sábado, novembro 09, 2013

Do...

... exercício, ginásios, prática desportiva e afins...

Podemos ser mais ou menos distraídos, mais ou menos atentos... Mas uma coisa é certa: os portugueses estão cada vez mais preocupados com o seu bem-estar e a sua forma física e isso vê-se, seja nos ginásios ou nas ruas onde cada vez mais pessoas utilizam para a prática desportiva. Basta passar um dia de manhã pelo Jamor ou por Monsanto e muitos são os corredores e os ciclistas que podemos encontrar a fazer os seus treinos. E engane-se quem pensar que isto acontece apenas ao fim-de-semana... É ver. em qualquer dia da semana, muitas pessoas dedicadas à prática do seu desporto favorito (ou pelo menos aquele que conseguem praticar de forma mais regular). Aliás, para os mais curiosos e amantes de corrida, existem uns treinos que ocorrem algures em Monsanto e que têm o simpático nome de "hora do esquilo" e que são treinos de corrida que começam lá para as 6h da manhã! Gosto desta preocupação e de não ser uma das poucas do grupo de amigos ou de colegas do trabalho que me dedico ao desporto.

Mas o verdadeiro assunto deste post prende-se com os ginásios. Em tempos de crise, muitas têm sido as pessoas que têm deixado de frequentar estes locais que antes faziam parte das suas rotinas. As mensalidades não são propriamente "preço de amigo", existem os famosos períodos de fidelização, entre outros detalhes. Porém, nem todos conseguimos fugir destes locais. Eu, por exemplo, mesmo que queria preciso de andar no ginásio fruto das necessidades de fortalecimento muscular específico nos joelhos e que não consigo fazer da melhor forma em casa ou na rua. São exercícios específicos em que necessito de recorrer às máquinas que existem nos ginásios e não tenho mesmo outra forma (sei que existem algumas possibilidades recorrendo a esquemas de exercícios que não são feitos neste tipo de equipamentos mas, o que é certo, é que sinto uma clara diferença na prática de exercício físico quando dedico algum tempo cuidado ao fortalecimento muscular). Pois bem, fora o ginásio ainda pratico corrida regularmente e o meu objectivo no ginásio está longe de ser o de emagrecer ou objectivos afins. Atenção, não estou aqui a questionar quem anda no ginásio com esse objectivo. Aliás, considero que seja mesmo de louvar e tudo o que podermos fazer pela nossa saúde é pouco e aplaudo quem o faço. O que quero dizer é que apenas me dedico ao fortalecimento muscular e consigo treinar bem sozinha...

Por isso, senhores PT que andam em buscar de vender os vossos pacotes de treinos... Compreendo que estejam a fazer o vosso trabalho, que vos estabeleçam objectivos individuais enquanto colaboradores de um ginásio mas... Eu não sou um bom alvo... Estou muito longe disso. Consigo e gosto muito de treinar sozinha e consigo ter resultados assim. Conheço-me muito bem e sou bastante teimosa quando quero chegar a algum lado e estabeleço objectivos para mim própria. Por isso tentarem impingir-me a toda a força pacotes de treinos de 60 minutos pela módica quantia de 653€... Nop, estou muito, muito longe de ser a vossa cliente ideal. Portanto, nem sequer tentem!

A gerência agradece...

6 comentários:

  1. essa tag de mau feitio está mal, devia ser "bom senso" :)

    É realmente abusivo pedir o equivalente a o que muita gente ganha por mês para treinar a um nível meramente amador.

    Além disso, existe muita bibliografia e muita informação dispersa na internet que desde que consultada com bom senso, pode ser mais do que suficiente para um treino autónomo.

    E esse treino a solo também é uma excelente forma de nos motivarmos intrinsecamente, de conseguirmos estabelecer objectivos, sempre realistas,as muito mais duradouros que que se proviessem de alguém que nos dá umas dicas quando estamos a treinar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tag deste post é mais do "desabafo" ;)

      Acho ridículo que, num tempo destes (e em outro qualquer), peçam mais do que o ordenado mínimo do nosso país para treinar uma pessoa. Na minha opinião, a moda dos PT é mais uma daquelas que apareceu no nosso país e me parece descabida. Eu nem queria acreditar quando me disseram o valor de uma coisa sobre a qual eu nem tinha feito qualquer questão. Quando me inscrevi no ginásio foi para treino a solo porque é isso que verdadeiramente me desafia.

      Não me desafia nada de nada ter alguém a falar comigo e a sorrir para mim apenas porque sim e porque está a receber dinheiro para isso (ai que isto agora pode descambar se for lido fora do contexto...). Não é isso que me faz ir mais longe e desafiar-me

      Acho que me consigo motivar (e bem!) para conseguir ultrapassar aqueles objectivos que estabeleço a mim própria. E dicas e postas de pescada... Qualquer pessoa pode mandar ;)

      Eliminar
  2. Chiça!!! Isso tudo? Então no ginásio onde eu ando o serviço de PT é mesmo baixo (se não estou em erro são cerca de 150/200). Eu também ando no ginásio, adoro aquilo, tenho um plano de treino, faço aulas de cycling e como temos sempre dois monitores se tivermos dúvidas é só dizer e lá está ele :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tudo isso. Por sessões de 60 minutos, 3x por semana. Eu acho ridículo este tipo de abordagem e de preços na época por que estamos a passar. A bem da verdade, acho ridículo em qualquer altura ter de pagar estes preços exorbitantes mas pronto. Eu também prefiro treinar assim: fazer os exercícios nas máquinas e participar nesta ou naquela aula de grupo. Qualquer dúvida que tenho, pergunto ao monitor que estiver presente e isso basta-me! Não é ter alguém ao meu lado que me faz treinar com mais vontade ;). Um bom domingo!

      Eliminar
  3. Esses moços são mais ou menos como os dos cartões do Barclays. Chatérrimos e normalmente só convencem quem não sabe pensar pela própria cabeça!!
    Quem quer fazer exercício arranja maneira, no ginásio ou fora, tendo em conta o dinheiro disponível que tem para isso, não é?

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha agora é que encontraste a comparação perfeita! É que é mesmo isso! Eu ando no ginásio mais por indicação médica do que por outra coisa porque aquilo que gosto realmente, em matéria desportiva, é a prática de exercício ao ar livre mas não tenho grande volta a dar. Agora virem dizer-me que apenas tendo um PT é que se consegue passar para um outro nível da preparação física e que isso nos motiva muito mais? Não, não caio facilmente nessa conversa. Acho que se estivermos verdadeiramente motivados para o desporto não é ter alguém ao nosso lado que nos vai fazer ir mais além, é a nossa própria força de vontade que nos faz superarmo-nos e isso é que é relevante. E cada um sabe do seu bolso...

      Mas parece-me que o valor de 653€ é de loucura em qualquer fase económica... Seja de crise ou não!

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar