quarta-feira, fevereiro 22, 2012

A...


... cada dia que passa, fico mais feliz com a lista de objectivos que tracei para este ano de 2012. Estamos no segundo mês do ano e já vejo alguns pontos riscados da lista e isso é muito bom! Sinceramente, nunca pensei que as coisas fossem andar tão bem mas também a evolução da concretização destes objectivos está nas minhas mãos, não é verdade? E eis que no mês de Fevereiro, mais um objectivo é riscado:

44 - Organizar todos os ficheiros do computador e do disco externo.

Ora aqui está uma tarefa que, logo à partida, não se antevia como nada de fácil. Computador de casa, computador do trabalho e disco externo para organizar. Muitos ficheiros de trabalho, muitas fotografias, músicas... Enfim, uma imensidão de pastas para serem bem arrumadas e de uma forma que me permitisse facilmente aceder à informação. Devo dizer que não foi nada fácil... Tenho que confessar... Razão pela qual se tratava de algo que andava a ser adiado há muito! Limitava-me a fazer o backup da informação do computador para o disco rígido e nada mais. Sim, porque isto de ter um backup da vossa informação é muito, muito importante e olhem que sei bem do que falo. Eu perdi toda a informação do meu ano estágio numa peripécia que tive com o computador (que teve como consequência ter de trocar de portátil) e não tenho nada desse longo ano de trabalho. Felizmente, já havia apresentado o trabalho final e entregue o relatório senão não quero nem pensar como teria sido... Mas continuando! Tenho o hábito de fazer backups periódicos da informação do meu portátil para o disco externo mas sem ligar, de grande forma, ao modo de organização das pastas e dos ficheiros. Mas acho que agora consegui colocar as coisas de uma forma que me faz sentido e que me está a ajudar a conseguir aceder aos ficheiros de que preciso. Coloquei o mesmo formato de organização no computador e no disco rígido o que me permite facilmente conseguir actualizar a informação (até porque estou a registar a data de actualização do disco rígido para não ter muita informação por actualizar).

E por este andar, e se tudo correr bem até meados do ano, estou a pensar lá para Junho rever esta lista e, quem sabe, juntar mais alguns novos objectivos para concretizar na segunda metado do ano. Keep in touch!

8 comentários:

  1. Tambem ja organizei os meus este ano! Estavam uma confusao medonha e agora esta tudo certinha e direitinho. :) :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Fiona, apesar de não ter percebido grande parte do teu texto (e tu sabes o porquê!), tenho de elogiar a tua força de vontade e disciplina. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também devia fazer minha esta tua resolução. Oh se devia, mas ainda não vai ser para breve!

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    bem...um SAVE de tudo tem sempre que se fazer! E por exemplo para quem trabalha com imagens?...Se não o fizer no dia seguinte...HELP.
    A tua organização tem outros parâmetros, contudo admiro a tua disciplina.
    Bjs
    Fica bem

    ResponderEliminar
  5. Já fiz isso :) Dá uma trabalheira

    ResponderEliminar
  6. Não me queres ajudar?
    Ando a precisar de uma arrumação geral...
    Este fim de semana quero começar a sério....
    vamos ver, 2010 já está e meio de 2011 tb...
    Mas falta muito!!!!!

    ResponderEliminar
  7. @Frutinha: e diz lá que não sabe maravilhosamente bem ver tudo assim bem compostinho? :)

    @Kelinha: obrigada :)

    @Turista: sei sim ;). Mas muito obrigada pelo elogio. Desde há um tempo para cá (talvez coisa de meio ano ou coisa que o valha) tenho começado a pensar se a minha forma de organização nos mais diversos campos estava a ser a melhor. E comecei a chegar à conclusão que talvez conseguisse melhor e ser mais disciplinada (como tu dizes). E acho que vou no bom caminho. Este facto de ter feito uma lista de objectivos para 2012 (coisa que foi uma estreia!) tem-me estado a ajudar e muito! Bjs

    @Cláudia: vá, genica! Nada de deixar atrasar essa organização eheheh

    @LOL aos 40: sim, confesso que achei estes o melhores parâmetros tendo em conta o tipo de trabalho que desenvolvo. Mas conheço pessoas que trabalham com imagem que fazem como dizes, actualizações diárias para que nada se perca. Acho que a melhor forma de organização deve ser cada um a decidir. Podemos sempre inspirar-nos com sugestões e dicas de outros (e que podem melhorar muito as nossas rotinas) mas devemos sempre tentar encontrar a mais se adapta a nós. E aí estaremos a aprender :). Bjs

    @Farruskinha: oh se dá! Mas a sensação de trabalho cumprido é deliciosa :)

    @Sarokas: por acaso já tinha visto no teu blog que tinhas começado a tratar disso... Posso ajudar sim ;)

    ResponderEliminar