quinta-feira, abril 12, 2012

Nesta...

... minha vida de formiguinha, acho sempre que "o saber não ocupa lugar" e procuro sempre estar em actualização permanente nas mais diversas áreas. Desta feita, estou dedicada a melhorar o inglês e por isso lá estou armada em menina estudiosa para mais um curso. E, desta feita, a tarefa de diagnóstico que tive logo no primeiro dia consistia na escrita de um texto sobre um determinado tema. Chegados a este ponto, vocês devem estar a pensar: "Mas o que temos nós a ver com isso?". Pois bem... O tema do texto sobre que tinha de escrever eram "as relações humanas no século XXI" e já estão mesmo a ver... Era muito difícil eu não escrever algo mais sobre isso do que as meras linhas que me foram solicitadas no curso...

As relações humanas hoje em dia têm muito que se lhe diga, na minha opinião... Parece-me que as pessoas são cada vez mais egoístas, têm cada vez maior dificuldade em ceder perante o outro e parecem estar sempre em busca de desculpas para isto ou para aquilo. E isto faz-me uma confusão que vocês nem conseguem imaginar. Quantas vezes não ouvimos, numa mera conversa de café, as habituais queixas de que não se tem tempo, de que a profissão exige demasiado e que não se tem disponibilidade para este ou aquele encontro com os amigos ou, até mesmo, com a família? E depois chega-se à conclusão que essas mesmas pessoas vão para casa e sentam-se em frente aos seus computadores durante horas, muitas vezes criando barreiras intransponíveis até para as pessoas com quem vivem na mesma casa e partilham a mesma cama. Faz-me confusão que as pessoas optem cada vez mais pelas tecnologias que todos os dias entram em nossas casas em detrimento do contacto cara a cara. Da conversa. Do aperto do mão. Muitas vezes chegam a enviar e-mails para os colegas que trabalho com quem partilham a mesma sala no local de trabalho em vez de se levantarem das suas secretárias e lhes dizerem aquilo que pretendem. Escondem-se por detrás de teclas de computador e de e-mail desabituam-se dos afectos. Desabituam-se da conversa frontal em que se pode olhar nos olhos. Acho que, no fundo, desabituam-se de ser humanos. E isto assusta-me... E muito! Porque no meio do turbilhão em que vivemos, seja ele de trabalho ou de emoções, estamos a desperdiçar os bons momentos que podemos passar com as pessoas de quem gostamos sem que estejamos a falar com eles via sms. Não descurem o contacto pessoal para se esconderem por detrás de um computador. Levantem-se das vossas cadeiras não apenas para ir à casa de banho ou à máquina do café mas movam-se para falarem com quem vos rodeia. Serão pessoas muito mais ricas!

6 comentários:

  1. esse tema tem muito que se lhe diga ... acho que fazia um longo testamento.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Linda...estiveste aqui na tasca e não me disseste? LOL

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado. Debateste-te sobre um dos meus temas preferidos para falar. Estou sempre a divagar sobre esse assunto e penso exactamente o mesmo. Faz-me confusão, irrita-me, deixa-me triste, mas realmente é o mundo que temos hoje. O que podemos fazer é mantermo-nos fiés a nós próprios e viver, não por computadores, mas sim pela naturalidade da realidade*

    ResponderEliminar
  4. @*C*inderela: é que tem mesmo muito que se lhe diga mesmo. As relações, quaisquer que elas sejam, não são fáceis e dão sempre muito que pensar ;). Bjs

    @Autora de Sonhos: acho que não estive por aí... ou estive? ;)

    @vanessa: por acaso também é um dos meus preferidos. Porque faz sempre sentido falar sobre aquilo que os seres humanos possuem de mais valioso que são as suas relações. Prefiro sempre o contacto cara a cara. Pelo menos dessa forma limitam-se os mal-entendidos (ou pelo menos tenta-se...).

    ResponderEliminar
  5. Tem muito que se diga, cada vez mais as pessoas estão egoístas e vivem só em volta do seu umbigo :/ Não ligam nada em fazer amizades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assusta-me ver o número de pessoas egoístas a aumentar de dia para dia. Gosto de privilegiar as relações humanas e assusta-me ver tanta gente a desleixar-se...

      Eliminar