quarta-feira, dezembro 26, 2012

Se...

... calhar vão chamar-me picuinhas, dizer que tenho a mania ou que agora acho que sei mais das coisas do que as outras pessoas mas existem coisas que me fazem alguma confusão. Desde sempre que me lembro da minha mãe ter uma roupa nova para eu estrear no Natal. Ainda que as prendas aqui em casa sejam abertas no Dia de Reis, havia sempre uma peça de roupa nova, diferente, mais bonitinha, para levar a passear no dia 25 de Dezembro. Fruto desse hábito que a minha mãe me passou, continuo agora a ter uma peça especial para estrear neste dia e este ano não foi excepção. Acho que, mesmo que seja para passar o Natal em casa,  devemos cuidar de nós e não passar esta quadra de pijama e de pantufas. É uma época especial e merece que nos mimemos um pouco mais. 
E é por isso que agora escrevo aqui um pouco... Se já me faz confusão a parte do estar em casa com convidados, ainda que sejam da família, em modo "pijama e pantufas são os meus melhores amigos", ainda é pior quando a quadra é passada fora de casa e a roupa que é usada parece ser a mesma de todos os dias. Se vamos estar fora de casa, ainda por cima para um local onde vão estar pessoas que desconhecemos, acho que devemos caprichar mais um pouco. Ainda que o look não seja composto de peças novas compradas especialmente para a ocasião, devemos evitar vestir aquela roupa de todos os dias que levamos para trabalhar ou para ir a uma esplanada. Acho que cada situação pede o seu look e não devemos descurar determinados pormenores. É um dia especial e deve ser encarado como tal. Devemos tirar o sapatinho de salto alto do armário e caprichar um pouco mais na roupa, penteado e maquilhagem. São hábitos que tenho desde sempre e, é por isso, que me fez confusão ver pessoas a celebrar o Natal num hotel e estarem com a roupa mais prática que se possa imaginar. Não foi assim que eu fui habituada e não acho que deva ser assim. É certo que cada um sabe de si mas se se começarem a perder estes hábitos, os dias especiais vão deixar de ser dias especiais e ser apenas mais uns no calendário...

E vocês? Preparam um look especial para este Natal? Ou acham que estou a dizer algo totalmente descabido?

5 comentários:

  1. um meio termo, por aqui. o dia 25 costuma ser por casa, com os mesmos de sempre. recuso-me a adoptar o estilo pijama e companhia, mas também não uso nada de muito especial. Uma vez que o dia é passado entre sofás e mesas, escolho sempre algo bastante confortável mas sem nunca perder a classe - este ano foram umas leggins de pele e uma túnica rosinha com rendas, que eu sou pirosa q.b.

    Mas não faço isso um exclusivo do Natal. Para mim é assim todos os dias. Mesmo em casa não gosto de desleixo.
    E concordo contigo - muito - quando dizes que cada ocasião pede o seu look e estar consciente disso faz parte do 'saber estar' que eu acho tão importante em todas as situações.

    ResponderEliminar
  2. Não acho completamente descabido. Se realmente festejarmos essa data com pessoas com as quais não estamos diariamente, seja em nossa casa ou na dos outros, deverá haver o cuidado de se estar minimamente apresentável. No meu caso, como passo o Natal apenas com os "de casa" e, tal como a Claudia diz em cima, a noite é passada entre a mesa e o sofá, visto-me de uma forma normalíssima e o mais confortável possível, mas nunca de pijama e pantufas (até porque não estou em minha casa).

    Já no Reveillon gosto de caprichar mais. Mesmo que o passe em casa de amigos, ou nalgum sítio que não exija grandes toilletes, eu gosto sempre de vestir algo especial. É uma espécie de superstição:)

    ResponderEliminar
  3. Querida Fiona,

    eu preparo sempre e, como tu, tenho a tradição de estrear algo, nem que seja algo muito simples.

    Espero que tenhas passado um excelente Natal e que estes dias continuem a saber bem :) beijinho

    ResponderEliminar
  4. Aqui em casa também há a tradição de estrear uma peça nova no dia de natal, a minha mãe sempre me habituou e agora é algo que já está entranhado :) Dá um gostinho especial estar a usar uma coisinha nova, na minha opinião. Porém não me maquilho nem ando de sapatos de tacão nem estou para aí virada,umas botas rasas servem (há por aí umas bem jeitosas), e lálálá. Claro que ainda sou jovem e é por isso que estou com esta treta, certo quando for mais velha e as rugas começarem a aparecer a base e afins vão ser os meus melhores amigos :)

    Bom ano novo :)
    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  5. @Cláudia: concordo quando dizes optar por algo confortável já que te vais dividir entre os sofás e mesas e faz sentido que assim seja. Estás em casa e não é necessário o vestido de gala mas adaptas e estás elegante na mesma. Nada de pijama que isso, quanto muito, é para as crianças ;). O "saber estar" é algo que se vai adquirindo ao longo dos tempos. Apesar de haver pessoas que parece que nunca chegam a tê-lo, o que é certo é que faz parte da nossa aprendizagem como pessoas e temos de ir adaptando a nossa forma de vestir e a nossa postura a cada acontecimento que vamos tendo. Sempre acreditei que não é a roupa desta ou daquela marca que faz uma pessoa elegante. É o "saber estar", isso sim, que nos diferencia da multidão :)

    @Ana: sou como tu no que toca à passagem de ano. Não que seja de rituais de passagem ou qualquer outra coisa mas é uma noite diferente que assinala o final de um ano e nos permite ter um novo ano em branco disponível para fazermos muitas mais coisas boas e concretizarmos os nossos desejos. É realmente uma noite que pede algo de especial no nosso look :)

    @Martine: foi um excelente Natal. Deu para descansar, mimar os meus e comer muitos docinhos! Já tive oportunidade de ler que o teu foi muito bom, fico muito feliz :)

    @Pi Maria: é como tu dizes, é algo que já está entranhado e até se estranha quando não o fazemos, não é? Cada coisa a seu tempo. Se ainda não precisas de usar muita maquilhagem, óptimo :). Até há bem pouco tempo eu também não ligava grande coisa à maquilhagem e muito raramente colocava algo mais do que um gloss, por incrível que pareça. Mas depois aprendi a gostar, a saber usar e a compreender que, mesmo que a nossa pele esteja fantástica, a maquilhagem vai sempre ajudar-nos a parecer ainda mais bonitas :)

    Bjs para todas!!

    ResponderEliminar