quinta-feira, agosto 25, 2005

Angustiante

Ontem à tarde, quando vinha a sair do Centro Comercial Colombo deparei-me com um aparato fora do normal. Estavam estacionados um carro e uma ambulância do INEM e havia polícias a impedir a passagem das pessoas. Andando um pouco mais para a frente vi um corpo inanimado no chão a ser sujeito a manobras de reanimação. Os paramédicos utilizavam tudo aquilo que tinham ao seu dispor e não havia forma de a pessoa reagir. Colocaram-lhe soro e as tentativas de reanimação prosseguiram. Porém, parecia não haver progressos. Todas estas movimentações devem ter durado mais de 10 minutos e sem resultado aparente. Aquele tempo que ali estive até chegar o meu autocarro pareceu-me uma verdadeira eternidade. É angustiante ver uma pessoa sem reagir a tantos esforços, a tantas tentativas de a fazer não perder esta vida. Aquela é uma imagem que não me vai sair tão cedo da cabeça e faz-me pensar. Em Portugal muito se fala do número de mortes por cancro mas e as pessoas que morrem devido a doenças cardiovasculares e falhas cardíacas? Estas são bastantes mais. E é pena que a vida sedentária e alimentação extremamente rica em gorduras que temos só contribua para o aumento destes números. Já é tempo de as pessoas meterem na cabeça que todos aqueles pratos tão apelativos ao olhar são verdadeiras bombas que ingerimos. E estarmos todo o dia sentados a uma secretária também não ajuda, é tempo de nos começarmos a mexer (e não deve ser só antes do Verão para que possamos desfilar na praia com o último modelo de biquini). Tenho pena que tantas campanhas de sensibilização e tantos conselhos não sejam seguidos.
Quanto ao desfecho daquele momento angustiante a que assisti não sei qual foi. O meu autocarro chegou antes que existisse qualquer movimento da pessoa. Espero que tenha conseguido sobreviver.

3 comentários:

  1. É tão desagradável quando se depara com uma situação destas, uma pessoa sente-se impotente. Esperemos que tenha corrido tudo bem...

    *Bjos
    http://coffee_shop.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Também assim o espero...

    ResponderEliminar
  3. De facto, tratamos muito mal de nós.
    ...
    -----------------
    Boas férias!Diverte-te!

    ResponderEliminar