sexta-feira, novembro 29, 2013

Nos...

... bancos de escola muita teoria se aprende de como deve ser feita uma boa gestão do capital humano de uma organização. As teorias e ferramentas que nos são passadas para aplicação na gestão de recursos humanos nem sempre são aplicadas da melhor forma na verdadeira realidade do mercado de trabalho. Tudo o que se relacione com gerir pessoas, os seus anseios e as suas vontades é demasiado complicado de gerir pois, na maior parte dos casos, o que acaba por prevalecer são os interesses de outros mais acima e o desejo final da organização. Compreendo que a gestão de pessoas deva reunir duas partes fulcrais: os interesses da organização e os interesses das pessoas. Porque colocar pessoas desmotivadas numa determina função é meio caminho andando para que, tanto a pessoa em causa como a organização, percam e muito a curto ou médio prazo. A produtividade vai ser bastante reduzida, a vontade de ir trabalhar vai reduzir a níveis incomportáveis de dia para dia e as relações laborais vão tender sempre a piorar, nunca o contrário. Não será muito mais importante permitir às pessoas que apliquem as competências que tenham vindo a ganhar com o tempo em funções que podem vir a ser muito mais úteis do que aprisioná-las em outras que nada têm a ver com aquilo que pretendem fazer, funções que apenas vão servir para cristalizar a pessoa na organizar, fazê-la desmotivar, desvalorizar e perder a vontade de contribuir em pleno para os objectivos da organização? 

Se existem responsáveis pela gestão de pessoas numa organização, essa gestão deve recorrer ao máximo a todas as ferramentas que tem ao seu dispor e tentar encontrar o equilíbrio entre os desejos das pessoas e os da organização. Apenas assim se terá colaboradores produtivos. Apenas assim se terá uma organização que se consiga demarcar das demais pela positiva por considerar uma mais-valia valorizar os seus recursos humanos.

E fico tão triste que à minha volta não seja assim...

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Fôssemos nós os gestores de RH e as coisas não funcionavam desta maneira ;)

      Eliminar
  2. É o pão nosso de cada dia... Pessoas com responsabilidade que não se ridentificam com a empresa em que trabalham e não partilham dos seus valores... Está aqui uma "anedota", "piada", "história" ou o que lhe quiserem chamar sobre o que são os RH em quase todas as empresas... http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=01092
    FM

    ResponderEliminar