terça-feira, outubro 02, 2012

Desde...



... sempre que a preocupação com uma alimentação cuidada tem feito parte da minha vida. Desde os cinco anos que a actividade física faz parte do meu dia-a-dia. Exigência elevada ao nível da linha (nos primeiros 11 a 12 anos de prática) fez com que as sobremesas e refeições mais calóricas ficassem sempre reservadas para o Domingo ou dias de festa. Talvez por isso, agora na idade adulta, me seja relativamente fácil dizer não a este ou aquele excesso e as bolachas e afins não tenham lugar nos armários da cozinha cá de casa (com excepção dos geladinhos de fim-de-semana no frigorífico). Reconheço que, nos primeiros anos, era mais fácil fazer o controlo da minha alimentação já que, tendo a Mamã da Fiona a cozinhar, tudo se tornava mais fácil. Depois, com a entrada na fase adulta e saída de casa, a dificuldade em manter uma alimentação mais regrada ficou um pouco mais dificultada mas nada que me levasse a afastar-me muito do rumo que sempre conheci no que toca a paparoca. Mas podem dizerem-me que, a avaliar pelas fotos do Projecto 366, sou muito gulosa e ando sempre a comer doces mas nem por isso... Sim, é um facto que sou gulosa mas tento reservar a satisfação do pecado da gula para momentos especiais ou para o almoço de Domingo. 
No entanto, decidi que era chegado o momento de consultar uma nutricionista. Apenas o tinha feito uma única vez (já lá vão sete anos) um pouco em jeito de satisfação de curiosidade. Mas desta vez o objectivo é outro e bem claro! Como já se devem ter apercebido, sou uma pessoa que gosta de desporto, especificamente de corrida. Fixei para mim própria o desejo de, em 2013, correr a minha primeira meia maratona. Se uma distância de pouco mais do que 21 km implica treinos regrados ao nível da actividade física específica de corrida e de fortalecimento muscular em ginásio, implica também uma alimentação cuidada e que possa fornecer a quantidade de calorias necessária ao esforço físico que a preparação para uma prova destas implica. Por este motivo, achei que os conhecimentos que tenho ao nível de alimentação não eram suficientes e não queria estar a cometer erros a este nível tão importante. Achei que era chegado o momento de ter um acompanhamento profissional e tive, na semana passada, a primeira consulta de nutrição que passou por uma análise daquilo que sou a nível a alimentar e pela fixação do objectivo de traçar o meu diário alimentar até à próxima consulta. A partir de hoje, irei ter o plano alimentar adequado à minha idade/altura/peso, objectivos desportivos e metabolismo basal. 
Porque quando se traçam objectivos, convém que sejam realistas e que tudo se faça com pés e cabeça. Assim, para que em finais de Março de 2013 eu esteja a correr a meia maratona da Ponte 25 de Abril, comecei assim o meu plano. Wish me luck!

6 comentários:

  1. Boa sorte. Ainda não pesquisei onde posso encontrar um bom nutricionista, mas tenho o mesmo objectivo que tu. Correr uma meia maratona em 2013 =)

    ResponderEliminar
  2. engraçado, vim parar ao teu blog por mero acaso e estou aver que 2013 vai ser o ano das estreia em meias maratonas :) boa sorte :)

    ResponderEliminar
  3. @Kelinha: olha que engraçado! Então estamos as duas no mesmo barco! :) Bora lá então arranjar um bom plano alimentar e um bom esquema de treino para 2013 ser aquele ano ;)

    @AnaLua: então que sejas muito bem vinda aqui a este espaço, é sempre um gosto "receber" novos leitores :). Sim, estou a planear de tudo para que 2013 seja o meu ano de estreia na distância da meia maratona. Até lá vão-se correndo provas de 10 km, em 2013 logo se vê!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Joa e Pi Maria :)

    Se quiserem, posso partilhar aqui o plano alimentar que me foi proposto, não para seguirem (porque é sempre algo muito pessoal) mas para terem uma ideia de como será este meu plano para auxiliar as corridas :)

    ResponderEliminar