sábado, setembro 11, 2010

Olhando...


... para o calendário no dia de hoje seria difícil (ou até mesmo impossível) não recuarmos no tempo até ao dia 11 de Setembro de 2001. Já passaram 9 anos sobre este dia mas as memórias continuam por cá, memórias impossíveis de apagar mesmo para quem não é Americano. Imagens que ficam para sempre gravadas na nossa retina.
Há nove anos, um grupo de terroristas da Al-Qaeda raptou quatro aviões comerciais tendo o objectivo despenhá-los sobre pontos chaves nos EUA. Apenas três deles conseguiram cumprir os objectivos dos terroristas (felizmente!) embatendo dois deles contra as torres gémeas do World Trade Center e o terceiro contra o Pentágono (apesar de, neste caso, existirem muitas teorias de que não foi um avião que embateu contra o edifício...). O quarto avião sequestrado acabou por se despenhar na Virgínia, graças aos seus passageiros e tripulantes que de tudo fizeram para que os terroristas não vissem o seu objectivo cumprido.
Lembro-me muito bem o que estava a fazer neste dia quando se deu o embate dos dois aviões no World Trade Center. Estava a chegar a casa da faculdade para almoçar e a minha mãe tinha a televisão ligada: aquela hora já se tinha dado o embate do primeiro avião numa das torres. Assisti em directo ao embate do segundo. Algo que se pensava inicialmente que pudesse ter ocorrido por acidente, apesar de improvável, via-se agora a confirmação de que correspondia a um acto premeditado. Um acto em que milhares de pessoas morreram. Pais, mães, filhos, maridos, mulheres... Vidas que terminaram naquele dia em nome de ideais que, confesso, nunca irei compreender... Vidas que viram o seu rumo interrompido bruscamente... Vidas que ficaram por contar...

Sem comentários:

Enviar um comentário