segunda-feira, novembro 28, 2011

Ainda...

... sobre o assunto do último post: e o mais assustador é ver que as pessoas não sabem que acontecimentos da história de Portugal são comemorados nos dias 05OUT e 01DEZ. Estou a assistir às notícias e é de levar as mãos à cabeça com as respostas que as pessoas dão sobre este assunto. Há quem diga que 01DEZ é um feriado religioso... What? Mas que andou esta gente a fazer quando deu História na escola? Será que não se lembram do importante papel que teve o Palácio de Vila Viçosa teve neste longínquo dia de Dezembro de 1640? É nestes momentos que fico triste por a maioria das pessoas parecerem que vivem alienadas e não se interessarem por algo que temos de tão nosso. Na reportagem que acabei de ver apenas três pessoas sabiam verdadeiramente a que se referem estes dois feriados, curiosamente (ou não!) menos jovens (tendo um deles dito que, já que se estavam a retirar dois feriados tão importantes da nossa História, então também se devia retirar o feirado de 25ABR... Dou-lhe toda a razão... Se é para abolir feriados referentes a acontecimentos marcantes, então retiramos estes três e não se fala mais no assunto!). Ainda há dias circulava pela Internet em diversas redes sociais e blogs o vídeo em que eram feitas perguntas de cultura geral a jovens universitários portugueses para mostrar em que ponto estamos. Pois, nessa altura todos criticaram estes jovens que nada sabiam sobre questões bem simples. Mas, ao ver esta reportagem... Será que são somente os jovens que têm de aprender alguma coisa?

(perdoem-me se parecer um pouco irritada mas confesso que não conhecermos aquilo que temos de tão nosso faz-me confusão... a sério que faz...)

4 comentários:

  1. lol! mas tens razao e acredita se perguntares ninguém sabe o que significa o palácio de vila viçosa!

    ResponderEliminar
  2. estas coisas fazem-me muita confusão, a sério! É que isto não são daquelas pormenores que apenas interessam a pessoas que são de História ou que gostam de História. Trata-se mais de acontecimentos marcantes do próprio País...

    ResponderEliminar
  3. Querida Fiona, viste o scketch, que fizeram no "Estado de graça", sobre retirarem o feriado do 25 de Abril? Ah e já agora o 1º de Maio, também!!!!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não vi, Turista. Mas vou ver se esse scketch está no YouTube. :)

    ResponderEliminar