... nós sabemos que esta crise tem-nos feito olhar para os nossos hábitos e para as nossas despesas de uma forma diferente. Desde os gastos mais necessários aos mais supérfluos, temos mudado a nossa forma de encarar o destino dos euros que nos saem dos bolsos todos os dias. Com todas as surpresas que se vão tendo a cada mês e cada boletim de vencimentos, torna-se indispensável racionalizar determinados custos e eu não sou excepção desta racionalização.
Uma das possibilidades de racionalização dos gastos passa por analisar os tarifários de telemóvel, televisão e internet de que se dispõe e analisar, face à utilização que se faz de cada serviço, se existe a possibilidade de se proceder a alguma alteração para um tarifário que nos seja mais benéfico. E foi aqui que eu apanhei uma valente surpresa ao ligar para a TMN e tentar proceder à alteração do meu tarifário...
Após uma pesquisa no site TMN e de ter escolhido o tarifário que achava mais adequado à utilização que faço desta rede, lá liguei para proceder à dita alteração. E foi quando fiquei a saber que, desde 2011 e desde que não seja a primeira alteração que se faz de tarifários, nos são debitados 6€ do nosso saldo como taxa de realização deste serviço. Mais me informaram que esta taxa é cobrada por qualquer operadora, seja ela PT ou não (ao que eu torci o nariz, dado que esse valor nunca me foi cobrado pela Vodafone, qualquer que seja a alteração de tarifário que eu faça). Sinceramente, acho a cobrança desta taxa um verdadeiro exagero! Então isto significa que, qualquer que seja pedido de serviço que seja feito às operadoras, é-nos cobrada uma taxa de valor consoante o tipo de serviço solicitado. Bem sei que a realização dos serviços implica trabalho por parte das operadoras e que era eu que desconhecia estas novas regras mas acho que se trata de um abuso. É apenas mais uma forma que as operadoras, que já tão pouco dinheiro fazem com as telecomunicações e desde que passou a existir a TDT em Portugal, arranjaram para encaixar mais uns euros.
Peço desculpa pelo veneno destilado neste post mas revoltam-me todas estas taxas e taxinhas que surgem nas nossas facturas. Pequenas ferramentas mais ou menos escondidas de pagarmos cada vez mais. Enfim... Apenas posso desabafar e dizer que não é assim que este País vai a algum lado mas pronto...
6 euros? A última vez que mudei paguei 5 e já achei ridículo!
ResponderEliminarSim, 6 euros. Um roubo a meu ver! Dado que a alteração de tarifário se baseia num teclar de algumas instruções num teclado... Quer-me parecer que teclar está a ficar demasiado caro mas enfim.. Um roubo e ridículo mesmo!
EliminarEu mudei à uns meses na Vodafone e não me cobraram nada.
ResponderEliminarAcho um roubo.
Ora nem mais e foi exactamente isso que eu disse à senhora da TMN. Antes de tentar fazer a alteração do tarifário da TMN, fiz a alteração do tarifário do telemóvel da Vodafone bem como da Internet de Banda Larga Móvel (também Vodafone) e nada me foi cobrado por esta operadora, como já havia acontecido em situações anteriores com a Vodafone. Quando confrontei a senhora da TMN com este facto, quase que passei por mentirosa e não acreditou em mim, dizendo que se tratava de um procedimento concertado de todas as operadores e que todas, sem excepção, estavam a aplicar este tipo de taxa nos seus serviços. Mas parece-me que a PT/TMN está a proceder de forma claramente diferente face à sua concorrente Vodafone... E é do nosso bolso que saem estas diferenças, infelizmente...
EliminarEm relação à vodafone tenho quase a certeza que não se paga (pelo menos mudei recentemente e não paguei nada)
ResponderEliminarAo bom estilo da novela mexicana, este post vai ter hoje direito a um novo capítulo para se ver até onde pode chegar o requinte da TMN....
EliminarÉ como dizes, Sílvia... A Vodafone, até ver, não parece cobrar esta taxa de que me falaram na TMN dado que já mais pessoas me disseram que mudaram de tarifário e nada lhes foi cobrado e a mim, até hoje, nada me foi debitado de taxas da alteração que fiz ontem.