segunda-feira, abril 16, 2012

O...

... tema da Grande Reportagem de ontem na SIC foi o abandono que se tem vindo a registar dos alunos do Ensino Superior, o chamado "abandono silencioso". Tantos estudantes que, fruto das dificuldades económicas provocadas pela crise que Portugal atravessa, se vêem obrigados a deitar por terra os seus sonhos e a deixarem o curso que haviam escolhido na faculdade. Tantos pais que não conseguem dar aos seus filhos a educação superior que desejariam e um futuro melhor.
Ver estes sonhos abruptamente terminados assustam-me e preocupam-me ao mesmo tempo. Os inúmeros cortes de que todos os dias somos alvos para solucionar a crise estão a cortar as pernas a muitos jovens e a sacrificar a futura evolução do nosso País. Está a perder-se uma geração de futuros profissionais que poderia contribuir para tentarmos levar este Portugal mais longe. Mas muitos estão, infelizmente, a ter de ficar pelo caminho... Muito sinceramente, e apesar de ser por natureza uma optimista, começo a pensar que o pior para todos nós ainda poderá estar para vir. Quantos mais sonhos poderão ficar desfeitos? Quantas mais famílias ficarão ser dinheiro para sua alimentação e para a sua casa? Quantas mais pessoas verão as suas vidas destruídas e sem esperança? Isto assusta-me... Muito!

8 comentários:

  1. Querida Fiona, também me preocupa imenso, sobretudo porque tenho sobrinhas jovens e não prevejo um bom futuro a curto/médio prazo para elas, infelizmente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda hoje, à hora do almoço falava com uma colega sobre esta reportagem e comentávamos: "imagina se fossemos nós que estávamos agora nesta situação?". É assustador, Turista, e deixa-me o coração muito pequenino...

      Eliminar
  2. Infelizmente é a dura realidade. Já na minha altura os apoios sociais eram mal distribuidos nem quero imaginar agora.

    Bjokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me lembro de, na minha altura, muito se falar da má distribuição das bolsas e dos apoios da acção escolar da universidade e pelos vistos as coisas só tenderam a piorar com o tempo... E isso é pena...

      Eliminar
  3. Sinto o mesmo. Esta constante, este fantasma que teima em não abandonar a realidade.
    Mesmo quem tem tudo para estar seguro começa a equacionar cenários desoladores...

    ResponderEliminar
  4. Também me assusta. Não sei que caminho isto ainda vai tomar. Custa ver tanta injustiça.

    Beijinho, querida. Boa semana :)

    ResponderEliminar
  5. Até me emocionei a ver aquela reportagem. Acho extremamente triste alguém sentir essa frustração de não conseguir realizar sonhos que deveriam ser tão mais fáceis de alcançar*

    ResponderEliminar
  6. @Cláudia: é que a verdade é mesmo essa! Mesmo quem tem tudo para estar seguro começa a pensar se efectivamente o futuro poderá ser seguro ou não. As dúvidas começam a surgir todos os dias e parece que o futuro está cada vez mais cinzento...

    @Ana: Muita injustiça mesmo, Ana!!! Demasiada num país tão pequeno quanto o nosso. Excelente semana para ti também ;)

    @vanessa: já somos duas que ficámos com as emoções à flor da pele durante aquela reportagem. Foi mesmo de cortar o coração ver aqueles jovens com os seus sonhos desfeitos e a terem de abandonar o curso para o qual tanto lutaram para entrar na faculdade. É triste...

    ResponderEliminar