terça-feira, julho 24, 2007

Pois é...

... apagar incêndios dá nisto! Uma semana (pelo menos...) de asa ao peito... Tou triste...

domingo, julho 22, 2007

Amores Perfeitos

Desde aquele dia em que depositara uma flor na campa de Leonor, Carlos calara o nome dela para sempre no seu coração. E no entanto, cinquenta e dois anos depois, ainda era capaz de se ver a despedir-se dela em Malange. Era um final de tarde cinzento, coberto de nuvens pesadas, levantara-se uma aragem morna que lhe trazia o odor fresco da terra recentemente remexida, oferecendo aquele momento uma intensidade, uma realidade, ainda mais dolorosa. Atrás de Carlos ficava a casa de Leonor, à frente o sertão imenso era a paisagem ideal dos amores perfeitos. Carlos depositou a flor na campa e ficou ali de pé, imóvel na sua tristeza. "Não te vou esquecer nunca, minha querida, vou apenas calar o teu nome para não enloquecer. Desculpa-me se te falhei, se não estava presente para te salvar. É uma mágoa, uma culpa, que terei de carregar durante o resto da minha vida. Despeço-me agora, querida Leonor, com a certeza de que nunca voltarei a amar ninguém como te amei a ti".
    (...)
      Desde então, não houve uma única alma na face da Terra que tivesse ouvida da boca de Carlos o nome de Leonor, mas só ele sabia que nã passou um único dia sem ter um pensamento para ela.
      O Tempo dos Amores Perfeitos, Tiago Rebelo
        Confesso que no final de ler este livro fiquei algo triste pois nenhum amor perfeito como este deveria terminar assim, com a morte de alguém...

        sábado, julho 14, 2007

        O tempo...

        ... para mim parece parado. Conto todos as horas, minutos, segundos... Até aquele momento...

        sexta-feira, julho 06, 2007

        Parábola do Capitão do Navio

        Os marinheiros estão a lutar pelo controlo do leme... Não compreendem que o verdadeiro navegador apenas consegue habilitar-se a comandar um navio estudando as estações do ano, o céu, as estrelas e os ventos e tudo o que pertence ao seu ofício; e não fazem ideia de que, juntamente com a ciência da navegação, ele pode ganhar, pelo ensino ou pela prática, a capacidade de manter o controlo do leme quer uns gostem ou não.
        Platão

        Apesar de...

        ... já estar na minha casa há algum tempo porque será que parece que ainda falta lá qualquer coisita? Para mim, as casas (ou qualquer coisa que implique decoração e criatividade) estão sempre inacabadas. Pode ser defeito... ou feitio... Mas comigo é assim!
          Estava eu o outro dia a entrar em casa e pensei "nah esta entrada não pode ter só isto!" (entenda-se... a minha colecção de faróis :) , mais uma paixão daquelas hehehe). Não que eu não goste da colecção mas sabem quando sentem que alguma coisa podia ser bastante melhor? Pois... Lá está... Ideias não faltam mas o jeitinho para o desenho é muito pouco... Reduzido... Ok, inexistente mesmo. Mas adiante... Aceitam-se sugestões! A ideia inicial seria pintar uma parede... Agora da cor da paixão ou de goiaba??

          segunda-feira, julho 02, 2007

          Alguém...

          ... já me disse que este blog tem andado muito paradito nos últimos tempos. Confesso que, embora não tenha perdido nunca nenhuma oportunidade de visitar os blogs que para mim são de leitura obrigatória, me faltava sempre tempo para me dedicar ao meu "cantinho"...

          Sim, porque os últimos meses foram de muita corrida (aliás, como é já minha característica hehehehe). E é agora chegada a altura de partilhar o que têm sido estas maratonas sucessivas.

          Antes de mais nada, dei mesmo o meu grito do Ipiranga. Já estou no meu pequeno "mundo". É uma experiência diferente, cheia de desafios a cada dia que passa. É um descobrir de coisas e de experiências que fazem cada dia que passa ser único! Sabe bem apesar de um momento ou outro de saudade o que seria mesmo inevitável. Filha única que abandona o ninho é mesmo assim!

          Depois houve também tempo para um rumar a norte até uma cidade mágica, cheia de encantos e tradições. Pela primeira vez estive na Queima de Coimbra e é claro que gostei bastante. E, o que era inevitável, o colocar de novo uma capa trouxe mil e uma lembranças, mil e um pensamentos à minha cabeça. Recordei belos momentos passados com aquelas pessoas que nos marcam. Momentos de muito alegria, algum stress e (felizmente!) poucas tristezas. E, é claro, S., não me posso esquecer do que te prometi... Aí estarei ao teu lado na Serenata do próximo ano!

          Por último, depois de um mês que pareceu uma eternidade um excelente resultado!

          domingo, julho 01, 2007

          terça-feira, junho 26, 2007

          Leitura terminada...

          ... e não desapontou! Mais um livro de Thomas Harris devorado linha a linha, página a página até à última letra. Descrição primorosa capaz de arrepiar os cabelos da nuca e deixar-nos sem respiração... Capaz de nos transportar para locais e épocas passadas. Apesar de todos os horrores relatados, houve momentos de paixão... Doentia, asfixiante mas de paixão... Correspondida de forma enigmática mas sempre paixão.
          Como seria de esperar já comprei o dvd. Edição dupla, claro está porque não quero perder pitada! A ver vamos se a adaptação para filme não irá desapontar...

          domingo, maio 20, 2007

          Dia da Marinha

          É hoje e as comemorações oficiais deste ano decorrem no arquipélago dos Açores.

          quarta-feira, maio 02, 2007

          O poder da mente



          Como já devem ter reparado, a minha leitura deste momento é o livro "Hannibal", o 1º livro sobre Hannibal Lecter que descreve os acontecimentos da sua infância e juventude. As críticas a mais esta obra de Thomas Harris em nada ficam atrás das já feitas a Hannibal, Silêncio dos Inocentes ou Dragão Vermelho. Uma escrita viciante e descritiva sem maçar, palavras que fazem arrepiar pelos acontecimentos descritos, sucessão de episódios que fazem acelerar o coração... É certo que, para alguns, esta pode ser uma escrita algo pesada mas que para mim se torna inebriante. Porquê? Por desbravar uma mente afectada mas capaz de mostrar grande erudição na maior parte dos momentos. Penso que seja este o encanto que Hannibal Lecter tem para muitas pessoas para além do facto de ser impossível desligar Sir Anthony Hopkins deste médico com gostos fora do comum... A calma nas palavras e nos gestos... O olhar penetrante...
          Aconselho!

          terça-feira, maio 01, 2007

          Que dia é hoje?

          No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
          Nos Açores à a tradição dos "Maios" que são bonecos que as pessoas fazem com panos ou mesmo com bonecos que têm em casa e colocam nas varandas ou nas janelas. No dia 1 de Maio as pessoas saem à rua e vão ver os "Maios".
          retirado de Wikipédia

          segunda-feira, abril 30, 2007

          Há dias...

          ... em que sabe muito bem sair da cama e encarar a vida com um sorriso (embora eu ache que este sorriso deve estar presente todos os dias, claro está!). Tudo ganha um brilho especial e tudo nos parece diferente. Não quer com isto dizer que ande por aí um passarinho a alegrar os meus dias... Nada disso! Trata-se de um estado de espírito, um querer sorrir constante, o cantarolar de uma música que não sai da cabeça, um bem-estar geral que me transporta para outros locais... O sonho e a imaginação levam-me a muitos locais, uns mais longíquos do que outros, alguns especiais, outros nem tanto... Recordam-me de pessoas, de momentos, de sorrisos, de olhares mágicos e quentes. Chamem-me romântica ou que quiserem mas gosto de sonhar e este gosto é daqueles que ainda ninguém é capaz de me tirar. Gosto de me sentir mais leve que uma pena, de procurar a alegria nas pequenas coisas. A vida é mesmo assim, feita de crescimento constante e de busca de algo novo. Estou assim... Feliz!

          Parabéns!!!


          O C. relembrou e eu tive saudades das belas tardes passadas, a vontade de criar algo novo e de superar todos os modelos criados anteriormente. E lembrei-me dos muitos momentos em que era bombardeada com a pergunta (como escrevi num outro lado): "queres ser engenheira?"...

          domingo, abril 29, 2007

          Leitura de fim-de-semana

          Mais um estudo...

          Chocolate supera prazer do beijo

          Uma equipa de médicos chefiada por David Lewis, de Londres, conclui através da análise de reacções cerebrais e cardíacas que o prazer de um chocolate na boca é mais forte e duradouro do que um beijo apaixonado. Os excitantes existentes no chocolate, sobretudo amargo, revelaram-se capazes de aumentar a pulsação das 60 batidas por segundo até às 140 e, o que é extraordinário, durante quatro vezes mais tempo.
          in Sábado, nº. 156

          Sempre soube que o prazer de chocolate superava muitos outros mas deste estudo não estava à espera...

          (hoje foi dia de mundança de visual, nada de muito drástico mas o essencial para me sentir bem :))

          sábado, abril 28, 2007

          Preciso...


          ... de um passeio à beira-mar num final de tarde. Sentir a água salgada os meus pés, o sol na minha pele e o vento nos meus cabelos. Quem me quer acompanhar?

          sexta-feira, abril 27, 2007

          Sinceramente não percebo...

          ... porque as pessoas, quando vêem alguém com flores, olham sempre para nós com aquele sorriso assim malicioso? Hoje senti-me assim no metro... Observada...

          domingo, abril 22, 2007

          Dia da Terra


          É hoje o dia do nosso pequeno planeta. Numa altura em que cada vez mais se fala na problemática das alterações globais, da deterioração do meio ambiente e do estado crítico em que alguns stocks de pesca se encontram (só para mencionar alguns dos problemas...) é necessário repensar modos de vida e de actuar para que a deterioração, ainda que não possa ser parada, possa ver a sua velocidade diminuída. Pensem nisto...

          domingo, abril 15, 2007

          Resumo...

          ... de uma semana que foi muito longa mas que ao mesmo tempo passou num instante para mim. Entre trabalho nos "meus" dois institutos e um curso ainda houve tempo para a imaginação trabalhar que nem uma máquina a magicar novas surpresas e novas ideias de decoração para o meu cantinho.
          Descobri coisas lindas esta semana e que gostava muito de as ter para mim. Tive mil e uma ideias coloridas para fazer e imaginei uma cozinha diferente. Será que vai ser possível? Acho que sim, ainda para mais com a ajuda de uma grande conselheira como a minha mãe acho que o meu cantinho vai ficar lindo!
          Depois, o curso. Desta feita, sobre estatística (com direito a algumas citações mais fora do comum, das quais aqui revelei uma...) que é sempre aquela ferramenta que dá jeito em qualquer que seja a nossa área de trabalho (sim, acreditem que apesar da complicação que a dedução matemática de muitas das distribuições de probabilidade possa parecer até que achei engraçado tudo aquilo... E, o mais importante, útil). E, no intervalo do curso, ainda deu para reavivar a minha vontade antiga de ser voluntária. Tudo resultou de um convite para integrar um grupo de trabalho ligado aos oceanos... Hum... Tenho de pensar bem se tenho tempo para isso mas penso que, mais do que do tempo disponível, o voluntariado depende acima de tudo da nossa vontade. E não sei se não irei mesmo mergulhar nesta nova actividade. Afinal, sempre o quis fazer (ainda que ligado à pediatria num qualquer hospital). Mas, não sendo possível, porque não aliar o interesse pela biologia marinha à vontade de fazer voluntariado? Tenho de pensar nisto...

          quinta-feira, abril 12, 2007

          Hoje...

          ... ouvi esta frase

          A estatística é como um soutien: só se vê o que ela deixa mostrar.
          Tenho para mim que esta frase foi dita pela primeira vez por um homem, não concordam?

          domingo, abril 08, 2007

          Paixão


          As filhas do Mondego a morte escura
          Longo tempo chorando memoraram,
          E, por memória eterna, em fonte pura
          As lágrimas choradas transformaram
          O nome que lhe puseram, que inda dura,
          Dos amores de Inês, que ali passaram.
          Vede que fresca fonte rega as flores,
          Que lágrimas são a água e o nome Amores
          .

          Os Lusíadas, Luís de Camões (canto III, estrofe 135)

          Haverá amor mais trágico na memória de Portugal que o de D. Pedro e Inês de Castro? Na minha memória, tenho a intensidade transmitida pelos versos de Camões no seu relato desta história de amor e ódio.

          Descobri agora um bonito serviço de mesa que faz alusão a este amor eterno. Chama-se Pedro e Inês e é descrito como "uma verdadeira obra prima". É belo, simples e enriquecido com estrofes do nosso poeta. Apaixonei-me por ele!!


          sábado, abril 07, 2007

          Dois anos

          Já lá vão dois anos que 22 pessoas se cruzaram pela primeira vez para entrarem numa mesma "aventura". Foram dois anos que passaram a correr e que serviram para confirmar as amizades criadas e descobrir aqueles que verdadeiramente me marcaram de uma ou outra forma. Dois anos de trabalho, maior ou menor proximidade e de muitas gargalhadas também! Dois anos em que uns abandoram a navegação e em que outros mudaram de vida. Mas, acima de tudo, dois anos em que deu para crescer e olhar para este início com um sorriso nos lábios e uma lágrima de saudade no canto do olho. Em resumo: dois anos de boas recordações! Venham os próximos!

          sexta-feira, abril 06, 2007

          Boa Páscoa


          Quando se dá um "passeio" por vários blogs nesta época de Páscoa o que se encontra é sempre a típica imagem de ovos e coelhos a desejar "Boa Páscoa!" ou algo do género "Comam muitas amêndoas!". Não querendo ser repetitiva decidi fazer uma pesquisa sobre tradições desta época e encontrei estes belos ovos que são oferecidos na Ucrânia, os ovos Pysanky. Aqui fica um pouco da sua história...

          A tradição de criar os ovos Pysanky começou há muitos anos atrás. Datam do Neolítico, quando os homens antigos viviam ainda em cavernas e caçavam para obter comida. A decoração de ovos, objectos místicos que criam vida, era uma forma de estar. Preservar a imagem de animais assegurava a breve captura da espécie perseguida. Desenhar plantas e outros objectos era a actividade do Homem. Era uma forma de oração e de preservar o espírito ou essência do animal ou objecto desenhado. Os desenhos antigos, com predominância do branco, castanho e preto, chamavam-se de Trypillian. Estes ovos são possuem um design semelhante em todos os artefactos do mundo antigo.

          (traduzido de Pysanka by Adriana)

          terça-feira, abril 03, 2007

          Adoro...

          ... preparar surpresas para os meus amigos e ver o sorriso no momento da descoberta!
          (as arrumações/mudanças na casa nova vão andando devagarinho, devagarinho...)

          segunda-feira, março 26, 2007

          Flores mágicas

          Midsummer Light, Tord Boontje
            Já há algum tempo que tinha visto uma foto deste candeeiro mas não sabia quem era o autor. Chamem-me romântica ou o que quiserem mas adoro tudo o que tenha flores. E depois de alguma pesquisa descobri de quem é este midsummer florido... É holandês e chama-se Tord Boontje. Criou este Midsummer light de que eu gosto muito para além de umas taças em vidro que, segundo li, são já um sucesso. Para conhecerem mais o trabalho deste holandês dêem uma volta pelo meu cantinho do design.

            domingo, março 25, 2007

            Inspirações e descobertas

            O acto de decorar uma casa rouba-nos tempo mas acaba por ser um bom "roubo". Porquê? Porque estamos a construir o local onde vamos passar muito tempo. Nestas últimas semanas tenho descoberto o gosto pela decoração, algo que nunca imaginei gostar tanto. Mas é verdade... Gosto da conjugação de cores, texturas, modelos e tudo o mais... Gosto de imaginar o resultado final... É certo que aquilo que imaginei no início não vai ser nada do que vai estar no final mas enfim, o que importa é que estou a gostar bastante!! Começou por uma grande dúvida nas cores das paredes e agora passa pela decisão da melhor disposição do "recheio". A ver vamos o resultado!

            E nos intervalos da inspiração tem havido tempo para descobrir uma Lisboa antiga do século XVII com poetas à mistura. Uma Lisboa que, não fossem os automóveis que teimam em passar e quebrar o sossego, nos faria viajar para outros tempos...

            sábado, março 24, 2007

            Querem uma E. coli versão peluche???


            Dêem uma volta por este link e digam lá de vossa justiça... Eu apenas posso dizer que existem pessoas para tudo!! E existem versões peluche para todos os "gostos" (se é que se pode chamar de "gosto"...). Enfim...

            sexta-feira, março 23, 2007

            Ainda sobre o Dia Mundial da Água...

            A EPAL, na Mãe d'Água (Praça das Amoreireas, 10, Lisboa) está a comemorar o Dia Mundial da Água com o Teatro de Água (iniciativa com jogos de água, luz e música). O espectáculo é de entrada livre e decorre até dia 25 de Março. No dia de amanhã, a iniciativa decorre das 1100 às 2100 e no domingo, das 1100 às 1800. Existem espectáculos de hora a hora. Aproveitem e bom fim-de-semana!!!

            quinta-feira, março 22, 2007

            Dia Mundial da Água


            Um dia sem dúvida importante e a ser referido já que sem água não é possível a vida. Num planeta com uma tão grande área de água e em que existem populações com tantas dificuldades em obterem água para sobreviverem, é imperativo que todos nós tenhamos em atenção a poupança de água no dia-a-dia e também que evitemos a ocorrência de episódios de poluição que possam, de alguma forma, afectar a qualidade das massas de água e a biodiversidade que delas depende. Pensem nisto...
              Para mais algumas informações dêem uma volta por
              aqui.

              Ponto da situação

              Muita coisa tem acontecido nos últimos tempos... Uma correria no trabalho, a tese que vai andando devagarinho, um poster que vai crescendo um pouco todos os dias e o "construir" do meu cantinho... Para além disso ainda tem havido tempo para novas ideias e partidas para alguns... Agora é tempo de uma semana de férias mas que tem sido mais de trabalho do que outra coisa. É assim!
              (a pedido de algumas famílias, nos próximos dias coloco uma fotos do meu "cantinho", boa?)

              terça-feira, fevereiro 27, 2007

              Little star

              “Cada estrela do céu, silenciosa e calma,
              Com a sua luz imprime e forma, estampa e cria
              Uma estrela-do-mar, dando-lhe vida e alma.”

              António Nobre

              sexta-feira, fevereiro 23, 2007

              Trovador da Liberdade

              Em cada esquina um amigo
              Em cada rosto igualdade

              ...a última trova neste mesmo dia em 1987...

              quarta-feira, fevereiro 14, 2007

              Uma data difícil de esquecer...

              ... o dia em que finalmente posso dizer que tenho um canto só meu!
              (e outra data também bastante importante... hoje celebra-se o Dia do Doente Coronário. Pense um pouco nessa maravilhosa máquina que bate no seu peito e torne-a, a cada dia que passa, mais saudável e forte! E, claro, feliz dia de São Valentim!)

              segunda-feira, fevereiro 12, 2007

              Uma dúvida existencial...

              ... acaba de me assaltar! Hum... O plural de woman é women ou womans? Digam de vossa justiça e caso não cheguem a uma brilhante conclusão perguntem a essa grande personalidade que é José Sócrates porque para ele, seja em português seja em inglês, o plural implica sempre um "s"...

              terça-feira, fevereiro 06, 2007

              Conhecimento

              "We know more about the moon's behind than the ocean's bottom."

              Fred Aldrich

              domingo, fevereiro 04, 2007

              É bom...

              ... reencontrar velhos amigos passado tanto tempo e ver que as gargalhadas e a boa disposição continuam a estar presentes na linha da frente!

              quarta-feira, janeiro 24, 2007

              Ansiedade...

              ... foi o meu principal sentimento nos últimos tempos.. Mas depois de hoje a alegria reina por estes lados... O primeiro passo está dado!

              sexta-feira, janeiro 19, 2007

              A mais bela história do mundo

              “Sim, seguramente trata-se da mais bela história do mundo, pois que é a nossa. Trazemo-la no mais profundo de nós próprios: o nosso corpo compõe-se dos átomos do universo, as nossas células encerram uma parcela do oceano primitivo, os nossos genes são, na sua maioria, comuns aos dos nossos vizinhos primatas, o nosso cérebro possui os estratos da evolução da inteligência e, quando se forma no ventre materno, o pequeno homem refaz, em acelerado, o percurso da evolução animal. A mais bela história do mundo, quem o negaria? Mas, qualquer que seja a visão, mística ou científica, que tenhamos das nossas origens, qualquer que seja a convicção, determinista ou céptica, religiosa ou agnóstica, há uma só moral que valha nesta história, um único dado essencial: nós não passamos de irrisórias faíscas aos olhos do universo. Assim possamos ter a sabedoria de nunca o esquecer.”

              A mais bela história do mundo – os segredos das nossas origens, Hubert Reeves, Joel de Rosnay, Yves Coppens, Dominique Simonnet

              segunda-feira, janeiro 08, 2007

              maybe...

              maybe truth maybe lies make me want you

              maybe dawn maybe rise i don’t know

              Love Show, Skye

              domingo, janeiro 07, 2007

              A quem interessar...


              ...hoje, na SIC, depois do Jornal da Noite. A reportagem "Jogos de Guerra" sobre a fragata Álvares Cabral (F331) - classe Vasco da Gama, e o seu desempenho num exercício de treino realizado em Plymounth. A ver!

              sábado, janeiro 06, 2007

              Vento




              Num mundo que eu raramente compreendo existem ventos de destino que sopram quando menos os esperamos. Por vezes sopram com a violência de um furacão, outras vezes mal os sentimos no rosto. Mas os ventos não podem ser negados, trazendo como muitas vezes trazem um futuro impossível de ignorar. Tu (...) és o vento que eu não antecipei, a rajada que soprou com mais força do que eu alguma vez imaginara possível. Tu és o meu destino.



              As palavras que nunca te direi, Nicholas Sparks

              sexta-feira, janeiro 05, 2007

              Sabem de quem é que tenho pena, muita pena?

              Dos jogadores de futebol que agora vão passar a pagar impostos como o resto dos comuns dos mortais!
                (ok, eu sei que nos clubes de futebol mais pequenos os ordenados não são os mesmos que num SCP, FCP ou SLB... mas para os jogadores dos ditos "grandes" acho muito bem. Afinal, estes impostos vão parecer trocados, não é?)

                quinta-feira, janeiro 04, 2007

                Polémicas à parte...

                (imagem do Expresso)

                ...muito se tem dito nos últimos dias sobre a tragédia que ocorreu na semana passada com uma embarcação de pesca na Nazaré. Afirma-se que os dispositivos de socorro (Marinha - MGP, Força Aérea - FAP) demoraram muito tempo a chegar ao local e que se essa demora não tivesse existido o final poderia ter sido muito diferente. Talvez... Mas antes de mais (não querendo com isto estar a defender a MGP ou a FAP), é necessário ter em conta o tempo de prontidão de cada dispositivo e a localização desses meios de socorro (no caso da FAP, na BA6 no Montijo).
                O evitar de uma tragédia não passa somente pelos meios de socorro mas também pelos meios de prevenção que devem existir a bordo. Num dos blocos informativos da SIC foi entrevistado o prof. Carlos Sousa Reis (Faculdade de Ciências - Universidade de Lisboa) sobre as condições de segurança que existem a bordo das embarcações de pesca e o que foi dito é que uma norma de segurança tão básica como o uso de coletes de salvação quando se trabalha no convés não é cumprida.
                A prevenção (uso de coletes, dispositivos de GPS e rádio a funcionar correctamente, número de balsas salva-vidas em número suficiente para a guarnição, entre outros) deve ser considerada antes de mais nada. Provavelmente poderia repensar-se a localização das "sedes" dos meios de socorro ao longo de toda a nossa costa... Mas, na minha opinião, talvez a prevenção deva também ser repensada para minimizar ou evitar acontecimentos indesejados...

                quarta-feira, janeiro 03, 2007

                Aqui está o início...


                ... da escrita da minha tese de mestrado!
                (ok, é claro que esta não vai ser a primeira página mas eu tinha de começar por algum lado, não é verdade?)

                terça-feira, janeiro 02, 2007

                segunda-feira, janeiro 01, 2007

                Primeiro dia do ano, primeiro serviço do ano...


                Aqui estou eu no primeiro dia de 2007 de serviço à Pátria... Apesar de estar com uma valente gripe que teima em não me largar, o dever chamou hoje bem cedo e não se podem fugir a estas coisas. Pelo menos tenho uma garantia: que no primeiro dia de 2008 não estarei de serviço, de certeza! Sim, porque pode haver muito granel por aqui mas ainda existem certas coisas que nos são garantidas...


                Muitas resoluções tenho para este ano, a nível profissional e pessoal. Só espero que este seja um ano de muitas alegrias e surpresas muito boas tanto para mim como para aqueles que me rodeiam porque todos nós merecemos ter um brilhozinho no olhar...


                BOM 2007!