sexta-feira, março 23, 2012

Cada...

... vez mais penso em prioridades. Prioridades no dia-a-dia, prioridades no trabalho, prioridades na vida pessoal, prioridades na vida! Penso muito se tomo as opções correctas e se estou a arranjar desculpas para não viver verdadeiramente. No outro dia, ao ler o blog "Vida Organizada" da brasileira Thais Godinho (um blog que aconselho verdadeiramente e que nos coloca a pensar em coisas bem acertadas, mais uma dica da Fiona!) e mais concretamente o post intitulado "Quando as desculpas nos dominam", não pude deixar de pensar... Esta questão das desculpas é muito complicada e, quer queiramos quer não, acabamos por utilizar desculpas no nosso dia-a-dia muitas vezes sem pensarmos bem no assunto. E aqui vos deixo um trecho desse fantástico post que toca na ferida e nos (me) faz acordar um pouco.

"Márcio tinha um bom emprego, que lutou para conseguir. Sempre estudou muito e abdicou de diversas actividades na vida pessoal para chegar onde está. Em um cargo de confiança em uma grande empresa, ele vivia estressado. Nunca tinha tempo para sair com os amigos, nunca se casou e mal se lembrava do último filme que tinha visto no cinema. Até que sentiu dores no peito e foi parar ao hospital, com princípio de infarto. Na cama do pronto-socorro, não se lembrou da última vez que tinha dado uma gargalhada. Sobreviveu ao incidente, mas foi trabalhar na segunda-feira seguinte com um sentimento de culpa por ter deixado a sua saúde chegar aquele ponto.

Todos os dias, damos desculpas para tudo. Eu sei que existem pessoas que se vigiam e não fazem disso um hábito, mas ele acaba nos atingindo de todas as formas. Mesmo sendo você uma pessoa muito activa e que nunca dê desculpas, fatalmente será atingido por outra que aja de forma diferente. A desculpite está por toda a parte.

Esse post não é para condenar quem faz isso. Claro que não! Sinceramente, não conheço ninguém que não use desculpas para deixar de fazer uma coisa ou outra. O que eu quero com este post é despertar em você um sentimento que você talvez não tenha percebido, que é o de que muitas coisas que não acontecem na sua vida podem ser em decorrência de uma desculpa que você vem dando há muito tempo. Emagrecer, por exemplo. Mudar de emprego. Fazer um curso. Aprender alguma forma de artesanato. Investir em algum hobbie. Identifique as desculpas que você sempre costuma usar e vigie-se para não usá-las mais. Somente essa mudança de pensamento pode incentivar uma nova atitude, e assumir algo não é vergonha para ninguém.

Descubra o que precisa ser feito e simplesmente faça. Não dê mais desculpas - isso é mentir para si mesma(o)."

E aqui vos deixo este pequeno texto neste último dia da semana... Aproveitem o vosso fim-de-semana e vejam se andam a dar desculpas demais ao Mundo. Aproveitem todas as oportunidades e tenham um excelente dia!

6 comentários:

  1. Também sou seguidora assídua do "Vida Orgamizada" e este post, de facto, faz-nos pensar e mais que isso, pode-nos levar a agir!

    Mas que não é fácil tomar a decisão de mudar, não é...

    Bjinhos e um excelente dia para ti tb!

    ResponderEliminar
  2. são histórias assim que nos fazem 'acordar' ... ou não :S
    bom fds sweetie**

    ResponderEliminar
  3. Querida Fiona, muito interessante!

    P.S. Proponho-te a responderes a umas perguntas que me fizeram (estão no meu blogue) e que já agora gostaria de ver respondidas por ti :)

    um beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Adorei. Às vezes esquecemo-nos do que é realmente importante, não é? :)*

    ResponderEliminar
  5. Histórias dessas que nos fazem ver realmente o que é importante, ou não?!?

    ResponderEliminar
  6. @Friendly words: este post dá mesmo que pensar e faz-nos ficar a matutar sobre se estamos a tomar as melhores opções na nossa vida. Decisões e mudanças não são nada fáceis mas acho que são mais do que necessárias...

    @mari: olha que acho que a mim me fizeram acordar um pouco...

    @Martine: muito interessante mesmo e plenamente merecedor de ser partilhado :). Muito obrigada pelo desafio, já está respondido :) Bjs

    @menina lamparina: ora nem mais! agora é disseste uma grande verdade... ;)

    @Farruskinha: nem mais! precisamos destes "wake up calls" de vez em quando para que nos possamos focar naquilo que importa de verdade :)

    ResponderEliminar