quinta-feira, março 01, 2012

Para...


... muitas pessoas, levantar da cama é o maior sacrifício que podem fazer no início de cada dia. Quantos de nós não carrega no snooze quando o despertador toca? E fica ali um pouco mais na ronha, breves instantes que, em caso de distracção, viram uma hora muito facilmente? Eu enquadro-me naquela categoria que irrita profundamente a maior parte das pessoas. Assim que toca o despertador, levanto-me de imediato com a mesma energia que terei no decorrer do dia. Não tenho cá momentos de ronha e nem o frio mais frio de Inverno me faz ficar mais um pouco na cama. Isto porque gosto da minha fase pós-acordar vivida de forma calma e de modo a que me permita tomar um excelente pequeno-almoço em minha casa. Confesso que a vida de correria nem sempre nos proporciona estes momentos de calma e de correcta alimentação. Dizem os nutricionistas que saltar o pequeno-almoço é o maior erro para quem pretende manter peso ou perdê-lo. O corpo esteve muitas horas sem receber alimento ou ser hidratado e este é o primeiro momento em que podemos repôr os níveis de água e de nutrientes no nosso organismo. Sou daquelas pessoas que não consegue sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. Como sou uma pessoa de manhãs e que prefiro acordar bem cedo para conseguir chegar mais cedo ao trabalho e conseguir adiantar muita coisa naquela fase da manhã em que ainda não existe confusão, confesso que seria muito difícil raciocinar sem ter comido como deve ser ao acordar. Se acham que não têm tempo para preparar o pequeno-almoço quando acordam porque não mudam a vossa rotina matinal e deixam algumas coisas preparadas na noite anterior para que não existam desculpas? Pensem no que costumam comer nesta refeição e vejam aquilo que pode já ficar adiantado. Senão vejamos:
  • Se tomam café solúvel porque não deixar a quantidade utilizada na chávena (e com o açúca adicionado caso usem) e de manhã é só adicionar água ou leite?
  • Se bebem café usando uma máquina de cápsulas, deixem já a vossa cápsula na máquina e a chávena já pronta a tirar o café.
  • Se preferem chá, porque não deixar já o saquinho do chá na caneca e no dia seguinte é só adicionar a água a ferver?
  • Se costumam comer cereias, deixem já a vossa dose de cereais habitual na taça.
  • Se comem torradas, deixem já o pão fatiado na torradeira e de manhã, enquanto aquecem o leite, é só carregar no botão e esperar por umas torradas bem quentinhas.
  • Se têm tempo e costumam comer sentados, deixem já a mesa posta. Verão que adianta muito tempo.

E isto são apenas algumas dicas. Vejam de que forma podem melhorar a vossa rotina e ter mais tempos para vocês. Tenham uma excelente 5ª feira!

9 comentários:

  1. Fiona,
    Excelentes dicas :) Nunca tinha pensado nesses pormenores!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu antes nunca tomava o pequeno-almoço. Era capaz de estar desde o jantar até ao almoço do dia seguinte sem comer nada. Depois fui ao nutricionista para perder peso e a verdade é que desde essa altura que não salto o pequeno-almoço. Isto, juntamente com outras coisas, permitiu-me emagrecer bastante e agora nesta fase manter o peso :)

    ResponderEliminar
  3. Eu sou daquelas que mete o despertador para 45 minutos antes da hora e fica ali na ronha até ao último minuto. Depois é sempre a correr. Não sou mesmo uma pessoa de manhãs, custa-me sempre imenso levantar, adoro dormir!
    Quanto ao pequeno-almoço, nem é uma questão de tempo, porque se assim fosse eu organizava-me para tal, é mesmo porque não consigo comer nada naquela primeira ou segunda hora do dia. Bebo um iogurte líquido só para não estar de estômago vazio (até porque fico maldisposta se não o fizer), mas comer mesmo só consigo mais tarde, já na empresa.

    ResponderEliminar
  4. eu deixo tudo adiantado na véspera... mas continuo a carregar infinitamente no snooze!

    ResponderEliminar
  5. Dicas bem lembradas, sim senhor, Fiona :)

    A da mesa posta já me ocorreu muitas vezes e realmente faz diferença :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, adorei estes pequenos GRANDES truques! Eu cá posso considerar-me uma pessoa de manhãs, mas não consigo ser tão prática a sair da cama!
    Vou já por em uso essas ideias esta noite :)

    ResponderEliminar
  7. Se ha coisa que não abdico é dos meus 15minutos diários para tomar o pequeno almoço sem stress. Se podia dormir esses 15 minutos a mais e cmer qualquer coisa em dois minutos? Podia.. Mas prefiro comer nas calminhas enquanto vejo as noticias do dia.. O dia corre-me logo melhor.

    ResponderEliminar
  8. @teardrop: obrigada :)

    @Karina sem acento: muitas vezes bastam pequenos gestos para que consigamos manter a forma ou recuperá-la. E na maior parte não o fazemos por total desconhecimento como é esta questão do saltar o pequeno-almoço para muitas pessoas. :)

    @Ana: durante muito tempo fui exactamente como tu, Ana. Mas, de repente e sem saber explicar, passei a sentir necessidade de tomar o pequeno-almoço todas as manhãs e agora não consigo sair de casa sem o fazer. Cada corpo, sua sentenças mas o que importa é que te sintas bem :)

    @Ju: ai o snooze ;)

    @Martine: obrigada :). E faz mesmo toda a diferença. É o suficiente para andarmos muito menos stressadas de manhã :)

    @Elle: obrigada!

    @Seni*: e que tal? As ideias resultaram? :)

    @Frutinha: sou tal e qual tu. Preciso deste pequeno-almoço sentada todas as manhãs para que o dia corra como eu gosto :)

    Bjs para todas!!!

    ResponderEliminar