segunda-feira, dezembro 24, 2012

Tive...

...ontem oportunidade de assistir a mais uma entrevista do programa Alta Definição, desta feita com o Paulo Camacho. Quando a entrevista foi transmitida pela primeira vez na SIC, não tive oportunidade de assistir pois era sábado de aulas na faculdade mas ontem não deixei escapar a oportunidade de ouvir as palavras de um grande jornalista de guerra do nosso país. 
Paulo Camacho é, e será sempre, um nome incontornável no jornalismo dos grandes acontecimentos dos séculos XX e XXI. Esteve em tantos cenários de guerra e de conflito como o Libano, África do Sul, Angola ou Iraque. Era o jornalista que estava a dar as notícias das 13h na SIC no dia em que os aviões embateram contra as torres gémeas em Nova Iorque. É o rosto e a voz que nos habituámos a ter a entrar em nossas casas com o ponto de situação em diferentes cenários de guerra. Mas, por detrás deste rosto de profissionalismo, esconde-se o homem que tantos sentimentos teve de deixar para trás nos difíceis momentos que teve de enfrentar e que agora partilha connosco em livro. Está o homem que diz que tem a consciência de que não esteve presente em muitos dos momentos importantes da vida dos seus filhos. Está o homem que sofreu um enfarte do miocárdio, que diz ter ouvido aquele som contínuo da máquina de controlo do ritmo cardíaco e que acreditou que tinha chegado o momento com o sentimento de que ainda havia muitas coisas que gostava de fazer. Está o homem que chegou a pagar do seu bolso viagens de avião para estar no centro de tudo quando Nelson Mandela foi libertado da prisão. 
Está um homem que pela sua postura, profissionalismo e vontade de mostrar como as coisas se passavam merece todo o nosso respeito e agradecimento. É um homem com qualidades e defeitos mas que se mostrou transparente nesta entrevista. Tal como devem ser neste programa. E tem uns olhos que mostra que está bem consigo mesmo e que todos os anos longe de casa valeram a pena.


Obrigada, Paulo Camacho, por esta entrevista!

3 comentários:

  1. É das entrevistas do alta definição que mais gostei de ver, talvez a par da da Helena Sacadura Cabral.

    ResponderEliminar
  2. Em relação ao H2otel, recomendo vivamente! Muito bom mesmo, o complexo de piscinas + spa é magnífico, os empregados são bastante simpáticos e disponíveis, comidinha muito boa... :)

    ResponderEliminar
  3. @Sílvia: essa também é uma das minhas entrevistas preferidas. A Helena Sacadura Cabral é uma das grandes senhoras do nosso País. :)

    @teardrop: ai que ainda me estás a deixar mais curiosa em relação a esse hotel... Quem sabe se não é o destino da minha próxima escapadinha de fim-de-semana? :)

    Bjs para as duas!

    ResponderEliminar