sábado, março 30, 2013

Andava...


... por aí toda a gente num verdadeiro burburinho por causa do livro "50 Sombras de Grey". Ouvi falar, ouvi opiniões, vi mulheres a esconder a capa do livro... Enfim, uma imensidão de coisas em relação a este sucesso de vendas nas livrarias até que um dia finalmente cedi e trouxe o primeiro livro desta trilogia para casa. Como em tudo na vida, não gosto muito de opinar sem ter conhecimento de causa e, ainda que não goste de entrar em rebanhos e fazer aquilo que toda a gente faz, desta vez cedi mesmo e sou mais uma das pessoas que já leu este livro. 
Provavelmente, não se trata da mais bela obra de literatura de sempre da história mas não podemos ficar indiferentes ao sucesso que tem tido. Ainda que queiramos fazer crer que somos uma sociedade muito moderna, muito aberta, ainda temos muitos assuntos tabu sobre os quais temos receio ou pudor em falar. E o sexo continua efectivamente a ser um deles. Quer queiramos, quer não. Tenho quase a certeza que a maioria das pessoas não fala de sexo, seja com a pessoa com quem tem uma relação seja com os seus amigos ou amigas, de uma forma descomplexada, aberta e sem dramas. E talvez seja aqui que reside o problema de tantas relações. Porque, ainda que o sexo não seja a única coisa importante de uma relação (a amizade, a compreensão, o respeito e por aí fora são também pilares fundamentais), se as coisas não correrem bem na cama, é um facto que a relação se começará a ressentir de qualquer forma. Tal como acontece quando as finanças ou a saúde começam a deteriorar-se... São factores que, quando está tudo bem, parecem não ser importantes mas que, quando falham, podem deitar tudo a perder. 
Acho que o principal factor que levou este livro a estar tanto tempo no TOP das livrarias por cá e por esse mundo fora reside neste ponto fundamental: a forma descomplexada como se aborda o sexo. Acho que qualquer pessoa estará a mentir se disser que, ao ler este livro, não sente a sua imaginação voar um pouco. É normal que assim aconteça. Acontece com este livro ou com qualquer outro romance que se esteja a ler e não devemos ter vergonha por isso. Os livros são feitos exactamente para isso. Para nos fazerem pensar, imaginar ou sonhar. Está nas nossas mãos deixarmo-nos levar... E percebo também o motivo por tantas mulheres esconderem a capa deste livro quando o lêem nos transportes públicos a caminho de casa ou do trabalho. O "50 Sombras de Grey" aborda uma forma de sexo diferente. Não o "sexo baunilha" de que o próprio Grey fala durante o livro. Trata-se de sexo que testa os limites das pessoas. Trata-se de dominação e submissão. Se o "sexo baunilha" já é tabu, quando se entra neste campo o tabu é ainda maior...

Quanto à minha opinião... É, de facto, um livro explícito nas descrições das diversas cenas. Mas será assim tão chocante? Confesso que, depois de todas as opiniões que ouvi, algumas bastante incomodadas... Esperava que fosse pior. Não é uma obra de arte mas é de leitura fácil. Ajuda a distanciar as leituras mais habituais. Se comprarei o segundo volume da trilogia? Who knows!

E aí desse lado? Mais alguém se rendeu a comprar este livro?

3 comentários:

  1. Eu li a triologia toda. Comprei o 1º muito depois de ter sido lançado por mera curiosidade de tanto que se falava sobre ele e admito que fiquei viciada. A história é simples de leitura fácil, o sexo é explicito mas sem ser de mau tom, mas o que mais me fascinou foi a forma que a escritora descreveu a luta interior e evolução da personagem.
    Admito que sou fã.

    ResponderEliminar
  2. Confesso, tenho o primeiro na estante para ler à meses, Quanto chega a altura de escolher um para ler ele vai sempre ficando para trás. Mas qualquer dia dedico-me, e se gostar do primeiro depois leio os outros.

    ResponderEliminar
  3. @Ana Garcia: concordo contigo. Aquilo que realmente mais me despertou o interesse e que me vai fazer comprar os outros dois volumes da trilogia é mesmo toda a luta psicológica da personagem. É claro que ver o sexo abordado da forma como é abordado no livro torna o livro diferente e poderá ser o principal foco de interesse de algumas pessoas mas a componente psicológica acho que se sobrepõe a isso e torna o livro mais interessante do que poderia parecer numa primeira abordagem.

    @Sílvia: se não fores com uma ideia pré-concebida sobre a história resultado da opinião de outras pessoas (como já ouvi algumas pessoas do meu local de trabalho fazer...), se fores com a mente aberta e tomares atenção aos outros pormenores da história que estão muito para além do sexo de certeza que vais gostar :). Boas leituras!

    ResponderEliminar