quarta-feira, agosto 08, 2012

Poderão...

(imagem weheartit)

... chamar-me esquisitinha, retrógrada, o que quiserem mas existem algumas coisas que me fazem uma certa confusão nos tempos actuais... E uma dessas coisas é a exposição a que algumas pessoas se dão nas redes sociais. Parece que têm uma necessidade exacerbada de partilhar tudo aquilo que estão a fazer naquele exacto momento (ainda estou à espera de qualquer dia ler que alguém está a actualizar o Facebook directamente do WC...), de escrever sobre tudo e mais alguma coisa e, principalmente, de partilhar todas as fotos possíveis e imaginárias. Eu não sou diferente de ninguém: também tenho um perfil onde vou partilhando algumas coisas, normalmente frases de que gosto, notícias ou fotos de locais que gostaria de visitar. Também partilho fotos minhas mas normalmente não o faço em demasia (para os meus "parâmetros") e tento não partilhar fotos de outras pessoas pois não sei se as pessoas acham isso bem. Tento manter o low profile pois acho que só tenho a ganhar com isso. Acho que determinadas coisas devem ser apenas para nós e para os nossos amigos mais próximos e não para toda a gente no Facebook. Pois apesar de termos a opção de limitar o acesso às nossas fotos, nunca sabemos quando é que dá a travadinha ao Facebook e ele altera todas as definições que tínhamos decidido para a informação que partilhamos com os outros. 
E não nos podemos esquecer dos casos já existentes e noticiados de pessoas que chegam a perder os seus empregos por terem partilhado determinado pensamento ou fotografia... Nunca sabemos quem pode estar à espreita e com que intenções. Pessoas que no dia-a-dia parecem os melhores amigos do mundo, quando estão diante dos seus computadores em casa podem ter intenções totalmente distintas e nunca sabemos aquilo que podem estar a preparar... Não quero com isto parecer que tenho a mania da perseguição mas todos nós temos aquela pessoa que gosta um pouco menos de nós e que pode estar à espera do momento certo para fazer das dela. No mundo cada vez mais competitivo em que vivemos, o cuidado deve ser cada vez maior quanto à exposição da nossa vida privada. E quem fala nas relações de trabalho, não nos podemos esquecer também das relações amorosas e familiares. Porque essas também podem sair bastante prejudicadas com o que se vai colocando nas redes sociais. 

É um verdadeiro Big Brother e nós nem nos damos conta...

4 comentários:

  1. é um big brother completamente voluntário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! E não sei como as pessoas e submetem a este tipo de situações...

      Eliminar
  2. Eu só tenho facebook pessoal para falar com algum pessoal amigo, nem me dou ao trabalho de escrever nos murais nem nada,lol, fotos muito menos. E só tenho algumas lá porque o pessoal identifica-me (coisa que não acho piadinha nenhuma).

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não acho grande piada a essa coisas das identificações. Tanto que, por princípio, para além de tentar não colocar fotos de outras pessoas, tento também não as identificar. Porque cada pessoa é uma pessoa...

      Eliminar