quarta-feira, outubro 17, 2012

Acho...


... que nunca tive um post em que me apetecesse falar de tantas coisas.

Para começar, que belo dia de chuva com que o São Pedro nos brindou... Mas desta vez eu não vou reclamar mas apenas porque já estava na altura de chover, ok? Eu só fico furibunda quando chove no tempo em que é suposto estar calor. Só aí é que fico muito triste contigo, São Pedro. Hoje não. Hoje compreendo que tenhas aberto as torneiras aí do Céu em grande estilo tal é a quantidade de mega poças que encontrei hoje a caminho do almoço. E, nestes dias, existe uma coisa que eu não percebo... Porque é que existem pessoas que podem questionar outras sobre o motivo porque sorriem em dias de chuva. A sério que não compreendo. O dia cinzento não deve conseguir aglutinar a nossa boa disposição e impedir-nos de mostrar os belos sorrisos que podem pincelar os nossos rostos... Nada a ver! Aliás, é nestes dias que devemos sorrir mais. A chuva não é mais do que uma mera manifestação da natureza e que é responsável por assegurar os ciclos de vida de inúmeros seres. Não existem flores sem chuva. E se sorrimos quando recebemos flores, devemos também sorrir quando chove pois é ela a culpada de podermos receber belos ramos de flores e suspirar por eles.

Depois, notícias cá do nosso cantinho à beira-mar plantado... Estava hoje a ver as notícias enquanto tomava o pequeno-almoço e não se poderia esperar outra reacção face à notícia que ouvi do que a má disposição: a perda da vontade de comer. Fiquei a saber que, numa escola em Loulé, uma criança de 5 anos foi impedida de almoçar e obrigada a permanecer no refeitório enquanto os seus coleguitas almoçavam devido ao facto de os pais terem uma dívida de 30 euros à escola (para saberem mais vejam, por exemplo, este link). Mais, a direcção da escola impediu uma das auxiliares de educação presentes de pagar do seu bolso o almoço da pequena. Eu nem queria acreditar no que estava ouvir... Eu compreendo a posição da escola no que toca ao facto de não aceitar que os pais das crianças tenham dívidas quanto a mensalidades e também compreendo que queiram tomar uma posição quanto a isso de forma a que as dívidas sejam regularizadas. Também compreendo que a escola arranjasse forma de fazer pressão sobre os pais dado que eles nada fizeram após diversos avisos por parte da escola. O que eu não compreendo e acho totalmente intolerável é a forma como a escola decidiu fazer-se ouvir junto dos pais. Acho completamente inadmissível (e se existir por aí alguém da área da psicologia que se pronuncie, sff) é castigar uma criança de 5 anos pelas atitudes de incumprimento dos pais. Sim, porque é a punição sobre a criança que poderá causar danos no futuro. Como é que responsáveis por uma escola podem obrigar uma criança a ver os seus colegas comer e impedi-la de tomar a mesma refeição que estava a passar em frente dos seus olhos? Acho incompreensível esta tomada de posição da escola. Aliás, acho que vai contra todos os princípios que devem reger a educação de pequenas crianças que ainda não possuem qualquer entendimento da realidade dos adultos. Para a pequena criança de 5 anos, a falta de comida naquele momento pode ter significado o não gostarem dela na escola... E quais são as consequência na mente da pequena criança? Apenas os próximos dias o dirão... Porque isso deveria ser sempre o mais importante. Os adultos que sejam punidos de alguma forma (agravamento das mensalidades, multas, whatever!), nunca optar por punir as crianças...

4 comentários:

  1. Também não concordo com essa tomada de posição da escola, acabou por punir um inocente ..
    Se já tinham visto que os pais não estavam a cumprir com os pagamentos da mensalidade, já os deviam ter convocado ,exposto a situação, apurado o motivo porque é que não foi paga e depois tomavam uma posição,que nunca , repito nunca devia ter sido a em cima descrita. Haja bom senso e sensibilidade para resolver estas questões!!

    ResponderEliminar
  2. Bem, é verdade que em dias de sol, eu fico logo com outra disposição. Mas não deixo de sorrir quando chove.
    O que me fazer deixar de sorrir são essas notícias. Para além de não dever ser a criança a ter de pagar pelo incumprimento dos pais, ela também não percebe o porquê de lhe acontecer aquilo (só tem 5 anos bolas). Há gente muito insensível...

    ResponderEliminar
  3. Este post está tão cheio de verdades... primeiro, porque tendemos a dramatizar um bocadinho a questão da chuva. Tens toda a razão, sem ela não há flores. :)
    Em segundo lugar, porque tenho a mesma opinião que tu quanto à notícia de que falas. Que vergonha, meu Deus. Que gente é aquela??

    :*

    ResponderEliminar
  4. Não ouvi a noticia da menina de 5 anos, mas fiquei pasmada, realmente é uma coisa que não se faz, tudo bem que os pais têm uma divida, mas isso não justifica a atitude da escola, que horror, isto vai de mal a pior :(

    ResponderEliminar