domingo, novembro 10, 2013

Ainda...

... que eu esteja muito longe do estado de simplificação da vida da Rita do The Busy Woman and the Stripy Cat, confesso que gosto muito de ler o que por lá se escreve e tentar adaptar aquilo que faz sentid para a minha forma de estar e de encarar a vida. Confesso que nunca conseguirei chegar ao ponto de "acto de destralhar" muito descrito pela Rita, mas acho que existem boas aprendizagens a fazer da leitura deste blog.

As nossas vidas muito atarefadas fazem com que andemos sempre de um lado para o outro e, muitas vezes e quando o dia termina, chegamos à conclusão de que produzimos muito pouco e que mais foi o tempo perdido em pequenas tarefas sem grande valor acrescentado do que aquele dedicado à verdadeira produção de algo. Quantos de nós não passamos a atender o telefone no local de trabalho ou a receber emails que apenas nos fazem distrair daquilo que é verdadeiramente importante? Muitas vezes estou na minha secretária, no local de trabalho ou em casa, e fico a pensar que a quantidade de emails que se recebem é uma coisa estúpida. Mais... Muitos deles poderiam ser, por nós próprios, considerados spam dado que apenas nos limitamos a fazer delete sem tomar qualquer acção sobre eles porque não são importantes ou relevantes para nós... Ou porque simplesmente o assunto desses emails nada nos dizem respeito apesar de chegarem à nossa caixa de correio. Estava eu, em mais uma leitura do blog da Rita, e encontrei este interessante post em que ela descreve a forma como faz o processamento de toda e qualquer informação que lhe chega. E aqui está algo que tento sempre fazer no meu dia-a-dia, seja no campo pessoal ou no campo profissional. Não consigo compreender aquelas pessoas que ficam com emails a "marinar" nas suas caixas de correio. Não falo daqueles emails triviais cuja resposta pode ficar para mais tarde. Estou mesmo a referir-me a emails que necessitam de atenção dedicada e resposta em tempo. Não sei o que acontece convosco no vosso local de trabalho mas no meu (e isso não acontece tão poucas vezes quanto isso...), muitos são os emails com data de resposta determinada que não são respondidos em tempo. E isso faz-me muita confusão, a sério que sim! Que raio de cultura é esta que as pessoas têm de acharem, apenas porque sim, que as respostas que lhes são solicitadas podem ficar para mais tarde e não merecem a sua atenção? Eu gosto de cumprir prazos. Aliás, até gosto de responder às solicitações antes do prazo finalizar, exactamente para que, caso alguma coisa corra mal, ainda tenha um tempo de margem que me permita "não ficar mal na fotografia" e cumprir com aquilo que me é solicitado.

Acho que existem muitas pessoas, por esse mundo laboral fora, que precisavam e muito de ler os posts da Rita... Mas isto é apenas um momento de desabafos e mau feitio aqui da Miss Fiona...

4 comentários:

  1. mails são extremamente parecidos com bolas de ténis, é para despachar o quanto antes para o outro lado da rede :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo totalmente!!! Ou então ter um espírito daquele género: "se ficarem muito tempo na minha caixa de correio pode explodir!!!" :)

      Eliminar
  2. Também acho que os posts da Rita são muito, muito úteis e não são assim tão difícil de adaptar à nossa própria vida.
    Eu ando numa fase de simplificação de várias coisas na minha vida e ando bastante contente!

    Beijos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui por casa também se anda numa fase de simplificação em muitos aspectos. Porque será que faz sentido termos tantas coisas que, na maior parte dos casos, não usamos ou não desfrutamos? É por isso que tenho vindo a ver o que consigo simplificar e ter apenas aquilo que me faz mesmo sentido :). Beijinhos e boa semana

      Eliminar