domingo, setembro 23, 2012

Podem...

... chamar-lhe momento de veneno ou de puro mau feitio mas existem coisas que me fazem confusão. Quando somos inundados diariamente nos noticiários das consequências da crise (como está a acontecer neste exacto momento no que toca à Restauração) e quando nos tentam incutir cada vez mais a importância da poupança, faz-me confusão ir a uma superfície comercial e ver as pessoas de um lado para o outro e a comprar, comprar, comprar. Bem sei que existe sempre alguém a precisar de comprar uma ou outra coisa mas será que todas as compras são totalmente indispensáveis? Não quero que a economia estagne ainda mais ou que as pessoas deixem completamente de comprar produtos mas convém agora ser mais ponderado de cada vez que se tira uma nota ou o cartão multibanco de dentro da carteira. 2013 está já aí à porta e as perspectivas estão longe de serem as melhores...
Outra coisa que também me faz confusão são as eternas listas de espera para cirurgia que parece que não diminuem nunca no nosso País. Tantas pessoas à espera de uma cirurgia para verem o seu problema de saúde resolvido e verem a sua qualidade de vida aumentada e tantas que morrem nessa espera. Será que isto nunca vai mudar em Portugal?

3 comentários:

  1. A minha irmã trabalha num hospital. Do que me conta, acho que não, as coisas dificilmente vão mudar... É muito triste a nossa realidade!

    ResponderEliminar
  2. Por muito que também eu faça muitas vezes esse comentário temos que pensar que a crise não afecta todos da mesma forma e que se essas compras não implicarem dívidas e créditos suplementares são elas -as compras- que estão a aguentar este país.

    Falando por mim estou num momento em que compro quase só o essencial porque ando com muito receio do futuro, mas imagino o que seria deste país se todos de repente fizessem o mesmo e deixassem as compras por impulso de lado.

    ResponderEliminar
  3. @teardrop: infelizmente e apesar de não ter nenhum conhecimento mais profundo da realidade hospitalar, também tenho a sensação de que dificilmente as coisas irão melhor. Quem tem possibilidade de recorrer a unidades de saúde privadas ainda vai conseguindo ver solucionados os seus problemas de saúde mas quem depende unicamente do serviço nacional de saúde vê a sua vida muito complicada. Muitas vezes são anos e anos de espera para verem chegada a sua vez na lista de cirurgia, por exemplo, e quando essa vez chega já é muito tarde para alguns doentes. Fico triste que assim seja...

    @Cláudia: concordo contigo quando dizes que também não se pode deixar de fazer compras. A economia iria estagnar ainda mais e tudo seria pior ainda do que já está. Mas em alguns dos casos que vejo, parecem ser apenas compras por impulso (falo de pessoas que conheço) e preocupa-me dado todos os cortes. Mas pronto, cada um sabe de sim, não é verdade?

    ResponderEliminar