quinta-feira, março 22, 2012

Ontem...

(imagem daqui)

... não tive oportunidade de vir aqui escrever sobre este importante dia mas não podia deixar de o fazer. Ter Síndrome de Down não significa que as pessoas tenham de ser isoladas das restantes ou que não possam ter acesso às mesmas coisas. Custa-me imenso ver pais que isolam os seus filhos do resto do Mundo alegando que eles não são capazes de o enfrentar ou que irão ser magoados. Há que reconhecer que as capacidades cognitivas não são as mesmas, ou não teriam sido diagnosticados com este síndrome, mas não significa que não estejam aptos a brincarem com os outros meninos e serem igualmente felizes. As crianças com este síndrome são extremamente carinhosas e buscam sempre o aconchego dos outros e esperam conhecer o mundo que as rodeia, uma curiosidade que é partilhada com todas as outras crianças. Faço aqui um apelo aos pais de crianças com este síndrome: não isolem os vossos pequenos príncipes do resto do mundo. Eles apenas o vêem através de uma lente de cor diferente mas conseguem vê-lo na mesma tal e qual como vocês. E querem vê-lo! E isso é que deve ser colocado acima de todo o resto. Cuidem dos vossos príncipes mas não lhes retirem a possibilidade de crescerem rodeados de amigos e de terem acesso às mesmas coisas que as outras crianças. Os olhos amendoados e o sorriso sincero dos vossos príncipes não merece ser escondido entre as quatro paredes de vossas casas. Por mais que seja difícil deixarem os vossos filhos voarem um pouco, tentem mostrar-lhes este mundo que também é deles. Serão, de certeza, pequenos cavaleiros e pequenas princesas muito mais felizes!

2 comentários:

  1. Já tive uma experiência, ainda que muito fugaz, de contacto com crianças com o sindrome de down e atesto o que dizes, sobretudo quanto a serem muito carinhosas. Por vezes os pais, para quem deve ser muito difícil lidar com estas situações, cometem muitos erros realmente.

    Já agora, deixei no meu blog um miminho para ti*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reconheço que é bastante difícil aos pais lidar com esta situação. Conheço um caso em que os pais tenderam a afastar o filho de determinadas situações mas em que acabaram por reconhecer que não se tratava da melhor opção pois nem eles nem o filho estavam a viver a vida. Acho que o que é necessário é mudar mentalidades para que tanto crianças como pais sejam felizes.

      Obrigada pelo miminho e irei responder em breve :)

      Eliminar