sábado, março 10, 2012

Miss...

... Fiona gosta de assistir às notícias porque não gosta de ser uma pessoa desinformada (apesar de agora ser algo cada vez mais deprimente de se fazer, conforme já disse anteriormente...) e acabei de assistir a uma reportagem na SIC em que se falava da quantidade de pais que estão a retirar os seus filhos do ensino privado e a passá-los para as escolas públicas. Causa? A crise, obviamente! Eu sempre estudei em escolas públicas. A primeira vez que pisei "território privado" foi já por alturas da formação pós-graduada e, muito sinceramente, penso que será experiência que não voltarei a repetir. Se calhar tive azar, porque não acredito que todas as instituições privadas sejam assim, mas fiquei com a sensação de que ali onde eu estava contavam mais determinadas coisas do que propriamente o conhecimento demonstrado pelos alunos mas adiante que não é disso que trata este post...
Dizia uma mãe na reportagem que existe o preconceito de que, se os pais possuem as capacidades económicas para tal, é de esperar que coloquem os seus filhos em escolas privadas. E esta mesma mãe viu-se agora na necessidade de passar o seu filho para uma escola pública. Ainda na mesma reportagem, falou um pai que, apesar do cargo de topo que possui na empresa em que trabalha, prefere ter os filhos numa escola pública porque acha que a formação dos seus filhos não passa somente pela componente pedagógica mas também pela componente relacional fundamental para a construção das crianças como adultos.
Bem, este tema das escolas privadas vs. escolas públicas é algo que deve ter existido desde sempre. Conheço vários pais que afirmam que preferem ter os seus filhos em escolas privadas porque, de certa forma, acham que os conseguem proteger mais de determinados "perigos" que consideram existir nas escolas públicas... Bem, não poderia discordar mais. Conheço vários "meninos de colégio" que fazem bastantes mais asneiras e são bastante pior formados do que jovens que sempre passaram por escolas públicas. Obviamente que existem muitas escolas públicas que são mais do que problemáticas, não vou dizer que não. Mas também as existem muito boas e bastante mais bem cotadas na altura dos exames nacionais do que muitos colégios privados. É certo que as escolas privadas proporcionam muitas actividades extra-curriculares que enriquecem o currículo e a formação das crianças mas será que os pais não as conseguem proporcionar eles próprios aos seus filhos se eles andarem em escolas públicas? Se calhar o facto de estar tudo concentrado no mesmo local e bastar somar euros no final do mês para garantir essas actividades se torna mais cómodo para os pais ultra-mega-super-atarefados da sociedade de hoje. E depois chegam a esta situação em que necessitam de retirar os filhos do meio a que sempre os habituaram e lhes retiram os amigos numa fase das suas curtas vidas que pode sempre ser complicado.
Quando fui criança, muitos éramos os "meninos da escola pública" que tínhamos actividades extra-curriculares. É certo que eram em locais diferentes e que isso implicava que os nossos pais nos tivessem que ir levar aqui e ali mas o que é certo é que não as deixávamos de ter. E os nossos pais também trabalhavam... Acho que a sociedade de hoje nos está a levar a um ponto em que se quer tudo o mais fácil possível muitas vezes sem dar atenção a determinadas coisas. Desde que se falou nesta crise que penso que as crianças irão sofrer bastante com tudo isto. Porque verão os seus pais ficarem sem emprego, porque a única refeição adequada do ponto de vista nutricional que poderão ter será a que tomam diariamente na escola, porque deixarão de poder ter os brinquedos e as roupas novas que desejam e porque abandonarão a escola e a realidade que sempre conheceram. E é ver as infâncias destas crianças alteradas desta forma tão abrupta que me deixa tão angustiada...

2 comentários:

  1. Para mim que já andei em escolas privadas e públicas acho que tanto no privado como no público existe bons e maus meninos/as, sem dúvida que a educação de uma criança vem de casa e não da escola que anda. Tive possibilidade para andar em escolas privadas, não pelo facto de seres privadas, mas pelo facto de serem perto de casa e isso acabava por facilitar a vida dos meus pais e também não necessitava de gastar € em transportes. Acho que os privados dão um acompanhamento aos alunos diferente, até porque essas escolas têm menos alunos, logo podem fazer isso, mas agora a nível de aprendizagem acaba por ser igual, porque depende do aluno se está interessado ou não. Agora nesta altura de crise, público sem dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que o aluno faz muito. Se ele não interesse, não é tudo aquilo que uma escola privada proporciona ao nível de acompanhamento que o vai fazer progredir. Vai muito de cada um... Mas realmente neste momento há que fazer opções e, sem dúvida, que há que fazê-las de forma consciente e aproveitar o ensino público.

      Eliminar