quinta-feira, janeiro 03, 2013

Nem...


... sempre aquilo que fazemos é bem visto por quem nos rodeia. Nem sempre os nossos desejos correspondem aquilo que as outras pessoas consideram como o mais acertado. A nossa sociedade baseia-se num conjunto de princípios que, ao serem quebrados ou abordados de outra forma, despoletam a maior variedade de comentários. Sempre considerei que da vida de cada é exactamente cada um que sabe. Nós não sabemos toda a envolvente, todos os sentimentos ou todos os pormenores que rodeiam uma pessoa na sua decisão e o que a leva a agir de determinada forma. Acho que vivemos numa sociedade que vive, cada vez mais, de aparências e da forma como gostaríamos que os outros nos vissem. Mas será que, ao vivermos nesse desejo constante de sermos bem aceites pelos outros, não estamos a deitar fora oportunidades de fazer coisas que nos fazem sentir verdadeiramente bem? Será que não estamos a deitar fora oportunidades de sorrir de forma genuína? Penso muito nisto... Penso muito nisto quando me vejo rodeada por pessoas a quem o principal interesse e preocupação é ver o que os outros fazem das suas vidas. Que carro têm, que marca de roupa vestem, com quem saem... Detesto estas pessoas pequeninas que se acham os melhores do mundo e que teimam em cortar as asas de outros que poderiam ser muito mais felizes se fizessem aquilo que lhes dá verdadeiramente prazer. Conforme dizem os Lady Antebellum nesta música, muitos são os planos que podem ficar para trás quando valorizamos em demasia aquilo que as pessoas acham das nossas acções. Não quero dizer que agora passemos a ser totalmente destravados e a não ligar aos bons conselhos que as pessoas que gostam verdadeiramente de nós têm neste ou naquele momento. Estou é falar em deixarmos de dar tanto valor e tanta atenção aqueles treinadores de bancada com quem nos cruzamos todos os dias e que apenas nos querem ver para baixo. Esses sim merecem ser deixados a falar sozinhos pois não são os conselhos deles que nos irão levar a algum lado... Vale a pena instalar um filtro para que possamos ser verdadeiros connosco próprios e para que consigamos sorrir e viver com a consciência de que estamos a fazer tudo aquilo que é mais delicioso para nós.

Tenham uma excelente 5ª feira!

2 comentários:

  1. Concordo contigo! Uma coisa é saber viver em sociedade, outra coisa é fazermos algo só porque os outros estão à espera que a gente os faça. Eu gosto muito de seguir o meu caminho, e mesmo que eu chegue ao ponto que veja que não foi o mais acertado, ao menos eu arrisquei e foi uma decisão minha, de mais ninguém :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas foste tu que chegaste à conclusão de que não foi a opção mais acertada e isso é que importa: sermos nós a tomar a consciência e não serem os outros a dizerem-nos que está bem ou mal. Confesso que, em tempos, já fui mais de dar ouvidos às outras pessoas. Agora limito-me a fazer de conta que as oiço sem o estar a fazer verdadeiramente. Sou eu que tomo as minhas decisões e mais ninguém. E sabe muito bem fazê-lo! :)

      Eliminar