terça-feira, julho 24, 2007
Pois é...
domingo, julho 22, 2007
Amores Perfeitos
Desde aquele dia em que depositara uma flor na campa de Leonor, Carlos calara o nome dela para sempre no seu coração. E no entanto, cinquenta e dois anos depois, ainda era capaz de se ver a despedir-se dela em Malange. Era um final de tarde cinzento, coberto de nuvens pesadas, levantara-se uma aragem morna que lhe trazia o odor fresco da terra recentemente remexida, oferecendo aquele momento uma intensidade, uma realidade, ainda mais dolorosa. Atrás de Carlos ficava a casa de Leonor, à frente o sertão imenso era a paisagem ideal dos amores perfeitos. Carlos depositou a flor na campa e ficou ali de pé, imóvel na sua tristeza. "Não te vou esquecer nunca, minha querida, vou apenas calar o teu nome para não enloquecer. Desculpa-me se te falhei, se não estava presente para te salvar. É uma mágoa, uma culpa, que terei de carregar durante o resto da minha vida. Despeço-me agora, querida Leonor, com a certeza de que nunca voltarei a amar ninguém como te amei a ti".(...)
Desde então, não houve uma única alma na face da Terra que tivesse ouvida da boca de Carlos o nome de Leonor, mas só ele sabia que nã passou um único dia sem ter um pensamento para ela.
sábado, julho 14, 2007
O tempo...
sexta-feira, julho 06, 2007
Parábola do Capitão do Navio
Apesar de...
segunda-feira, julho 02, 2007
Alguém...
Depois houve também tempo para um rumar a norte até uma cidade mágica, cheia de encantos e tradições. Pela primeira vez estive na Queima de Coimbra e é claro que gostei bastante. E, o que era inevitável, o colocar de novo uma capa trouxe mil e uma lembranças, mil e um pensamentos à minha cabeça. Recordei belos momentos passados com aquelas pessoas que nos marcam. Momentos de muito alegria, algum stress e (felizmente!) poucas tristezas. E, é claro, S., não me posso esquecer do que te prometi... Aí estarei ao teu lado na Serenata do próximo ano!
domingo, julho 01, 2007
terça-feira, junho 26, 2007
Leitura terminada...
domingo, maio 20, 2007
quarta-feira, maio 02, 2007
O poder da mente
terça-feira, maio 01, 2007
Que dia é hoje?
No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket. Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais. A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Nos Açores à a tradição dos "Maios" que são bonecos que as pessoas fazem com panos ou mesmo com bonecos que têm em casa e colocam nas varandas ou nas janelas. No dia 1 de Maio as pessoas saem à rua e vão ver os "Maios".
segunda-feira, abril 30, 2007
Há dias...
Parabéns!!!
domingo, abril 29, 2007
Leitura de fim-de-semana
Chocolate supera prazer do beijoUma equipa de médicos chefiada por David Lewis, de Londres, conclui através da análise de reacções cerebrais e cardíacas que o prazer de um chocolate na boca é mais forte e duradouro do que um beijo apaixonado. Os excitantes existentes no chocolate, sobretudo amargo, revelaram-se capazes de aumentar a pulsação das 60 batidas por segundo até às 140 e, o que é extraordinário, durante quatro vezes mais tempo.
sábado, abril 28, 2007
Preciso...
sexta-feira, abril 27, 2007
Sinceramente não percebo...
quinta-feira, abril 26, 2007
domingo, abril 22, 2007
Dia da Terra
segunda-feira, abril 16, 2007
domingo, abril 15, 2007
Resumo...
quinta-feira, abril 12, 2007
Hoje...
A estatística é como um soutien: só se vê o que ela deixa mostrar.
domingo, abril 08, 2007
Paixão
As filhas do Mondego a morte escura
Longo tempo chorando memoraram,
E, por memória eterna, em fonte pura
As lágrimas choradas transformaram
O nome que lhe puseram, que inda dura,
Dos amores de Inês, que ali passaram.
Vede que fresca fonte rega as flores,
Que lágrimas são a água e o nome Amores.
Haverá amor mais trágico na memória de Portugal que o de D. Pedro e Inês de Castro? Na minha memória, tenho a intensidade transmitida pelos versos de Camões no seu relato desta história de amor e ódio.
Descobri agora um bonito serviço de mesa que faz alusão a este amor eterno. Chama-se Pedro e Inês e é descrito como "uma verdadeira obra prima". É belo, simples e enriquecido com estrofes do nosso poeta. Apaixonei-me por ele!!
sábado, abril 07, 2007
Dois anos
sexta-feira, abril 06, 2007
Boa Páscoa
A tradição de criar os ovos Pysanky começou há muitos anos atrás. Datam do Neolítico, quando os homens antigos viviam ainda em cavernas e caçavam para obter comida. A decoração de ovos, objectos místicos que criam vida, era uma forma de estar. Preservar a imagem de animais assegurava a breve captura da espécie perseguida. Desenhar plantas e outros objectos era a actividade do Homem. Era uma forma de oração e de preservar o espírito ou essência do animal ou objecto desenhado. Os desenhos antigos, com predominância do branco, castanho e preto, chamavam-se de Trypillian. Estes ovos são possuem um design semelhante em todos os artefactos do mundo antigo.
terça-feira, abril 03, 2007
Adoro...
domingo, abril 01, 2007
segunda-feira, março 26, 2007
Flores mágicas
domingo, março 25, 2007
Inspirações e descobertas
sábado, março 24, 2007
Querem uma E. coli versão peluche???
sexta-feira, março 23, 2007
Ainda sobre o Dia Mundial da Água...
quinta-feira, março 22, 2007
Dia Mundial da Água
Ponto da situação
quarta-feira, março 21, 2007
segunda-feira, março 19, 2007
terça-feira, fevereiro 27, 2007
Little star
“Cada estrela do céu, silenciosa e calma,
Com a sua luz imprime e forma, estampa e cria
Uma estrela-do-mar, dando-lhe vida e alma.”
sexta-feira, fevereiro 23, 2007
quarta-feira, fevereiro 14, 2007
Uma data difícil de esquecer...
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
Uma dúvida existencial...
terça-feira, fevereiro 06, 2007
segunda-feira, fevereiro 05, 2007
domingo, fevereiro 04, 2007
É bom...
domingo, janeiro 28, 2007
quarta-feira, janeiro 24, 2007
Ansiedade...
sexta-feira, janeiro 19, 2007
A mais bela história do mundo
“Sim, seguramente trata-se da mais bela história do mundo, pois que é a nossa. Trazemo-la no mais profundo de nós próprios: o nosso corpo compõe-se dos átomos do universo, as nossas células encerram uma parcela do oceano primitivo, os nossos genes são, na sua maioria, comuns aos dos nossos vizinhos primatas, o nosso cérebro possui os estratos da evolução da inteligência e, quando se forma no ventre materno, o pequeno homem refaz, em acelerado, o percurso da evolução animal. A mais bela história do mundo, quem o negaria? Mas, qualquer que seja a visão, mística ou científica, que tenhamos das nossas origens, qualquer que seja a convicção, determinista ou céptica, religiosa ou agnóstica, há uma só moral que valha nesta história, um único dado essencial: nós não passamos de irrisórias faíscas aos olhos do universo. Assim possamos ter a sabedoria de nunca o esquecer.”
segunda-feira, janeiro 08, 2007
domingo, janeiro 07, 2007
A quem interessar...
sábado, janeiro 06, 2007
Vento
Num mundo que eu raramente compreendo existem ventos de destino que sopram quando menos os esperamos. Por vezes sopram com a violência de um furacão, outras vezes mal os sentimos no rosto. Mas os ventos não podem ser negados, trazendo como muitas vezes trazem um futuro impossível de ignorar. Tu (...) és o vento que eu não antecipei, a rajada que soprou com mais força do que eu alguma vez imaginara possível. Tu és o meu destino.
sexta-feira, janeiro 05, 2007
Sabem de quem é que tenho pena, muita pena?
quinta-feira, janeiro 04, 2007
Polémicas à parte...
quarta-feira, janeiro 03, 2007
Aqui está o início...
terça-feira, janeiro 02, 2007
segunda-feira, janeiro 01, 2007
Primeiro dia do ano, primeiro serviço do ano...
Aqui estou eu no primeiro dia de 2007 de serviço à Pátria... Apesar de estar com uma valente gripe que teima em não me largar, o dever chamou hoje bem cedo e não se podem fugir a estas coisas. Pelo menos tenho uma garantia: que no primeiro dia de 2008 não estarei de serviço, de certeza! Sim, porque pode haver muito granel por aqui mas ainda existem certas coisas que nos são garantidas...
Muitas resoluções tenho para este ano, a nível profissional e pessoal. Só espero que este seja um ano de muitas alegrias e surpresas muito boas tanto para mim como para aqueles que me rodeiam porque todos nós merecemos ter um brilhozinho no olhar...
BOM 2007!