... fotográfico dos últimos dias. Continuação de um excelente fim-de-semana para todos!!!
sábado, março 31, 2012
Resumo...
Voltas e voltinhas:
coisas de gaja,
Fiona desportista,
paixões,
paparoca,
projecto 366
quarta-feira, março 28, 2012
Ainda...
... que a vida de formiguinha esteja ao seu mais alto nível, não poderia deixar de responder a um pequeno desafio da querida Martine na sua Terra do Nunca. Então aqui ficam as questões e as minhas respostas...
1. Se pensares bem, em que lugar foste mais surpreendida? Foste surpreendida positiva ou negativamente? Curiosamente, foi no local de trabalho e foi pela positiva.
2. Há sítios que tenham muitas memórias para ti? Sim, o meu Alentejo de sempre, cidade de Lisboa, Praga e Paris.
3. Desses sítios, guardas recordações felizes ou tristes? Fazendo um rewind acho que guardo mais recordações felizes do que tristes. Apesar de ser difícil esquecer as recordações tristes de perder os meus avós e que estão associadas ao Alentejo...
4. Arrependeste-te de algum comportamento que tivesses antes? Sim, de ser mais insegura do que sou hoje.
5. Preferes bebidas quentes ou bebidas frias? Quentes. Chocolate quente, Irish coffee e chá a serem as preferidas.
6. Na tua mala tens sempre o quê? Chaves de casa e do carro, óculos de sol, carteira de documentos e de moedas, agenda, telemóvel e bolsa com as coisas básicas (medicamentos, mini-espelho, toalhitas de mãos, creme de mãos e baton).
7. Completa: "Não gostas que te digam..."? Quadrilhices de mau fundo. Daquelas em que se destila veneno com fartura sobre determinada pessoa.
8. Admite, já tiveste mais ou menos do que 10 pessoas apaixonadas por ti? Mais...
9. Pensa numa pessoa que adores. Para onde iriam, se fossem passar férias juntos/juntas? Londres.
10. Ultimamente tens alguma colecção em tua casa? Sim, postais dos locais que visito, ímans na porta do frigorífico e perfumes.
terça-feira, março 27, 2012
Desculpem...
... a ausência mas os últimos dias têm sido mesmo de loucos e não tem dado para passar por aqui nem visitar os vossos cantinhos. As responsabilidades acumulam-se e aqui o cantinho acaba por sofrer um pouco mas prometo regressar com a programação habitual muito em breve. As fotos do Projecto 366 continuam a fazer parte dos meus dias mas não as tenho conseguido passar para o computador. Por isso... Regresso em breve com um desafio de bloggers... Ah e já agora, tenho saudades de acompanhar as vossas divagações pela blogosfera! See you soon!!
Voltas e voltinhas:
aventuras da minha cor preferida,
do trabalho
sexta-feira, março 23, 2012
Cada...
... vez mais penso em prioridades. Prioridades no dia-a-dia, prioridades no trabalho, prioridades na vida pessoal, prioridades na vida! Penso muito se tomo as opções correctas e se estou a arranjar desculpas para não viver verdadeiramente. No outro dia, ao ler o blog "Vida Organizada" da brasileira Thais Godinho (um blog que aconselho verdadeiramente e que nos coloca a pensar em coisas bem acertadas, mais uma dica da Fiona!) e mais concretamente o post intitulado "Quando as desculpas nos dominam", não pude deixar de pensar... Esta questão das desculpas é muito complicada e, quer queiramos quer não, acabamos por utilizar desculpas no nosso dia-a-dia muitas vezes sem pensarmos bem no assunto. E aqui vos deixo um trecho desse fantástico post que toca na ferida e nos (me) faz acordar um pouco.
"Márcio tinha um bom emprego, que lutou para conseguir. Sempre estudou muito e abdicou de diversas actividades na vida pessoal para chegar onde está. Em um cargo de confiança em uma grande empresa, ele vivia estressado. Nunca tinha tempo para sair com os amigos, nunca se casou e mal se lembrava do último filme que tinha visto no cinema. Até que sentiu dores no peito e foi parar ao hospital, com princípio de infarto. Na cama do pronto-socorro, não se lembrou da última vez que tinha dado uma gargalhada. Sobreviveu ao incidente, mas foi trabalhar na segunda-feira seguinte com um sentimento de culpa por ter deixado a sua saúde chegar aquele ponto.Todos os dias, damos desculpas para tudo. Eu sei que existem pessoas que se vigiam e não fazem disso um hábito, mas ele acaba nos atingindo de todas as formas. Mesmo sendo você uma pessoa muito activa e que nunca dê desculpas, fatalmente será atingido por outra que aja de forma diferente. A desculpite está por toda a parte.Esse post não é para condenar quem faz isso. Claro que não! Sinceramente, não conheço ninguém que não use desculpas para deixar de fazer uma coisa ou outra. O que eu quero com este post é despertar em você um sentimento que você talvez não tenha percebido, que é o de que muitas coisas que não acontecem na sua vida podem ser em decorrência de uma desculpa que você vem dando há muito tempo. Emagrecer, por exemplo. Mudar de emprego. Fazer um curso. Aprender alguma forma de artesanato. Investir em algum hobbie. Identifique as desculpas que você sempre costuma usar e vigie-se para não usá-las mais. Somente essa mudança de pensamento pode incentivar uma nova atitude, e assumir algo não é vergonha para ninguém.Descubra o que precisa ser feito e simplesmente faça. Não dê mais desculpas - isso é mentir para si mesma(o)."
E aqui vos deixo este pequeno texto neste último dia da semana... Aproveitem o vosso fim-de-semana e vejam se andam a dar desculpas demais ao Mundo. Aproveitem todas as oportunidades e tenham um excelente dia!
Voltas e voltinhas:
Fiona aconselha,
o bom dia da Fiona,
outros bloggers
quinta-feira, março 22, 2012
Ontem...
(imagem daqui)
... não tive oportunidade de vir aqui escrever sobre este importante dia mas não podia deixar de o fazer. Ter Síndrome de Down não significa que as pessoas tenham de ser isoladas das restantes ou que não possam ter acesso às mesmas coisas. Custa-me imenso ver pais que isolam os seus filhos do resto do Mundo alegando que eles não são capazes de o enfrentar ou que irão ser magoados. Há que reconhecer que as capacidades cognitivas não são as mesmas, ou não teriam sido diagnosticados com este síndrome, mas não significa que não estejam aptos a brincarem com os outros meninos e serem igualmente felizes. As crianças com este síndrome são extremamente carinhosas e buscam sempre o aconchego dos outros e esperam conhecer o mundo que as rodeia, uma curiosidade que é partilhada com todas as outras crianças. Faço aqui um apelo aos pais de crianças com este síndrome: não isolem os vossos pequenos príncipes do resto do mundo. Eles apenas o vêem através de uma lente de cor diferente mas conseguem vê-lo na mesma tal e qual como vocês. E querem vê-lo! E isso é que deve ser colocado acima de todo o resto. Cuidem dos vossos príncipes mas não lhes retirem a possibilidade de crescerem rodeados de amigos e de terem acesso às mesmas coisas que as outras crianças. Os olhos amendoados e o sorriso sincero dos vossos príncipes não merece ser escondido entre as quatro paredes de vossas casas. Por mais que seja difícil deixarem os vossos filhos voarem um pouco, tentem mostrar-lhes este mundo que também é deles. Serão, de certeza, pequenos cavaleiros e pequenas princesas muito mais felizes!
Se...
... existe algo que acho que marca mais do que qualquer outra coisa é a presença de uma pessoa. Aquele je ne sais quoi que nos faz virar a cabeça quando uma pessoa entra na sala. Aquele segredo escondido mas ao mesmo tempo tão à flor da pele que nos faz fixar o olhar e não querer largar, que nos hipnotiza de uma forma indescritível e que nos prende a determinada pessoa. Existem pessoas que a têm e outras que simplesmente não foram brindados com ela. Presença e personalidade forte são duas características que me podem fazer apaixonar, muito mais do que a beleza exterior. Desde cedo que me foi dito que é necessário saber estar e adequar os comportamentos a cada situação. Nem sempre nos podemos dar ao luxo de soltar uma gargalhada com tudo a que temos direito. Existem momentos em que a gargalhada mais genuína necessita de ser camuflada por um sorriso tímido. Há que saber fazê-lo em todas as situações. Para que a elegância seja uma imagem de marca e nos acompanhe para todo o lado... Porque mais do que beleza e títulos... A elegância é o que nos distingue no meio da multidão. Tenham um excelente dia!
quarta-feira, março 21, 2012
Hoje...
(imagem weheartit)
... é dia de deitar pelo ar muitos papelinhos bem coloridos. Hoje é dia de fogo de artifício e de muitos sorrisos. Hoje é dia de muito carinho (tal como o são todos os outros, obviamente...). Hoje é o dia de reforçar que mereces este mundo e outro pela fantástica mulher que és. Hoje é mais um dia de te mostrar o quão especial és na minha vida. Hoje é dia de te dar os parabéns por teres nascido e por seres maravilhosa!
MUITOS PARABÉNS, MÃE!
Voltas e voltinhas:
aquela pessoa/momento especial,
efemérides
terça-feira, março 20, 2012
Mais...
Voltas e voltinhas:
little things from my day,
projecto 366
E...
... ao 20º dia do mês de Março de 2012, eis que chega a Primavera. E aqui fica a minha música de boas vindas. Chama-se "This land", pertence à banda sonora do filme Rei Leão e é, para mim, uma das mais belas músicas instrumentais deste filme. Sê muito bem vinda, Primavera, e aqui te dedico esta música!
Voltas e voltinhas:
efemérides,
uma música por dia nem sabe o bem que lhe fazia
Isto...
... de se ser mulher e se dizer que se tem desejo de comer alguma coisa é sempre muito perigoso... Existe sempre alguém que faz a eterna pergunta... Mas hoje é isto... Acordei com um desejo enorme de framboesas. Fruta simples e tão delicada que me conforta... So sweet... Have a nice day!
segunda-feira, março 19, 2012
Pai...
... um dos dois pilares mais importantes da vida de qualquer pessoa. Juntamente com a nossa mãe, são as duas pessoas que nos acompanham em todos os momentos, que estão lá quando rimos, que estão lá quando choramos e que acreditam em nós de forma incondicional e com uma força incomparável. Deve ser indescritível o sentimento de missão cumprida que um pai sente a cada objectivo que o filho vê alcançado na sua vida. E deve ser de deixar o coração muito pequenino no dia em que esse filho decide levantar voo e construir o seu próprio ninho chegado à idade adulta. Deve viver-se um turbilhão de sentimentos, num misto de orgulho e de tristeza, por ver o pequeno filhote a ser pessoa crescida e a ter a capacidade de ter um recanto só seu...
O meu pai é uma pessoa que admiro muito. Junto com a minha mãe constitui o meu porto de abrigo a que regresso sempre, seja depois de navegações soalheiras ou de passar por uma borrasca. Está sempre lá. Muitas vezes posso não conseguir expressar a importância que tem para mim (se calhar não sou boa com as palavras, não sei...) mas quero que saibas que és, juntamente com a Mãe, uma das pessoas mais especiais da minha e que sem ti garantidamente não seria a pessoa que sou hoje. Não teria conseguido chegar até onde cheguei. Nem conseguiria ter força para pensar constantemente em novos projectos e novos desafios. Sou uma extensão daquilo que és e de uma coisa podes ter tu a certeza: és o melhor Pai do Mundo!!! Feliz dia!!!!
Voltas e voltinhas:
aquela pessoa/momento especial,
efemérides,
emoções
Welcome...
... new week! É chegado o momento de encarar a nova semana e ver o que há para ser feito. Consultar a agenda que nos acompanha e ver o que há para ser feito. Acho que o pior drama da sociedade de hoje é ficarmos sempre com a eterna sensação de que não temos todo o tempo que desejaríamos para fazer todas as coisas de que temos vontade. Acho que, por maior capacidade de organização que tenhamos, ficamos sempre a achar que houve algo que não correu bem e que ficou por fazer... Esta vida de formiguinhas trabalhadoras e de corrida constante de um lado para o outro desde que acordamos até à hora de deitar faz-nos estar cada vez mais dependentes do relógio, do telemóvel e da agenda. Mas hoje não me apetecem correrias... Quero apenas calçar o belo do salto alto e sair para conquistar o mundo! Tenham uma boa 2ª feira!
domingo, março 18, 2012
Ouvi...
... hoje a notícia de que um jogador de futebol da equipa inglesa Bolton tinha caído inanimado no campo devido a um problema cardíaco e que se encontra internado em estado crítico. E com esta notícia apenas fui capaz de me lembrar do caso de Féher, jogador do Sport Lisboa e Benfica a quem sucedeu um problema semelhante acabando por morrer... E a mesma dúvida da altura voltou a assaltar-me... Como é que pessoas que são alvo de tanto acompanhamento médico podem morrer desta forma? Espero que o caso do jogador tenha o melhor desfecho possível e que ele seja capaz de sobreviver a este acaso do destino...
Sabem...
... do que gosto mesmo ao Domingo de manhã? Mimar-me preparando um belo sumo natural de fruta para ganhar nova energia e aproveitar em grande o que resta do fim-de-semana. Muitas vezes bastam estes pequenos gestos tão simples para que o nosso dia corra logo muito melhor. Não percam nunca a oportunidade de ter destes pequenos gestos no vosso dia-a-dia. Porque são eles que vos fazem mais felizes e vos fazem sentir vivos. Excelente Domingo para todos!
sábado, março 17, 2012
A...
1. Escrever onze factos aleatórios sobre mim.
2. Responder às perguntas que te foram propostas.
3. Fazer onze perguntas para as próximas pessoas.
4. Escolher as próximas vítimas.
E aqui ficam as minhas respostas...
Onze factos aleatórios sobre mim
1. Sou uma sportinguista assumida e praticante, como costumo dizer. Só não vou ao estádio se não puder mesmo.
2. Estive por uma unha negra para entrar em Medicina.
3. Sou uma viciada em chocolate.
4. Dancei Ballet Clássico durante muitos anos.
5. Tenho uma prateleira do armário da cozinha totalmente dedicada a chás e afins.
6. Adoro viajar.
7. Estar junto ao mar acalma-me.
8. Tenho um particular interesse sobre Psiquiatria Forense e Investigação Forense.
9. Já vi o filme "E tudo o vento levou..." pelo menos umas 5 vezes!
10. Já dancei no Castelo de São Jorge.
11. Tenho um relógio oferecido pelos meus com uma dedicatória gravada.
As perguntas da Joa
1. Um cheiro... O perfume Fahrenheit da Christian Dior. Um aroma que me traz doces recordações.
2. Um sorriso... O dos meus pais nos dois dias mais importantes da minha vida.
3. Um sonho antigo... Oferecer uma viagem de sonho aos meus pais.
4. Uma terra especial... A minha cidade de sempre, Lisboa.
5. O maior medo... Não ser capaz de mostrar as pessoas que amo o quanto elas são importantes na minha vida.
6. As minhas maiores ambições? Conseguir fazer algo de verdadeiramente diferente que ajude os outros.
7. Uma música que me faça sorrir... "Need you now" dos Lady Antebellum.
8. Os livros que mais me marcaram e porquê? Cada um à sua maneira: a biografia de Mengele (pela carga emocional que transmite), "Cada Homem é uma Raça" de Mia Couto (livro lido como leitura obrigatória no 10º ano que me fez apaixonar pela escrita deste biólogo escritor) e "O Tempo dos Amores Perfeitos" de Tiago Rebelo (pela bela história de amor que é contada).
9. O que move o meu coração? A paixão que coloco em tudo aquilo que faço, seja trabalho, relações com as pessoas ou a mais pequena coisa do dia-a-dia.
10. A melhor recordação de infância... As férias de Verão passadas no Alentejo em casa da minha Avó materna. Saudades enormes tuas, Avó...
11. Quem me conhece como só eu me conheço? Hum... Acho que a resposta a esta pergunta terá de ser com duas pessoas... O L. e o F...
As minhas onze perguntas
1. O doce preferido?
2. O melhor dia da tua vida?
3. A tua viagem de sonho?
4. Melhor amigo(a)?
5. Defeito que mais detestas numa pessoa?
6. Local mais romântico em que já estiveste?
7. Banda sonora da tua vida?
8. Filme da tua vida?
9. Passatempo preferido?
10. Pequeno luxo de que não abdicas?
11. A tua maior qualidade?
E passo este desafio às seguintes meninas:
Apesar...
... da notícia já ter alguns dias, não consigo deixar de ficar como coração pequenino a cada nova reportagem sobre o acidente que aconteceu com o autocarro belga num túnel na Suiça. Tantas crianças cuja vida acabou de forma abrupta... Nem consigo imaginar a tristeza dos pais... O coração fica tão pequenino...
Construir...
... e manter uma relação é, provavelmente, uma das mais difíceis tarefas que o ser humano pode enfrentar no seu dia-a-dia. Bem... Ter aquela fase de encantamento e conquista e iniciar uma relação até pode ser fácil mas o pior será mantê-la viva e saudável por muito tempo. Isto porque fico com a sensação cada vez mais forte de que as pessoas hoje em dia não estão dispostas a ceder à pessoa que têm ao lado. Não quero com isto dizer que devemos abdicar da nossa personalidade quando entramos numa relação, antes pelo contrário! O que quero dizer é que, quando se gosta e se partilha uma vida comum, deve-se ter a abertura suficiente para ceder em determinados aspectos por um bem comum. Perder a nossa identidade, nunca, mas sim compreender as mudanças que se podem fazer de parte a parte para que as coisas funcionem. Numa relação não existe espaço para egos exacerbados. Numa relação não existe espaço unicamente para o "eu" passando-se a pensar em "nós". Numa relação não existe lugar, acima de tudo, para egoísmo e é disso que as pessoas devem ter consciência antes de iniciar um projecto de vida em comum.
Porque uma relação quer-se suficientemente apimentada para que exista a vontade de regressar com gosto a casa diariamente. Porque uma relação quer-se preenchida de momentos doces balançados com alguns (poucos!) momentos mais agri para que exista equilíbrio. Porque mundos cor-de-rosa apenas existem nos contos de fadas e apenas depois da Bruxa Má sair de cena. Nem a Branca de Neve viveu sempre feliz, não é verdade? Muitas vezes é preciso lutar contra algumas maçãs envenenadas para que se possa desfrutar de momentos verdadeiramente doces. Desejo-vos um excelente Sábado e desfrutem muito deste fim-de-semana!
sexta-feira, março 16, 2012
Corre...
... o boato que hoje é o Dia Internacional do Sono. Pronto, está tudo explicado!!!! O meu organismo apenas se estava a limitar a comemorar a efeméride de modo adequado e eu a pensar que tinha sido mordida por alguma mosca tsé tsé...
Voltas e voltinhas:
desabafos e mau feitio,
do mundo,
efemérides
Recordam-se...
... de ter partilhado convosco que tinha feito um workshop de maquilhagem (aliás, até fiz dois!) durante o mês de Fevereiro? Pois bem... Embora não seja uma entendida nestas matérias nem pouco mais ou menos, lembrei-me de fazer um post sobre aqueles produtos que uso e que não dispenso. Porque acho que acaba sempre por ser interessante partilhar este tipo de coisas e ouvir alguém que não é expert nestas matérias a partilhar algo sobre os produtos que usa. Bem sei também que este post irá fugir bastante daquilo que é habitual aqui pelo "À minha volta" mas, afinal de contas, sou mulher e também gosto destas coisas... Irei ilustrar o post com alguns dos produtos que uso e sintam-se à vontade para fazerem questões se quiserem saber um pouco mais sobre algum deles.
O ponto inicial de que partiram os dois wokshops foi de tentar perceber como obter uma pele perfeita e mais do que pensar somente em maquilhagem há que pensar primeiro na limpeza e hidratação da pele. Por acaso sempre foi um cuidado que tive desde cedo e aqui vos deixo os produtos que uso para o efeito. Estes são os produtos que uso de Inverno adequados a peles sensíveis e um pouco mais secas. De Verão, como tenho tendência para pele mista, os produtos mudam um pouco. Após a limpeza devemos sempre proporcionar um pouco de calma à nossa pele, que consigo usando uma água termal ou algo semelhante ou um tónico adequado à época do ano ou às necessidades da minha pele no momento. Quanto à hidratação, tenho já o cuidado de ter um hidratante para usar à noite e um especial para esta altura do ano mais fria que me permite prevenir vermelhidões da pele devido ao frio.
A limpeza e a tonificação
Desmaquilhante Uriage linha Roséliane para peles sujeitas a vermelhidões - perfeito para desmaquilhar por ser menos irritante para a pele. Utilizo quando uso maquilhagem.
Loção micelar de limpeza Avéne - costumo usar habitualmente de manhã
Gel de limpeza Avéne da linha Cleanance - uso habitualmente ao final do dia e após fazer desporto para garantir uma melhor limpeza
Água de uvas Caudalie - para tonificar e refrescar
Tónico Vichy linha Pureté Thermale para peles secas e sensíveis - para tonificar
A hidratação
Loção Hidratante Estée Lauder Hydrationist - hidratante que pode ser utilizado de manhã ou à noite mas que utilizo à noite
Hidratante Yes to cucumbers! (à venda na Sephora) - uso este hidratante habitualmente quando vou correr ao ar livre que complemento com um protector solar
Creme anti-vermelhidões Uriage da linha Roséliane - perfeito para o Inverno!
Máscara de hidratação Uriage da linha AquaPRÈCIS - uso duas vezes por semana. No Verão, substituo a máscara de hidratação por uma máscara de argila adequada a peles sensíveis
Creme de contorno de olhos Eye lift (anti-papos e anti-olheiras) da linha Précision Chanel
Stick corrector de vermelhidões Uriage da linha Roséliane - resulta muito bem nas vermelhidões localizadas que surgem na zona do nariz
Os cuidados de protecção solar
Protector labial O boticário da linha Golden plus com factor SPF 30
Protector Shiseido para ambiente urbano factor SPF 50
Protector específico contorno de olhos Biotherm com factor SPF 30
E quanto a maquilhagem é isto. Para a preparação do resto uma boa base (que por acaso uso também com factor de protecção) colocada após uma pré-base que permite que haja uma maior duração da maquilhagem, um corrector de olheiras (que são tipo a minha imagem de marca durma bem ou mal...) e um iluminador. Rímel sempre para potenciar o olhar e um pouco de blush nas maçãs do rosto para dar aquele ar saudável de que todas gostamos.
Para dar um pouco de cor a olhos e lábios, cá por casa existem uns quantos batons bem hidratantes como se quer (sou apaixonada pelo Camélia da Chanel!) e um gloss para dar um toque diferente. Quanto a olhos, umas quantas sombras versáteis e o eterno lápis para dar aquele toque!
Tenho momentos em que tenho pena de não poder usar maquilhagem mais vezes ou pelo menos não tantas vezes quanto desejaria... Porque acho que a maquilhagem consegue melhorar ainda mais o aspecto de uma pele que se quer, já de si, saudável e bonita. Não se esqueçam nunca de hidratar e limpar muito bem a vossa pele para que a vossa maquilhagem pareça sempre fantástica.
Hoje...
... o dia começa bem cedo... E aqui vos deixo esta música para vos servir de doce alvorada. Porque não há nada melhor do que dizer "Hello, world!" todos os dias quando acordamos. E assim é esta minha 6ª feira... "Hello, world!"... Estou pronta para o dia de hoje!
Voltas e voltinhas:
o bom dia da Fiona,
uma música por dia nem sabe o bem que lhe fazia
quinta-feira, março 15, 2012
Semanas...
A seguir ao pastel de nata como bolo preferido... Acho que só mesmo o bolo de bolacha!
Sol bom a pedir esplanada... E o jardim todo florido a dar um toque de Primavera!
Quem disse que o graffiti não pode ser bonito e útil?
Voltas e voltinhas:
dia a dia,
paixões,
paparoca,
projecto 366
No...
... seguimento do que escrevi no Facebook da Teenie Weenie Polka Dot Bikini sobre um comentário anónimo que lhe deixaram no blog apenas me apraz dizer uma coisa: usar marcas de luxo não é sinónimo de elegância, meus senhores! Elegância é muito mais do que andar a passear com marcas que têm muitos euros na etiqueta. Elegância é conseguir dar vida a uma peça de roupa por mais barata que ela seja. Qual é que é problema de se vestir muitas peças de roupa Zara? Absolutamente nenhum! E sabem porquê? Porque não é por se vestir muito Zara que não se conseguem looks absolutamente fantásticos! Aliás, basta deambular um pouco pelos muitos fashion blogs que existem por essa blogosfera fora (sejam eles nacionais ou não...) e chegamos à conclusão que existem pessoas que são imaginativas e inventivas o suficiente para dar um toque fantástico a peças de roupa tão simples. Não basta querer parecer e andar vestida da cabeça aos pés com marcas de luxo. Sabem que não são essas as mulheres que fazem voltar a cabeça quando entram numa sala, não sabem? Então e onde fica a personalidade que transparece numa foto e faz toda a gente ficar de queixo caído? Acho que anda para aí muita gente com as prioridades trocadas e que não sabe que estar na moda é muito mais do que usar as peças tendência da estação e andar assim todos os dias. E se querem aprender qualquer coisa... Olhem para mulheres que ficaram na história pela sua elegância (Audrey Hepburn ou Jackie Kennedy Onassis, apenas para referir duas...) e vejam que elas primavam mais pela descrição e pela escolha de peças de roupa que efectivamente as favorecia. Serei eu retrógrada? Talvez... Mas acho que prefiro vestir Zara, ficar-me bem e ser eu mesma do que vestir marcas de luxo e sentir-me mal na minha própria roupa... E tenho dito!
Voltas e voltinhas:
desabafos e mau feitio,
opiniões,
outros bloggers
Cada...
... vez mais me convenço que a vida dá muitas voltas. Muitas vezes estamos a viver uma determinada situação que achamos que irá durar muito tempo e depois, num estalar de dedos, parece que passa um furacão pela nossa vida e faz-nos voltar ao ponto zero... Sinceramente, não sou uma pessoa que gosta de grande estagnação na vida. Estabilidade é uma música. Paragem completa dos motores é outra totalmente diferente!! Mudanças e pequenas peripécias... São essas as mais preciosas especiarias com que podemos condimentar a nossa vida. Pequenas mudanças que nos aceleram o coração podem ser capazes de nos dar os maiores sorrisos. E são destas coisas que eu gosto na minha vida!
quarta-feira, março 14, 2012
Apenas...
... estive com mais atenção ao novo anúncio PT 4G esta semana e foi quando descobri esta música. Devo dizer que gostei da música... E acho que vai passar a fazer parte da playlist do iPod para as corridas matinais. E vocês desportistas que lêem este blog quais são as músicas que vos acompanham actualmente? Have a nice day!
Voltas e voltinhas:
o bom dia da Fiona,
uma música por dia nem sabe o bem que lhe fazia
terça-feira, março 13, 2012
Minha...
... querida e adorada blogosfera, Miss Fiona precisa de uma pequena ajuda vossa. Não sei se se passa o mesmo com vocês, mulheres desta blogosfera, quando recebem um convite para um casamento mas a primeiro coisa que me vem à cabeça após felicitar os noivos é a indumentária. Esse terrível mas tão importante pormenor de quem é convidado para um dia tão importante na vida de alguém. Recebi um convite e apesar de ter fatiota tenho um drama em mãos para resolver: escolher sapatos e penteado. Será que alguém me pode dar umas dicas de um sítio com sapatunfos giros e cómodos (e já agora que não custem um horror de euros) que só eles nas bandas de Lisboa? By the way e informação deveras importante: não quero daqueles sapatos para calçar um só dia e guardar no fundo do armário para todo o sempre. Quero o belo do sapatinho de Cinderela elegante para o dia em questão mas suficientemente versátil para ser usado em bastantes outras ocasiões. Alguém tem uma dica preciosa para a Fiona?
Voltas e voltinhas:
as dúvidas da Fiona,
trapos e sapatunfos
Por...
(imagem Pinterest)
... vezes tenho a sensação de que não nos focamos naquilo que é verdadeiro necessário. Porque achamos que não faz sentido, porque dizemos que não temos tempo ou tão simplesmente porque não nos apetece! Por mais difícil que nos seja admitir, temos momentos em não nos apetece fazer isto ou aquilo e parece que temos receio de o admitir. De sermos adultos e dizer "não" quando verdadeiramente nos apetece. E tenho pena que assim seja... Tenho pena que andemos a cair na rotina de dizer que sim apenas porque fica bem, porque dá jeito, porque é mais cómodo e deixamos de pensar em nós. A preocupação com ninharias parece que prolifera na nossa sociedade como um verdadeiro vírus e não gosto disso. Parece que andamos todos com os sentidos trocados e entretidos com coisas sem verdadeira importância...
segunda-feira, março 12, 2012
Banda...
... sonora de hoje. Apenas porque sim...
Voltas e voltinhas:
aquela pessoa/momento especial,
uma música por dia nem sabe o bem que lhe fazia
domingo, março 11, 2012
Good...
... morning, world! Bom dia, bom dia, bom dia! É Domingo, é bem cedo mas hoje não há espaço para ficar na cama até à tarde. A quantidade de coisas que existem para ser feitas antes que o fim-de-semana termine são mais do que muitas... Tenho dias em que gostava de ser dona do tempo e poder pará-lo a meu belo prazer. Ter um pequeno mecanismo que me deixasse mover os ponteiros do relógio consoante a minha necessidade para permitir ter mais tempo em cada dia. Porque as coisas para fazer são muitas. Porque a vontade de estar com quem gosto palpita no meu peito. Porque a vontade de ter momentos de dolce fare niente também abunda. Por tantas razões e mais alguma... E no meio deste desejo de me tornar fada do tempo aqui vos deixo o desejo de um óptimo Domingo!!
sábado, março 10, 2012
Miss...
... Fiona gosta de assistir às notícias porque não gosta de ser uma pessoa desinformada (apesar de agora ser algo cada vez mais deprimente de se fazer, conforme já disse anteriormente...) e acabei de assistir a uma reportagem na SIC em que se falava da quantidade de pais que estão a retirar os seus filhos do ensino privado e a passá-los para as escolas públicas. Causa? A crise, obviamente! Eu sempre estudei em escolas públicas. A primeira vez que pisei "território privado" foi já por alturas da formação pós-graduada e, muito sinceramente, penso que será experiência que não voltarei a repetir. Se calhar tive azar, porque não acredito que todas as instituições privadas sejam assim, mas fiquei com a sensação de que ali onde eu estava contavam mais determinadas coisas do que propriamente o conhecimento demonstrado pelos alunos mas adiante que não é disso que trata este post...
Dizia uma mãe na reportagem que existe o preconceito de que, se os pais possuem as capacidades económicas para tal, é de esperar que coloquem os seus filhos em escolas privadas. E esta mesma mãe viu-se agora na necessidade de passar o seu filho para uma escola pública. Ainda na mesma reportagem, falou um pai que, apesar do cargo de topo que possui na empresa em que trabalha, prefere ter os filhos numa escola pública porque acha que a formação dos seus filhos não passa somente pela componente pedagógica mas também pela componente relacional fundamental para a construção das crianças como adultos.
Bem, este tema das escolas privadas vs. escolas públicas é algo que deve ter existido desde sempre. Conheço vários pais que afirmam que preferem ter os seus filhos em escolas privadas porque, de certa forma, acham que os conseguem proteger mais de determinados "perigos" que consideram existir nas escolas públicas... Bem, não poderia discordar mais. Conheço vários "meninos de colégio" que fazem bastantes mais asneiras e são bastante pior formados do que jovens que sempre passaram por escolas públicas. Obviamente que existem muitas escolas públicas que são mais do que problemáticas, não vou dizer que não. Mas também as existem muito boas e bastante mais bem cotadas na altura dos exames nacionais do que muitos colégios privados. É certo que as escolas privadas proporcionam muitas actividades extra-curriculares que enriquecem o currículo e a formação das crianças mas será que os pais não as conseguem proporcionar eles próprios aos seus filhos se eles andarem em escolas públicas? Se calhar o facto de estar tudo concentrado no mesmo local e bastar somar euros no final do mês para garantir essas actividades se torna mais cómodo para os pais ultra-mega-super-atarefados da sociedade de hoje. E depois chegam a esta situação em que necessitam de retirar os filhos do meio a que sempre os habituaram e lhes retiram os amigos numa fase das suas curtas vidas que pode sempre ser complicado.
Quando fui criança, muitos éramos os "meninos da escola pública" que tínhamos actividades extra-curriculares. É certo que eram em locais diferentes e que isso implicava que os nossos pais nos tivessem que ir levar aqui e ali mas o que é certo é que não as deixávamos de ter. E os nossos pais também trabalhavam... Acho que a sociedade de hoje nos está a levar a um ponto em que se quer tudo o mais fácil possível muitas vezes sem dar atenção a determinadas coisas. Desde que se falou nesta crise que penso que as crianças irão sofrer bastante com tudo isto. Porque verão os seus pais ficarem sem emprego, porque a única refeição adequada do ponto de vista nutricional que poderão ter será a que tomam diariamente na escola, porque deixarão de poder ter os brinquedos e as roupas novas que desejam e porque abandonarão a escola e a realidade que sempre conheceram. E é ver as infâncias destas crianças alteradas desta forma tão abrupta que me deixa tão angustiada...
Voltas e voltinhas:
cá do nosso cantinho à beira-mar plantado,
opiniões,
televisão
Sábado...
... é, para mim, sinónimo de colocar algumas tarefas de casa em dia. Com as semanas preenchidas como tenho, torna-se sempre complicado ir fazendo grandes coisas durante a semana por isso reservo este dia para isso (ou pelo menos, parte dele). Mas existe algo que nunca deixo para os fins-de-semana a menos que ocorra algum imprevisto. E essa tarefa é a das compras para a casa. Para além da confusão que existe habitualmente nos supermercados ao fim-de-semana, comecei a aperceber-me de que, nestes dias, os preços dos produtos aumentavam em relação aos dias de semana e por isso passei a organizar-me de forma a ter tempo durante a semana. Costumo consultar a página online do supermercado a que costumo ir (para fazer a minha lista de compras e ver possíveis promoções que estejam em vigor) que acabo sempre por verificar de novo na loja. Demasiado planeamento? Talvez. Mas confesso que comigo funciona. Muitas vezes fazemos a mesma coisa durante anos apenas porque sim e nunca pensamos grande coisa nisso. Mas o que é certo é que há um dia em que vemos que se pode fazer diferente e, quem sabe, até melhor. E com estes tempos acinzentados a nível de euros todas as tácticas que nos permitam ficar com mais alguns euros no bolso penso que sejam boas. É por isso que readaptei a minha rotina semanal de forma a aproveitar os preços mais baixos que existem durante a semana e até algumas promoções que apenas se conseguem apanhar nestes dias. Mas atenção, funciona comigo não significa que funcione com toda a gente. Sinceramente? Abandonem a preguiça e readaptem as vossas rotinas de mulheres donas de casa com mil e uma coisas para fazer. Muitas vezes basta tão pouco para conseguirmos melhorar, não é verdade? Tenham um bom sábado!
Voltas e voltinhas:
dicas e sugestões,
o bom dia da Fiona
sexta-feira, março 09, 2012
Nunca...
(imagem weheartit)
... gostei de rebanhos. As únicas ovelhas de que gosto são as verdadeiras. E entre as que não são verdadeiras, o lugar de honra vai aqui para esta ovelha inglesa. De resto, detesto ir em rebanhos. Detesto sentir-me influenciada e que estou a seguir um grupo cegamente. Gosto de utilizar a minha massa cinzenta. Aliás, o que ela precisa é de exercício para que não haja lugar a estagnação. Desde cedo que me foi incutido que se deve ter ideias próprias e privilegiar o pensamento. Podemos observar o que outros fazem, ouvir as suas opiniões, ver esta ou aquela tendência mas devemos sempre deixar a nossa personalidade longe das influências que nos façam ser apenas mais um entre a multidão. Cada ser humano deve destacar-se à sua maneira e ter na sua personalidade rica e única o seu bem mais precioso. Muitas vezes, ao deambular por esta blogosfera, vejo que existem tantas formas de estar a serem seguidas de uma forma quase cega que me faz alguma confusão... Afinal onde fica a individualidade de cada um? Seja na vida real ou na blogosfera, somos ou não somos seres únicos? Não quero de modo algum criticar ninguém nem estou a pensar em nenhum caso em particular mas preocupa-me ver tantos blogs iguais. A sério que sim. Porque começo a pensar que, se as pessoas transmitem essa imagem através das palavras e fotografias que partilham, como serão na vida real? Também sei que muitos blogs vivem de personagens construídas apenas para esta blogosfera (sim, não me venham dizer o contrário que eu não acredito...). Mas não podemos visitar blogs consecutivamente em que se fala exactamente das mesmas coisas. Quando criei este blog, já lá vão uns aninhos, a blogosfera vivia quase sempre de diários de bordo, se assim lhes quisermos chamar. Iam-se partilhando opiniões, descobertas e peripécias do dia-a-dia e apesar de serem todos blogs do mesmo tipo, havia originalidade e via-se que existia alma por detrás dos blogs. E não é à toa que muitos blogs desta época existem ainda hoje e continuam a atrair leitores todos os dias pela originalidade da sua escrita e da sua forma de estar na blogosfera. Mas é pena que tanto esteja a mudar...
Acordar...
(imagem weheartit)
... abrir a janela e abraçar o Sol. Deixá-lo envolver-me com os seus braços quentes e iniciar uma dança rodopiante sem fim. Voltas, voltas e mais voltas sem parar numa dança sem nexo mas tão minha. Não me preocupar com o que os vizinhos do prédio em frente possam pensar. E simplesmente ser feliz...
quinta-feira, março 08, 2012
Eu...
... nem sou muito de partilhar este tipo de coisas mas isto é mesmo mais forte do que eu. Imaginem uma pessoa que se acha tremendamente entendida e profere a seguinte pérola à hora do almoço: "Estão a ver um país da Europa do Norte? A Checoslováquia?". What?! Europa do Norte? A Checoslováquia? Será que alguém pode avisar a criatura de que:
- A Checoslováquia foi um país do continente europeu que existiu entre 1918 e 1992 e que, após este ano, se dividiu em República Checa e Eslováquia?
- Mesmo que ainda existisse a Checoslováquia, aquela zona da Europa corresponde sempre à Europa Central e não à Europa do Norte (onde ficam países como a Suécia, Noruega ou Finlândia)?
Eu posso não perceber muito de Geografia mas existem coisas que me ferem os ouvidos...
Diz-se...
(imagem weheartit)
... que hoje é o Dia da Mulher. Um dia que nos é dedicado todos os anos e em que muitas promessas são feitas. Um dia em que recebemos flores e em que somos enaltecidas. Ser-se mulher não é fácil e não acho que isto seja uma frase feita ou um cliché. Acho que não é à toa que dizem que as mulheres são multitarefa. Trabalham, estudam, são mães, tomam conta da casa, mimam os seus companheiros e as suas famílias e muitas vezes tudo isto é feito em simultâneo. Têm aqueles momentos difíceis do mês em que se sentem as piores pessoas e em que o mundo parece vir abaixo mas isso depois passa. Diz-se que são dos seres mais misteriosos e mais poderosos do mundo. Tanto se diz sobre as mulheres... Acho que existem por aí muitas super-mulheres. Super-mulheres que aguentam todos os dias vidas muito difíceis, em que têm de contar todos os tostões para que não falte comida aos seus filhos, em que têm de suportar a violência doméstica e a discriminação. É para estas que eu escrevo hoje. Mulheres com mundos de sonho e vidas simples merecem atenção mas as mulheres que se encontram mais desprotegidas e aguentam estoicamente o dia-a-dia acho que merecem sempre uma atenção ainda maior e mais especial. Porque serão elas que neste dia não terão direito a uma flor ou a um abraço especial. Antes pelo contrário... Nenhum gesto terão para aquecer os seus corações magoados diariamente. As mulheres merecem tudo! Não consigo imaginar o que será viver uma vida atormentada como algumas mulheres vivem mas apenas me resta dizer-vos: não aceitem menos daquilo a que têm direito! E não se deixem deitar abaixo. Deixem que o clique apareça e dêem uma volta às vossas vidas! Bom Dia da Mulher!
quarta-feira, março 07, 2012
E...
... os primeiros dias de Março foram assim. Muitas deambulações pela minha cidade, corrida posta em dia e um filme delicioso para uma tarde de Domingo!
Voltas e voltinhas:
little things from my day,
projecto 366
Hoje...
(imagem weheartit)
... a caminho do almoço, falava-se de assistir ou não aos noticiários. Chegámos à conclusão de que, apesar de ser fundamental mantermo-nos informados e a par do que se vai passando no país e no mundo (nada de publicidade à SIC, ok?), a verdade é que muitos de nós temos evitado ver as notícias apenas para não ficarmos deprimidos e ainda mais desanimados do que já possamos andar. Sou totalmente contra a sermos avestruzes desligadas do mundo sempre com a cabeça enfiada na areia. Antes pelo contrário! Mas confesso que o cunho cada vez mais negativo que é dado aos noticiários me deixa deveras triste e preocupada. Triste, porque parece que nunca mais se vê a luz ao fundo do túnel para este país sujeito a tantas restrições e sacrifícios. Preocupada, pelo efeito nefasto que as notícias podem ter neste povo português que vive de fado e melancolia... Não querendo generalizar obviamente, porque existem excelentes profissionais no mundo do jornalismo, muitas vezes deparamo-nos com notícias que não correspondem de todo à verdade. Não quero falar em manipulação. Aliás, não quero nem pensar que alguns utilizem a poderosa ferramenta da informação para nos manipularem diariamente através dos noticiários a que assistimos mas o que é facto é que, quando são dadas determinadas notícias com um carácter demasiado estrondoso, a maior parte das pessoas que possa não ter conhecimento sobre a área em questão, fica com uma ideia totalmente deturpada. E o momento que se quer de informação torna-se exactamente no contrário: num amontoado de desinformação que apenas servirá para as pessoas criarem a pior imagem de determinadas áreas profissionais do panorama nacional. E com este longo texto o que pretendo passar é que nunca acreditem totalmente em tudo o que lêem e ouvem. Lembrem-se que existem sempre as duas faces da mesma moeda e as duas versões da mesma história. E que já lá dizia o ditado "quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto" e olhem que estes ditados têm sempre algum fundo de verdade...
Voltas e voltinhas:
cá do nosso cantinho à beira-mar plantado,
dia a dia
Subscrever:
Mensagens (Atom)