sábado, setembro 29, 2012

Neste...

... fim-de-semana, duas revistas de jornais da nossa praça dedicam o seu artigo de capa ao fenómeno da corrida. Na revista do Expresso de hoje e do Diário de Notícias de amanhã é dado destaque ao número cada vez maior de praticantes de corrida (segundo o artigo da revista do Expresso, existem, na zona de Lisboa, cerca de 100.000 corredores), cuja prática começou pelos mais variados motivos. Para recuperarem a forma depois de deixarem de fumar, após uma gravidez ou apenas para combater o stress, os motivos são mais do que muitos e levam muitos portugueses, sozinhos ou em grupo, para a rua seja noite ou dia, faça chuva ou sol. Eu sou uma dessas portugueses desde 2008 e digo-vos que realmente a corrida é mesmo viciante! Até 2008 nunca tinha dado grande importância à prática da corrida e apenas me limitava a correr por obrigação e quando tinha mesmo de ser. Depois comecei a olhar para as passadas de forma diferente com a participação na primeira Corrida do Tejo em 2008. A partir daí tudo mudou e a vontade de fazer cada vez mais quilómetros nunca mais parou, apenas interrompida em finais de 2010/início de 2011 com uma operação ao joelho direito. O que é certo é que exactamente um ano depois da cirurgia estava a fazer os 10 km da primeira edição da Corrida do Sporting. Acreditem que é algo que dá um grande prazer e que nos ajuda a arrumar a cabeça naqueles dias mais complicados. Se quiserem saber mais sobre esta forma de ocupar os tempos livres que leva cada vez mais portugueses para a estrada, leiam estas duas revistas este fim-de-semana e, quem sabe, não começam a olhar para a corrida de uma outra forma?

"A corrida é, ao mesmo tempo, um exercício e uma metáfora. Através do treino diário e das minhas corridas, consegui elevar a fasquia e chegar mais longe. (...) A questão é saber se fui capaz de melhorar, por pouco que seja, em relação ao dia anterior. O único obstáculo que me importa vencer, enquanto corredor de fundo, é o meu antigo eu." - "Auto-retrato de um escritor enquanto corredor de fundo" de Haruki Murakami

Sem comentários:

Enviar um comentário