quinta-feira, outubro 27, 2011

Aqui...

... me confesso: eu vejo o programa do Dr. Oz na SIC Mulher. Tenho destas coisas, fazer o quê! E no último programa a que assisti mais uma vez pensei no mesmo: o acesso que os americanos têm aos cuidados de saúde é desigual e injusto num país que tanto fala na igualdade de oportunidades. Como devem saber, nos EUA apenas quem tem seguro de saúde tem acesso aos cuidados de saúde. Caso contrário, não possuem capacidade financeira para pagar os cuidados de que necessitarem. Por cá, muito nos queixamos das condições que o Serviço Nacional de Saúde nos proporciona. É certo que não são as melhores mas permitem que pessoas de menores posses financeiras consigam ter alguns cuidados de saúde ainda que mínimos (é certo que depois podem não ter dinheiro para os tratamentos, exames e medicamentos...) mas sempre conseguem ter alguma coisa. Faz-me confusão a realidade americana, confesso. Acho que ainda prefiro o nosso Sistema com falhas do que a ausência total de cuidados...

4 comentários:

  1. Concordo! Não temos que ser sempre os piores...

    ResponderEliminar
  2. Claramente!!! Acho que estamos sempre a olhar para fora e a dizer que os outros é que têm coisas boas quando nem sempre é assim. Temos de ter mais orgulho naquilo que temos :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o nosso sistema de saúde até é muito bom quando comparado com outros. Já teve dias piores e tudo, agora já está ligeiramente mais rápido porque pedes uma consulta e já não leva anos e anos (por exemplo o meu pai recebeu um papel para ir a uma consulta depois de ter falecido). Mas mesmo mau é o que temos e que para quem não pode pagar mais é uma mais valia.
    Sobre o programa, admito que já vi...mas depois ficava sempre a pensar que podia ter esta ou aquela doença e desisti. Ficava sempre pior depois de o ver.

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo: actualmente o nosso SNS funciona bem melhor do que há uns anos atrás. A sensação que tenho é mesmo essa, de que as listas de espera estão bem menores e que já não acontecem episódios como o que descreveste...

    Quanto ao programa: realmente em determinadas situações torna-nos um poucos mais hipocondríacas do que aquilo que podemos ser já mas tem sempre boas dicas :)

    ResponderEliminar