domingo, outubro 14, 2012

Para...

... quem não sabe, nem todos nós temos o mesmo tipo de passada. Ou seja, quando andamos ou corremos nem todos nós apoiamos o pé da mesma forma no solo. Ora bem, quando se pensa em correr e estar na melhor forma possível, a forma como pisamos o solo é fundamental e o objectivo final é que nenhuma energia seja desperdiçada. E não existe melhor forma do que tentar combater este problema através do conhecimento do nosso tipo de passada e aquisição do calçado mais adaptado aos nossos pés. Para isso, felizmente, existem técnicos especializados que nos podem dar uma ajuda e permitir-nos descobrir se somos pronadores, supinadores ou neutros no que à passada diz respeito. Para quem não está familiarizado com estes três termos no que à passada diz respeito aqui fica uma breve explicação (fonte: site Asics).
Pronação: a pronação acontece quando há uma rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Desta forma, mais tensão é posta na estrutura do pé, o que pode desalinhar o tornozelo e os joelhos. A pronação desperdiça energia, fazendo com que o seu estilo de corrida seja ineficiente e aumento o risco de dores nas articulações, ou até mesmo lesões, caso o atleta utilize o tipo de calçado errado.
Neutra: a passada neutra é o tipo ideal de passada pois possui um nível equilibrado de pronação e supinação e cria uma absorção de choque eficiente na fase de apoio da passada. O arco do pé tem altura média e o calcanhar permanece na posição vertical em relação ao solo. Um corredor "neutro" é geralmente biomecanicamente mais eficiente e o risco de lesões é menor.
Supinação:  a supinação é o oposto da pronação e descreve uma situação em que o pé roda para o lado de fora. Neste caso, as forças durante o ciclo da passada não são distribuídas igualmente pelo pé que possui o arco alto e não tem a sua mobilidade afectada. O peso do corpo do corredor fica nos dedos de fora do pé, o que pode gerar lesões, principalmente nos joelhos, pés e costas.
Para compreender um pouco melhor e porque um desenho ajuda sempre, aqui fica a relação entre a curvatura do arco do pé e a pronação, neutro e supinação.

(imagem daqui)

Para se corrigir a pronação ou a supinação que possam existir, há que fazer uma boa selecção do calçado em função da orientação que tenha a nossa passada e é aqui que entra o teste da passada. Este teste baseia-se numa análise biomecânica dos movimentos dos nossos pés a andar e a correr.

 

O vídeo que aqui partilho da Nike Running mostra de que forma se processa este teste da passada. Diversas marcas permitem a realização deste teste. As duas que tenho conhecimento são a Asics e a Nike. 

Para quem está em Lisboa, a loja Pro Runner (no Parque das Nações) já disponibilizou a possibilidade de realização de testes da passada promovidos pela Asics (custo: 10€ que podem ser descontados na aquisição de uns ténis da marca), na semana anterior à realização da Corrida do Aeroporto. Não tenho conhecimento de quando estão previstos novos testes por esta marca na loja mas podem sempre consultar o site da Asics português onde irão encontrar a referência ao teste da passada desta marca identificado como Foot iD.

Quanto à Nike, os testes podem ser realizados em dois locais: na SportZone do Colombo (Lisboa) e do Mar Shopping (Porto). A marcação deste teste é simples e gratuito: basta enviar um e-mail para o Running Center mais próximo de vocês. Para saberem mais dados quanto aos testes realizados pela Nike basta consultar o separador Teste da Passada na página da Nike Running Portugal no Facebook

Como agora estou a levar mais a sério as corridas, achei por bem realizar um teste da passada. Como já não fui a tempo de fazer o da Asics, optei por fazer a marcação no Running Center do Colombo e ontem lá fui eu para conhecer um pouco melhor que passada tem Miss Fiona... Conforme é mostrado no vídeo, a primeira parte do teste destina-se a fazer o estudo do arco do pé e a distribuição do peso corporal pelos dois pés. Fiquei a saber que tenho um arco do pé normal (curvatura mediana) e que tenho mais peso distribuído para o pé direito do que para o pé esquerdo (diferença de cerca de 5%, nada de assinalável ou preocupante). Depois foi chegado o momento de subir para a passadeira e correr cerca de 15 segundos a uma velocidade confortável. Desta corrida fiquei a saber que tenho uma pronação muito ligeira, um pouco mais acentuada no pé esquerdo do que no pé direito. Os modelos de ténis que me foram aconselhados são os de estabilidade, para compensar a ligeira pronação existente. Especificamente no que toca a modelos Nike, posso optar entre os Lunarglide ou os Structure. Para conseguir melhorar ainda mais o desempenho na corrida, posso ainda optar por meias que confiram estabilidade adicional que, juntamente com os ténis de estabilidade, me ajudarão a melhorar o desempenho em estrada bem como minimizar o risco de lesões.

E assim fiquei a conhecer um pouco melhor os meus pés e a compreender de que forma posso escolher material desportivo que me ajude a fazer mais e melhor.

2 comentários:

  1. Felizmente o meu pé é neutro, mas na altura em que comprei as minhas Asics na loja fiz uns testes para averiguar. Por isso é que para mim é a melhor marca de sapatilhas que existe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha comprado uns ténis Asics até recentemente e digo-te que estou a gostar bastante. É realmente a marca para quem quiser correr :)

      Eliminar