sexta-feira, abril 23, 2010

Nem...

imagem daqui


... a propósito do meu último post de ontem. Comemora-se hoje o Dia Internacional da Leitura. Sem dúvida um dia importante, pelo menos para mim. Eu sou daquelas pessoas que anda sempre com um livro atrás para onde quer que seja. Vive ansiosamente à espera da próxima Feira do Livro (visitante assídua todos os anos). É um dos meus prazers e, provavelmente, um dos meus principais vícios nas compras (sim, surpreendam-se! Apesar de mulher, o meu principal vício não passa tanto por roupas, sapatos ou outros acessórios mas sim por livros!). Não há vez que não entre na Fnac que consiga sair de lá sem comprar um livro qualquer. Tenho os meus autores preferidos, nacionais (Mia Couto e Daniel Sampaio) e estrangeiros (Thomas Harris e Craig Russel). Estilos muito diferentes mas que me viciam e que me fazem espairecer da vida de formiguinha.
Neste momento (como podem ver aqui na coluna do lado) ando a ler dois livros: "Porque os homens amam as mulheres poderosas?" de Sherry Argov e "Águia de Sangue" de Craig Russel. O primeiro serve, claramente, para desanuviar da correria do dia-a-dia. Comenta as relações entre homens e mulheres com um toque de humor que ajuda sempre a descomprimir. Mas, como já diz o ditado: "A brincar, a brincar, se dizem as verdades". Em jeito de humor, analisa as reacções que homens e mulheres apresentam nas suas relações e que podem conduzir tanto ao sucesso como à desgraça de uma relação. São conselhos que, nos dias de hoje, fazem sentido em muitas circunstâncias (embora eu tenha uma opinião muiot própria sobre este assunto: se a relação entre duas pessoas já não está famosa, não são livros deste género que lhe vão dar alento. O alento da relação passa pelas pequenas coisas do dia-a-dia e por alimentar a relação sempre e não somente nos dias considerados especiais ou tidos como fundamentais na sociedade em que vivemos fruto do marketing ou de tradições que não as nossas).
Já o segundo é de um dos meus géneros preferidos. Policial. Neste caso concreto, trata-se da história em torno de um serial killer que pratica os seus crimes na cidade de Hamburgo. Verdadeiramente viciante a escrita de Craig Russel que me fez ler a uma velocidade alucinante um outro livro dentro da mesma temática também passado em Hamburgo ("O Irmão Grim" de que já falei anteriormente). Para quem gosta do tema, é um livro que vale bastante a pena (apesar de ainda não o ter terminado já faz parte dos favoritos! Quando terminar, faço um pequeno resumo para vos despertar o interesse hehehe).
Leiam muito, descubram coisas novas nas páginas de um livro que nos transporta sempre para outras paragens e nos faz viver a vida de outros. Ajudem-se a descobrirem-se a vocês próprios a cada página. Sim, porque um livro possui essa capacidade. Experimentem diferentes géneros. Nunca digam que não lêem por não ter tempo. Esforcem-se! Ler é um dos melhores hobbies que se pode ter hoje em dia. Para mim, valem bem a pena as páginas que leio ao final do dia. Bom dia da leitura para todos!

2 comentários:

  1. Eu fiquei nesse estado quando li o primeiro livro dos Hunger Games. Nao consegui largar o bendito livro ate ao final ;)

    Sabes, eu também andava sempre com um livro atrás. Mas agora moro tão pertinho da faculdade que não vale a pena! Infelizmente acabei por cortar um bocado o meu tempo de leitura... antes lia sempre todos os dias nos transportes, agora e quando tenho tempo. Nao e ato certo, mas também quando pego na leitura tendo a ler mais tempo seguido.

    Enfim, no fundo também sou viciada em livros, portanto compreendo-te muito bem ;)

    ResponderEliminar
  2. Pois, como eu ainda não tenho a sorte de morar bem perto do trabalho aproveito sempre os transportes para ir actualizando as leituras.

    ResponderEliminar