sábado, março 17, 2012

Construir...


... e manter uma relação é, provavelmente, uma das mais difíceis tarefas que o ser humano pode enfrentar no seu dia-a-dia. Bem... Ter aquela fase de encantamento e conquista e iniciar uma relação até pode ser fácil mas o pior será mantê-la viva e saudável por muito tempo. Isto porque fico com a sensação cada vez mais forte de que as pessoas hoje em dia não estão dispostas a ceder à pessoa que têm ao lado. Não quero com isto dizer que devemos abdicar da nossa personalidade quando entramos numa relação, antes pelo contrário! O que quero dizer é que, quando se gosta e se partilha uma vida comum, deve-se ter a abertura suficiente para ceder em determinados aspectos por um bem comum. Perder a nossa identidade, nunca, mas sim compreender as mudanças que se podem fazer de parte a parte para que as coisas funcionem. Numa relação não existe espaço para egos exacerbados. Numa relação não existe espaço unicamente para o "eu" passando-se a pensar em "nós". Numa relação não existe lugar, acima de tudo, para egoísmo e é disso que as pessoas devem ter consciência antes de iniciar um projecto de vida em comum.
Porque uma relação quer-se suficientemente apimentada para que exista a vontade de regressar com gosto a casa diariamente. Porque uma relação quer-se preenchida de momentos doces balançados com alguns (poucos!) momentos mais agri para que exista equilíbrio. Porque mundos cor-de-rosa apenas existem nos contos de fadas e apenas depois da Bruxa Má sair de cena. Nem a Branca de Neve viveu sempre feliz, não é verdade? Muitas vezes é preciso lutar contra algumas maçãs envenenadas para que se possa desfrutar de momentos verdadeiramente doces. Desejo-vos um excelente Sábado e desfrutem muito deste fim-de-semana!

9 comentários:

  1. Bom dia!
    Lindo texto para refletir.
    Que seu final de semana seja muito feliz.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! :) Há mesmo que reflectir nestas questões para que possamos retirar o melhor desta vida ;). Bjs e desejos de um excelente fim-de-semana! :)

      Eliminar
  2. concordo, concordo, concordo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) relações são difíceis? até podem ser... mas será que não somos nós que as complicamos ainda mais? bjs para ti, quase Eu!

      Eliminar
  3. Bem verdade!!!
    Tens um desafio no meu blog caso queiras aceitar! Bom fds!!!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que disseste, hoje em dia as pessoas pensam mais nelas próprias e são egoísta ao ponto de qualquer pequena discussão acabar as coisas, já não há digamos "compreensão","cedências", tudo ferve em pouca água ... Mas pronto!! Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. @Joa: obrigada, Joa. Vou lá espreitar ;)

    @Farruskinha: é que é mesmo isso que acontece hoje em dia. Todos fervem em pouca água e é preciso muito pouco para o copo transbordar e se deitar tudo a perder.

    Bjs para as duas :)

    ResponderEliminar
  6. SO true. Acho que estamos cada vez mais egoístas e talvez por isso o número de divórcios tenha aumentado exponencialmente. Grande texto, como sempre. :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente assim que eu penso, menina lamparina. O egoísmo e o estarmos sempre a olhar para o nosso umbigo e a não darmos a devida importância ao que nos rodeia apenas deteriora as relações cada vez mais rapidamente originando os números de divórcios de que temos conhecimento. E é pena que assim seja...

      Obrigada pelo elogio, deixas-me sempre sem jeito ;)

      Eliminar