quinta-feira, novembro 10, 2011

Encontrei...

... esta imagem no blog da Frutinha, o Desabafos e Coisas, e achei engraçada. No mundo na moda, todos os consultores de imagem referem que o guarda-roupa de uma mulher deve ter um conjunto de peças básicas para que ela possa estar pronta para todas as situações: uma camisa branca, uns jeans de tom escuro, um vestido preto, uma gabardine ou trench coat, uns sapatos pretos de salto alto ou umas calças pretas de corte direito... Quantas de nós teremos estas peças escondidas no roupeiro lá de casa? Pois bem... Ao descobrir esta lista em que são referidas 50 peças básicas a ter no roupeiro ainda vem complicar mais! Afinal são 10 ou 50 os básicos que devemos ter? Gosto muito de moda (aqui me confesso!) e gosto de estar a par das tendências embora não seja daquelas pessoas que a segue de forma cega sem pensar naquilo que efectivamente me fica bem. Concordo que todas as mulheres (e homens também, que nestas coisas eles também são chamados ao assunto) devem ter um conjunto de peças básicas que sejam capazes de abranger o máximo de situações que possam encontrar no seu dia-a-dia de forma a estarem sempre bem.
Embora concorde com as peças consideradas básicas, acho que o básico deve ser cada um de nós a definir. Nem todos temos a mesma actividade profissional ou a mesma vida social e temos de nos adaptar a isso. Não podemos seguir cegamente tudo aquilo que vemos no que toca a moda e depois comprarmos esta ou aquela peça de roupa apenas porque alguém disse ser fundamental para o nosso guarda-roupa quando sabemos que nunca a iremos usar na vida! Há que fazer adaptações à vida, ao nível de conforto desejado e ao ritmo de cada um.
Acho que, mais do que tudo, a moda deve servir mais como inspiração e ser adaptada a cada personalidade do que ser seguida e parecer que nos vestimos todos de igual. Pensando assim, eu tenho o meu conjunto de peças básicas (algumas delas comuns às listas anteriores) e aqui vos deixo a lista da Fiona para o dia-a-dia:
- camisa branca: tenho várias, umas mais clássicas outras nem tanto. Acho que é aquela peça de roupa que se adapta a qualquer situação, seja ela mais formal ou informal. E tenho que concordar com o que diz a Carolina Herrera que acha fundamental a camisa branca para construir uma grande variedade de looks.
- relógio masculino: nem todos os relógios são adequados a uma realidade profissional mais formal. Desde que comecei a trabalhar, habituei-me a usar relógios e confesso que gosto bastante da imagem que conferem.
- blaser azul escuro: outra peça de roupa que, para mim, funciona como a camisa branca. Posso perfeitamente vesti-lo numa situação mais formal bem como adaptá-lo para uma aparência mais desportiva. Tudo se resume a saber jogar com os acessórios e as peças base.
- botas de cano alto: para mim, fundamentais em preto e em castanho.
- jeans de lavagem escura: sem dúvida os mais versáteis e os quais conseguimos usar numa maior variedade de situações.
- sapatos pretos de salto alto: o básico para uma saída. Confortáveis acima de tudo.
- écharpe: fundamentais para dar aquele toque a um look simples. Uma simples t-shirt branca parece logo outra quando conjugada com uma bela écharpe.
- cardigans: das cores mais variadas, qual arco íris
- gabardine ou trench coat: no básico bege que acho que é aquele mais versártil.

E vocês? Qual é a vossa lista de básicos?

2 comentários:

  1. Querida Fiona, concordo contigo que cada um deve adaptar o seu guarda-roupa à actividade que exerce e à vida social que tem.
    Gosto dos teus básicos, mas acrescento umas calças escuras de tecido e colares e/ou fios, que a par das écharpes, modificam completamente um visual. :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, calças escuras de tecido e corte mais clássico e colares/fios também são fundamentais para qualquer mulher ;)

    ResponderEliminar