produtos que efectivamente necessitamos, que são os mais adequados à nossa pele e à nossa idade. Experimentar por experimentar, principalmente na nossa pele, para além de ficar caro em termos de adquirir os produtos, pode ficar muito mais caro se fizermos algum tipo de reacção estranha ao produto e ficarmos com a nossa pele num verdadeiro farrapo. Eu, pelo menos, penso assim e gosto muito de tratar bem a minha pele, seja do rosto ou do corpo.

E vocês aí desse lado? Têm alterado a vossa postura face aos produtos de beleza? Estão a seguir algum desafio do género dos que mencionei? 

3 comentários:

  1. Tenho tentado não comprar nada enquanto não gasto tudo o que tenho (nos cremes hidratantes é flagrante, tenho imensos por gastar e não posso comprar mais nenhum enquanto não acabar estes).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando tal e qual como tu. De que nos vale a pena ter o armário cheio de frascos e frasquinhos quando a maior parte deles fica por ali a marinar e, muitas vezes, temos de os deitar fora porque já estão há imenso tempo abertos?

      Eliminar
  2. É que acumula-se tanta coisa por causa da vontade de experimentarmos coisas novas... Mas não pode ser :-)

    ResponderEliminar