quinta-feira, novembro 17, 2011

Quem...


... não se recorda do Euro 2004 e do que uma selecção e Scolari fizeram ao espírito de todos os portugueses? Impossível esquecer a imagem de janelas e janelas, carros e mais carros com a Bandeira Nacional a ondular ao vento. Impossível esquecer o positivismo, força e garra que todos os portugueses tinham naquela altura, muita dela captada em directo nos muitos jogos que a nossa selecção fez e que, golo atrás de golo, chegou a uma final do Euro (vá, perdeu com a Grécia no primeiro e no último jogo mas isso agora também não interessa nada...). O que interessa é ver a forma como este país vive o futebol e se liga aos jogadores da selecção nacional (isto até parece uma continuação do post anterior mas não é essa a intenção).
A intenção deste post prende-se com a notícia que foi vinculada sobre o filho de 3 anos de Carlos Martins que necessita urgentemente de um transplante de medula óssea. O apelo para a dádiva foi feita pelo próprio pai e divulgada nos mais diversos meios de comunicação e redes sociais após se verificar que nenhum familiar era compatível com a pequena criança. Trata-se da possibilidade de salvar uma vida. Doentes a necessitarem de transplantes de medula óssea são muitos por esse país e mundo fora. E apelos como este possuem a capacidade de mobilizar os portugueses para participarem numa das causas que mais valor pode ter: ajudar o próximo. O facto de se tratar de uma figura pública e ainda para mais do filho de um jogador da selecção nacional leva-me a crer que, nos próximos dias, muitos portugueses se irão dirigir aos hospitais para saberem mais informações para se tornarem dadores de medula óssea. Quero acreditar que sim. Pois não estarão apenas a permitir salvar a vida do filho de Carlos Martins. Estarão a contribuir para salvar a vida de muitas outras pessoas já que, mesmo que não sejam compatíveis com o filho de Carlos Martins, irão sê-lo de certeza com outras pessoas de que necessitem.
Sejam solidários e, se puderem, tornem-se dadores de medula óssea e também de sangue. São recursos muito necessários nos nossos hospitais e que poderão ajudar muitas vidas. E não se prendam somente à imagem de figuras públicas. Pensem também nos inúmeros anónimos que sofrem nas suas casas à espera de um dador compatível e que agradecem toda a vossa disponibilidade.

Para saberem mais sobre o transplante de medula óssea consultem este link: Ministério da Saúde.

Para saberem em que locais podem efectuar a doação de medula óssea, visitem as páginas dos Centros de Histocompatibilidade do Norte e do Sul.

Sejam solidários!

2 comentários:

  1. Fiona, meus mais sinceros parabéns por essa maravilhosa postagem. A sua chamada à doação já pode motivar um grande número de pessoas a participar desse ato de caridade.
    Um grande beijo no seu coração.
    Manoel - Brasil.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Manoel. A intenção é mesmo mostrar às pessoas de que forma podem ajudar o próximo :)

    ResponderEliminar