domingo, abril 15, 2012

Este...

(imagem daqui)

... post vai sair um pouco da temática actual, mas terá mesmo de ser. Partiu hoje, em direcção à Guiné Bissau e ainda sem missão definida, uma força militar portuguesa. Esperemos que não ocorra o pior cenário que normalmente se espera em ocasiões destas. Que seja esta uma missão de paz. E para quem acha que os militares são meros funcionários públicos, aqui fica a prova exactamente do contrário! São estes os homens e as mulheres que estão a sofrer cortes substanciais nos seus rendimentos mas que não é por isso que deixam de estar disponíveis 24 horas por dia, 365 dias por ano. Longe das suas famílias. Muitos não vêem os seus filhos nascer ou crescer como desejariam. Porque abraçaram convictamente uma carreira que sabiam, à partida, que seria revestida de muitos e inúmeros sacrifícios. E porque, desde o momento do seu Juramento de Bandeira, estes homens e estas mulheres juram estarem sempre prontos a lutar "mesmo com o sacrifício da própria vida". Será que ainda é possível existirem pessoas que continuam a achar que os militares são funcionários públicos?

4 comentários:

  1. e se fossem?
    há funcionários públicos que vestem bastante bem a camisola do serviço a que se entregam... infelizmente generalizou-se uma ideia que não reflecte a realidade de todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ju, aqui não se trata de poder dar a entender que acho que não existem funcionários públicos que vestem a camisola e que dão muito pelos serviços em que estão colocados, nada a ver! O que eu gostava que as pessoas entendessem é que ser militar e ser funcionário público não é a mesma coisa e não se pode achar que ambos possam ter os mesmos direitos dado que não possuem os mesmos deveres, nem de perto nem de longe. É nesse ponto que quero tocar...

      Eliminar
    2. Oh querida Fiona... isso ainda daria mais pano para mangas... e discussão para dar e vender... Mas acho que percebi a tua ideia e no fundamental concordo plenamente... Mas num país de mentalidades tendencialmente pequeninas, não podes achar que seria uma ideia bem aceite, essa distinção! :)

      Eliminar
    3. Muito pano para mangas, Ju! Acho que a maior parte dos portugueses perdeu a noção do que é ser militar com o final do serviço militar obrigatório. A ideia cada vez mais enraizada de que os militares são uns tipos estranhos que vestem farda, que dão uns tiros de vez em quando e que passam os dias em quartéis sem fazer nenhum não poderia estar mais errada. Casos de maus profissionais existem em todas as profissões do mundo. E a verdade é que, segundo a legislação, os militares apenas se encontram integrados na Administração Pública não se inserindo na categoria de funcionário público. Mas as pessoas fazem uma leitura errada do que está inscrito e todos incluem no mesmo conjunto.

      Mas tens toda a razão quando dizes que este é um país de mentalidades tendencialmente pequeninas. E é isso que me assusta e muito porque é exactamente por causa destas mentalidades pequeninos que não avançamos. E é pena...

      Eliminar